Portal:Cultura da Internet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Cultura da Internet

A cultura da Internet, ou cibercultura, é uma cultura que descreve as muitas manifestações do uso da rede de computadores para comunicação, entretenimento, negócios e recreação. Alguns recursos da cultura da Internet incluem comunidades online, jogos, mídias sociais e muito mais, bem como tópicos relacionados à identidade e privacidade. Devido ao uso e adoção em grande escala da Internet, os impactos da cultura da Internet na sociedade e nas culturas não digitais foram generalizados. Além disso, devido à natureza abrangente da Internet e da cultura da Internet, diferentes facetas da cultura da Internet são frequentemente estudadas individualmente, em vez de holisticamente, como mídia social, jogos, comunidades específicas e muito mais. (leia mais...)

 ver · editar Artigos selecionados

A cultura do cancelamento é uma forma moderna de ostracismo em que uma pessoa ou um grupo é expulsa de uma posição de influência ou fama devido a atitudes consideradas questionáveis — seja online, no mundo real ou em ambos. É uma espécie de boicote em que um indivíduo, geralmente uma celebridade, que compartilhou uma opinião questionável ou controversa, ou que no passado teve comportamento percebido como ofensivo nas redes sociais, é "cancelado". Eles são ostracizados e afastados por ex-amigos, seguidores, apoiadores e adversários, levando a um grave prejuízo na carreira do indivíduo cancelado. Em caso de celebridades, sua base de fãs pode diminuir significativamente. A expressão "cultura de cancelamento" tem sobretudo conotações negativas e é normalmente usada em debates sobre liberdade de expressão e censura.

É um tema polêmico sem definição clara, utilizado comumente em discursos inflamatórios, com alta carga ideológica, muitas vezes com o objetivo de atacar outro grupo social ou político. Por isso, segundo algumas vozes, pode ser considerada como um "golpe" ("scam") político: atacar uma suposta cultura do cancelamento é a reação desesperada de grupos reacionários que se veem prejudicados devido a reação a seus comportamentos considerados, por críticos, como sendo inadequados para a sociedade moderna. (leia mais...)

 ver · editar Memes selecionados

Sanduíche-iche é um meme da Internet surgido no Brasil a partir de uma entrevista da nutricionista Ruth Lemos à TV Globo Nordeste em 2004. Nela, Lemos gagueja, dizendo a palavra "sanduíche-iche". O vídeo se tornou viral em 2005 através de comunidades no Orkut e foi exibido no Pânico na TV. Lemos inicialmente não gostou da repercussão, mas, aproveitando a visibilidade, candidatou-se a deputada estadual. É considerado um dos primeiros memes do Brasil.

Em 26 de agosto de 2004, a nutricionista Ruth Lemos deu uma entrevista ao vivo ao Bom Dia PE, da TV Globo Nordeste, sobre os hábitos alimentares das crianças. Enquanto falava, ela gaguejou e disse, por exemplo, "Eles precisam saber-ber que até o sanduíche-iche pode ter um valor nutritivo-tivo [...]". Lemos não é gaga; o atraso no retorno de som, ou delay, fez com que ela repetisse "porque achava que não escutava". Ela nunca havia utilizado o ponto de ouvido. Apesar disso, e rindo durante a entrevista devido à situação, ela conseguiu finalizar, "transformando-se em um involuntário personagem cômico", segundo a Folha de S. Paulo. No segundo bloco do programa, quando ela voltou ao ar, falou normalmente. (leia mais...)

 ver · editar Sabia que...
 ver · editar Celebridades selecionadas

Charli Grace D'Amelio (Norwalk, 1 de maio de 2004) é uma personalidade de mídia social, dançarina, atriz e dubladora norte-americana. Ela começou a enviar vídeos de dança no TikTok em 2019 e em março de 2020 se tornou a conta mais seguida do TikTok. Em 22 de novembro de 2020, foi a primeira pessoa do TikTok a alcançar 100 milhões de seguidores.

Charli começou a enviar vídeos de dança curtos para a plataforma em junho de 2019. Em janeiro de 2020, ela foi contratada pela agência UTA de Hollywood. Charli estrelou como Tinker no lançamento nos Estados Unidos do filme de animação infantil StarDog and TurboCat em junho de 2020, marcando seu primeiro papel em um longa-metragem. (leia mais...)

 ver · editar Sites selecionados

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia multilíngue de licença livre, baseado na web e escrito de maneira colaborativa. O projeto encontra-se sob administração da Fundação Wikimedia, uma organização sem fins lucrativos cuja missão é "empoderar e engajar pessoas pelo mundo para coletar e desenvolver conteúdo educacional sob uma licença livre ou no domínio público, e para disseminá-lo efetivamente e globalmente". Integrando um dos vários projetos mantidos pela Wikimedia, os mais de 51 milhões de artigos (1 124 979 em português, até 17 de maio de 2024) hoje encontrados na Wikipédia foram escritos de forma conjunta por diversos voluntários ao redor do mundo. Quase todos os verbetes presentes no sítio eletrônico podem igualmente ser editados por qualquer pessoa com acesso à internet e ao endereço eletrônico. (leia mais...)

 ver · editar Categorias
 ver · editar Portais relacionados

Purgar cache do servidor