Edifício Redondo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Edifício Redondo é como é conhecido o mais famoso edifício da cidade de Volta Redonda-RJ[1][2]. Desenhado pelo arquiteto Oswaldo Moreira e inaugurado em 1966 com o nome de Shopping 35, ele foi planejado para ser o primeiro shopping center da América Latina[3]. Sua obra, porém, nunca foi finalizada[4].

De acordo com o arquiteto e urbanista Lincoln Botelho da Cunha, professor do curso de Arquitetura de uma faculdade e ex-secretário de Planejamento de Volta Redonda, o prédio surgiu para revitalizar o bairro Aterrado, praticamente “morto” após a construção do muro de uma linha férrea pela Rede Ferroviária Federal[4].

Características[editar | editar código-fonte]

Construído na década de 1960 num estilo arquitetônico bastante incomum para a época[5], o Edifício Redondo possui forma cilíndrica e apelo plástico demarcado, sendo marcante na paisagem da cidade[6].

O prédio possui doze pavimentos[6] e foi planejado para ter uso estritamente comercial, com uma galeria nos andares térreo e subsolo, e salas comerciais nos demais andares[4].

No coroamento existem brises inclinados de concreto armado, com esquadrias estreitas espaçadas uniformemente pelo anel[6]. No topo, as pilastras de concreto foram construídas no estilo brise soleil[4].

Referências

  1. g1.globo.com/ Defesa Civil interdita edifício redondo em Volta Redonda, RJ
  2. resende.com.br/ Defesa Civil interdita edifício redondo em Volta Redonda, RJ
  3. avozdacidade.com/ Defesa Civil de Volta Redonda interdita Edifício Redondo no bairro Aterrado
  4. a b c d jornalaqui.com/ Balança, mas não cai'
  5. focoregional.com.br/ Defesa Civil defende desocupação do Edifício Redondo
  6. a b c ugb.edu.br/ Livro "Arquitetura MOMOVR" por Andréa Auad Moreira