Saltar para o conteúdo

Discussão:Guia de onda circular

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 13 de março de 2013 de Emsantos

Caro Iam, abaixo estão meus primeiros comentários sobre a versão inicial do seu artigo. Fiquei bem contente com o status do seu artigo.

1) Estou pensando que seria melhor, para evitar ambiguidades, que o título do seu artigo fosse "Guia de ondas eletromagnéticas circular", mas isso consertamos ao final quando a migração tiver que ser feita para o domínio público.

2) Parágrafo inicial: "...de alta energia" está pouco preciso, eu diria "...de alta frequência (em geral, na faixa de rádio, microondas e luz visível)"

3) Seção "Aplicações": ",com altas taxas de sinal." também é pouco preciso, não sei o que você quis dizer exatamente com isso.

4) Introduza um link para o verbete "magnetron", pois ele existe na Wiki em português.

5) Formato: assim como no semestre passado, sempre sugiro que façamos um esforço para uniformizar a notação e formato dos verbetes. Então sugiro que represente vetores em negrito, as setas sobre letras não fica bem para representar vetores.

6) Link para equação de Helmholtz (o verbete não existe, mas é importante que em algum momento alguém de prontifique a escrever algo)

7) Seção "Campos elétrico e magnético": Eu trocaria a ordem com que aparecem as eqs. com a forma funcional dos campos E e B e as eqs de Helmholtz para os mesmos, já que essas últimas, do que jeito que você escreveu, já usam a forma funcional de ondas propagantes na direção z.

8) Seção "Campos elétrico e magnético": você fala de campos E e B, mas depois faz todas as contas com E e H, seria bom dizer quem é H, então.

9) Acho que parte das deduções na seção "Campos elétrico e magnético" podem ser ocultadas para permitir uma leitura mais suave do texto.

10) O verbete "Funções de Bessel" existe na Wiki, verifique como você fez o link. Também seria bom mencionar que uma das equações é a "Equação de Bessel" com link para o mesmo verbete.

11) F ---> \Phi

12) Seção "Plots dos modos normais": seria bom consertar a troca dos nomes dos arquivos, porque apesar da tabela estar certa, pois pode levar a confusão posterior para quem decidir baixar os arquivos. Não fica bem no verbete também, a frase sobre os nomes trocados.

13) Ainda não me agrada o formato das setas representando E e H sobre a seção transversal do guia, acho que é possível melhorar isso. Eu sei que isso é uma limitação do programa que você usou, mas tenho certeza que é possível contornar o problema. Discuto isso por email contigo.

14) Sugiro uma seção adicional com o cálculo da densidade de corrente induzida das paredes do guia. Na minha aula sobre perdas ôhmicas em guias de onda eu discuti o cálculo dessas correntes.

15) Referências adicionais que podem ser úteis para você:

S. J. Orfanidis, "Electromagnetic Waves and Antennas",Rutgers University, NJ, 2010. (http://www.ece.rutgers.edu/~orfanidi/ewa/)

N. Marcuvitz, "Waveguide Handbook", volume 10 of MIT Radiation Laboratory Series. McGraw-Hill, New York, 1951.

Emsantos (discussão) 14h05min de 28 de dezembro de 2012 (UTC)Responder

Segunda rodada de comentários[editar código-fonte]

Caro Iam, aqui vão os comentários sobre a versão atual do seu artigo:

1) No parágrafo introdutório, você diz que "Essas guias são, de forma geral, cilindros metálicos ocos...", mas eu acrescentaria também canaletas retangulares, já que são os dois tipos mais utilizados.

2) Na seção Aplicações: "...à aparatos" não tem crase no a

3) Em "Uma guia de onda transmite energias da ordem de frequências..." eu trocaria por "Uma guia de onda transmite sinais na faixa de frequências de rádio..."

4) Na seção Campos elétrico e magnético, E e H aparecem sem negrito no texto introdutório. Mawxell também aparece em minúscula num ponto desse mesmo texto.

5) Não ficou legal a caixa de deduções estreita e longa depois que você introduziu a figura com o sistema de coordenadas. Mexa um pouco na formatação dessa seção para melhorar a estética.

6) Seção Condições de contorno: "...tangentes à essas paredes...", novamente não há crase.

7) Cuidado com o estilo da escrita. Expressões do tipo "Usando nossos resultados anteriores, ..." não caem bem para um artigo enciclopédico.

8) A seção Ver também pode ser incrementada. Há vários outros links que podem entrar nessa seção.

9) Muito importante: você não disse quais os valores do raio a e da frequência usadas para produzir os gráficos apresentados. Isso deve aparecer tanto no início da seção Plots dos modos normais quanto na descrição do ficheiro.

Emsantos (discussão) 04h03min de 13 de março de 2013 (UTC)Responder