Portal:Rihanna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao portal Rihanna, sinta-se livre para editar o seu conteúdo!
 ver · editar Introdução
Robyn Rihanna Fenty mais conhecida pelo seu nome artístico Rihanna (Barbados, 20 de Fevereiro de 1988) é uma cantora, compositora, atriz e designer de moda nascida em Barbados, de ascendência barbadiana, guianense e irlandesa. A sua carreira começou após ter conhecido o produtor Evan Rogers no final de 2003. Aos dezasseis anos, mudou-se para os Estados Unidos para iniciar o seu período de atividade como artista musical e começou a gravar maquetas de demonstração com o auxílio de Rogers, assinando posteriormente um contracto com a editora discográfica Def Jam Recordings após uma audição com Jay-Z.

Mundialmente, vendeu mais de 60 milhões de álbuns e 215 milhões de singles, tornando-se numa das artistas com maior número de vendas de sempre, e em 2011, foi considerada a profissional que mais vendeu a nível digital de todos os tempos. O trabalho de Rihanna ganhou numerosos prémios e reconhecimento através da média especializada em música, incluindo nove Grammys, vinte e três Billboard Music Awards, oito American Music Awards e quatro BRIT Awards. Conseguiu também colocar catorze dos seus trabalhos na liderança da Billboard Hot 100, tornando-se apenas na sétima intérprete a conseguir tal feito em 53 anos de história de existência da tabela musical. Em 2012, a revista Forbes colocou-a na quarta posição da sua lista de celebridades mais poderosas com 53 milhões de dólares ganhos entre maio de 2011 até ao mesmo período de 2012. No mesmo ano, a norte-americana Time denominou a cantora como uma das pessoas mais influentes no mundo.

Leia mais...
 ver · editar Álbum selecionado
Good Girl Gone Bad: Reloaded é a reedição do terceiro álbum de estúdio da cantora barbadense Rihanna, intitulado Good Girl Gone Bad (2007). O seu lançamento ocorreu primeiramente em formato digital a 2 de junho de 2008 através da editora discográfica Def Jam Recordings. Editado para marcar o primeiro aniversário do disco original, inclui três novas faixas e um DVD com fotos e vídeos de bastidores exclusivos da digressão mundial The Good Girl Gone Bad Tour. A sua produção esteve a cargo de Brian Kennedy, Carl Sturken, Evan Rogers, Hannon Lane, J. R. Rotem, Ne-Yo, Neo Da Matrix, Shea Taylor, Stargate,Timbaland, Tricky Stewart, sendo que o novo material adicionou nomes como Mark Endert, Maroon 5, Mark Stent e Mike Elizondo.

Os membros da crítica fizeram geralmente análises positivas ao projeto, elogiando a estrutura e produção do novo material adicionado. Contudo, alguns dos analistas consideraram que apenas mais três temas não eram motivo para um relançamento. Após a sua edição, a reedição ajudou Good Girl Gone Bad a subir em várias tabelas musicais ao redor do globo. Na primeira semana nos Estados Unidos da América, segundo a Nielsen SoundScan, vendeu 63 mil cópias e fez subir a entrada original para sétimo lugar na Billboard 200. Na Nova Zelândia, o trabalho conseguiu chegar à quarta posição da lista que avalia os mais vendidos no país; além de ter sido certificado com platina pela Recording Industry Association of New Zealand (RIANZ) por mais de 15 mil unidades distribuídas.

Leia mais...
 ver · editar Artigo selecionado
"Stand Up To Cancer" (SU2C) foi um programa de caridade da Entertainment Industry Foundation (EIF) com finalidade de ajudar as pessoas que sofrem da doença cancro. SU2C pretende levantar fundos significativos para a investigação de uma cura para o cancro. Foi transmitido a maratona musical em mais de 170 países a 5 de setembro de 2008, amealhando 100 milhões de dólares americanos após a transmissão.

Rihanna participou na atuação ao vivo do single produzido para o programa, "Just Stand Up!", em colaboração com as cantoras Mariah Carey, Beyoncé, Miley Cyrus, Mary J. Blige, Leona Lewis entre outras de música R&B e pop. O single foi lançado a 28 de agosto de 2008, sendo que todas as vendas reverteram para a organização solidária.


Leia mais...
 ver · editar Canção selecionada
"Disturbia" é uma canção para promover o relançamento Good Girl Gone Bad: Reloaded, incluindo mais três faixas do que a versão de estúdio, Good Girl Gone Bad. É o terceiro single, sucedendo a "Take a Bow" e "If I Never See Your Face Again". Foi escrita pela própria Rihanna, Andre Merritt, Chris Brown e Robert Allen, produzida por Brian Kennedy. Recebeu uma nomeação para a categoria de "Best Dance Recording" dos Grammys. A banda pop-punk The Cab fez uma versão alternativa para o lançamento do álbum de compilações, Punk Goes Pop 2.
Leia mais...
 ver · editar Sabia que
  • ... que a musicista foi cadete militar durante o ensino secundário?
  • ... Rihanna já esteve presente seis vezes no Livro de Recordes do Guinness (logotipo na imagem)?
  • ... oito figuras de cera da artista foram criadas para exposição no museu Madame Tussauds?
  • ... a cantora fez a sua estreia nos cinemas em 2012 com Battleship?
  • ... no seu país de origem, Barbados, foi criado um feriado em sua honra no dia do seu aniversário?
  • ... no início de carreira, teve aulas de canto com o cantor norte-americano Ne-Yo?
  • ... Robyn criou Fenty Beauty, a sua empresa de produtos de cosmética?
 ver · editar Imagens selecionadas
 ver · editar Categorias
 ver · editar Tarefas
  • Manter o portal actualizado, referenciado e apresentável;
  • Expandir artigos ou esboços relacionados;
  • Melhorar o conteúdo dos artigos relacionados com o tema, usando sempre fontes fiáveis;
  • Wikificar e reciclar os artigos precisando de manutenção.
 ver · editar Tópicos
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Wikimedia
Rihanna no Commons Rihanna no Commons
Imagens e mídia
Rihanna no Wikcionário Rihanna no Wikcionário
Definições
Rihanna no Wikilivros Rihanna no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Rihanna no Wikinotícias Rihanna no Wikinotícias
Notícias
Rihanna no Wikiquote Rihanna no Wikiquote
Citações
Rihanna no Wikisource Rihanna no Wikisource
Biblioteca
Rihanna na Wikiversidade Rihanna na Wikiversidade
Recursos de aprendizado