Portal:Malta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal Malta

Bem vindo (a)!


ver    
Flag of Malta
Flag of Malta
Coat of Arms of Malta
Coat of Arms of Malta
Localização de Malta

A República de Malta é um pequeno país europeu, composto por um arquipélago de cinco ilhas muito próximas, situadas a 93 km ao sul da ilha da Sicília, a sudoeste da Itália, e a 290 km ao norte da Líbia, na África. O arquipélago maltês está encravado no centro do Mediterrâneo. As terras mais próximas são todas sicilianas / italianas: a grande ilha da Sicília a norte, as ilhas Pelágias a oeste e a ilha de Pantelleria a noroeste. Sua capital - situada na ilha de Malta - é La Valetta. As cinco ilhas do arquipélago maltês são: Malta, Gozo, Comino e duas ilhotas desabitadas Cominotto e Filfla, as quais, no total, têm superfície de 316 km² e abrigam uma população estimada em 400 214 habitantes (agosto 2006).



 ver · editar Artigos selecionados

Cerco de Malta (também conhecido como o Grande Cerco de Malta) aconteceu em 1565, quando o Império Otomano quis conquistar a ilha estratégica, sede da Ordem de Malta. Situada ao sul da Sicília e quase equidistante das costas líbias e tunisianas, controlava as rotas comerciais entre o Mediterrâneo ocidental e oriental, assim como as que uniam a Península Ibérica e o Norte da África. Dotada de excelentes portos naturais, a queda da ilha em mãos turcas teria tido consequências para a Europa cristã, tendo em conta a fraca resistência que algumas potências europeias - envolvidas entre si em conflitos de dimensão continental - apresentavam então ao avanço do Islã conquistador, tanto dos turcos, como de tribos berberiscas.

O cerco é considerado um dos mais importantes na história militar e, no ponto de vista dos defensores, o mais bem sucedido. No entanto, ele não deve ser encarado como um acontecimento isolado, mas como o ponto culminante de uma escalada de hostilidades entre os impérios espanhol e otomano pelo controle do Mediterrâneo, escalada que incluiu um ataque prévio sobre Malta, em 1551, por parte do corsário turco Dragute Arrais, e que, em 1560, havia suposto uma importante derrota da Armada Espanhola pelos turcos na batalha de Djerba.

É notável que para os ocidentais o Cerco de Malta seja um dos fatos mais importantes da Idade Moderna, enquanto que para os turcos tenha pouca importância. Esta diferença pode dever-se a duas razões, não necessariamente contraditórias entre si: em primeiro lugar, o desenlace do cerco não afetou em profundidade o Império Otomano, e em segundo lugar, os turcos saíram derrotados. Algo semelhante ocorreu na batalha de Lepanto, em 1571.


 ver · editar Imagem selecionada

Baía de Ramla, localizada na parte inferior de um vale rico e fértil no lado norte da ilha de Gozo.
 ver · editar Sabia que?

... no caminho para o Egito, Napoleão Bonaparte invadiu a ilha em 1798 e expropriou-a da Ordem de São João de Jerusalém?

... Malta é o menor país da União Europeia, porém o mais densamente povoado com 1.247 pessoas por km2?


 ver · editar Categorias
 ver · editar Como colaborar

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Associados Wikimedia
Malta no Commons Malta no Commons
Imagens e mídia
Malta no Wikcionário Malta no Wikcionário
Definições
Malta no Wikilivros Malta no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Malta no Wikinotícias Malta no Wikinotícias
Notícias
Malta no Wikiquote Malta no Wikiquote
Citações
Malta no Wikisource Malta no Wikisource
Biblioteca
Malta na Wikiversidade Malta na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar