FREESCO

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
FREESCO
-

-
Modelo do desenvolvimento Software Livre
Versão estável 0.4.2 / 14 de março de 2009; há 15 anos
Família GNU
Núcleo Linux
Licença GNU GPL
Estado do desenvolvimento Corrente
Website www.freesco.org (em inglês)., acessado pela última vez há 783 semanas
Origem comum  Estados Unidos
Portal do Software Livre

FREESCO (significa 'Free Cisco', isto é 'Cisco' livre) é um sistema operativo Linux open source que substitui roteadores comerciais (tais como os Cisco) que suporta até 10 placas de rede e até 10 modems.

Descrição[editar | editar código-fonte]

FREESCO é um roteador que corre num disquete: o sistema inteiro corre a partir de um disquete de 1.44 MB. É também possível corrê-lo em memória RAM: neste caso nenhum acesso a disco é necessário após o carregamento inicial do sistema. O FREESCO corre em qualquer computador pessoal (i386 compatível, e superior). Pode ser instalado no disco rígido.

O núcleo é linux 2.0.39 (ou 2.0.40).

A primeira grande versão do FREESCO foi a v0.2.7, originalmente feita por Serguei Storozhevykh, e continuamente melhorado por Lewis 'Lightning' Baughman[1].

Desde então, o software melhorou substancialmente e vem com vários servidores instalados, com muitos servidores adicionais podendo ser baixados e instalados. A configuração é projetada para ser simples o suficiente para quem tem um mínimo conhecimento de redes, mas também bastante flexível.

A versão corrente é a v0.4.1

Principais funções[editar | editar código-fonte]

Actualmente o FREESCO permite o seguinte, a partir da instalação de base:

  • Ethernet bridging
  • Ethernet routing
  • Compartilhamento de conexão internet (através de NAT) para:

O sistema de configuração é projetado para ser de fácil entendimento e uso sem ser restritivo; o utilitário setup do FREESCO utiliza um sistema de menus e prompts informativos, sem quase nenhuma necessidade de edição manual de ficheiros de configuração. Todas as funções listadas acima podem ser facilmente habilitadas, desabilitadas e configuradas através do o utilitário setup (que é um script sh), e tudo isto cabe numa única disquete.

Desde a versão v0.3.1 o FREESCO suporta um utilitário de gestão de pacotes semelhante ao Debian (pkg -i ...), propiciando a instalação de pacotes de software (os quais são pacotes desenhados para correr no FREESCO). Muitos pacotes são disponibilizados: uns ditos oficiais, e outros não oficiais. Os últimos, quando anunciados (excepto versões alfa e beta), têm uma qualidade out of the box, isto é, funcionam automaticamente. Por exemplo, é possível instalar o servidor HTTP Apache, servidores de email como o Exim, e o "Samba".

O FREESCO pode montar partições que usem FAT/FAT32 e sistemas Linux ext2 (não ext3 obviamente, devido ao linux 2.0.x utilizado), e em conjunção com servidores HTTP/FTP/Samba torna-se num servidor bastante robusto e seguro (a firewall bloqueia por padrão certos servidores).

Os drivers de cartas de rede e modem (ISA e PCI) vêm na instalação de base, sendo que diversos drivers extra são disponibilizados ad-hoc - mas de forma consistente na maior parte dos casos (é o caso dos drivers para placas de rede em portáteis, PCMCIA).

Limitações[editar | editar código-fonte]

Diversas versões de software Linux mais recente ainda não foram disponibilizadas para o FREESCO nos pacotes respectivos, devido à limitação do Linux 2.0.x utilizado (e também devido à libc utilizada, que é um pouco antiga). Hardware mais recente, como cartas de rede Gigabit e dispositivos USB, pode não ser utilizável no FREESCO, devido à ausência dos drivers (e do suporte do núcleo) necessários.

No momento actual, FREESCO não suporta balanceamento de carga.

O FREESCO suporta o modo de texto, embora contenha na versão de base um servidor de gestão de configuração HTTP (no porto 82).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outras ligações