Sociedade do Sol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sociedade do Sol
(SoSol)
Tipo Organização não-governamental
Fundação 2001 (23 anos)
Estado legal Ativo
Sede Brasil São Paulo, Brasil
Línguas oficiais Português (Brasil)
Presidente Gustavo Belic Cherubina
Sítio oficial http://www.sociedadedosol.org.br/

A Sociedade do Sol é uma organização não governamental (ONG) criada em Novembro de 2001. Pautada na iniciativa do engenheiro elétrico Augustin T. Woelz, seus membros, atualmente levam água quente e barata para diversas famílias com a confeção de aquecedores solares. A organização capacita seus voluntários através de cursos, os quais qualquer participante aprende a fazer seu próprio aquecedor em um curto período de tempo. [1] A ONG também realiza trabalhos de captação de água da chuva utilizando as chamadas mini cisternas, o que possibilita ao indivíduo coletar um volume grande de água que normalmente correria para os bueiros, ralos, etc. [2]

Seus empreendedores executam projetos juntamente com prefeituras e empresas, fazendo aquecedores em casas de comunidades carentes e ensinando seus moradores a construir seus próprios (aquecedores), com materiais simples. [3] Atualmente, o desafio enfrentado pela Sociedade do Sol é : se estruturar para que ela seja capaz de "andar com as próprias pernas". Os empreendedores elaboram um plano de negócios sólido e tendem a criar um produto que possa ser produzido em escala - que seja capaz de trazer resultado para a empresa. Esse é o principal pré-requisito para que a startup encha os olhos dos investidores. [4]

História[editar | editar código-fonte]

A história da ONG começa alguns anos antes de sua criação. O projeto dos empreendedores se fortalece com uma parceria com o grupo SEBRAE/SP do Vale do Paraíba, que os convidaram a apresentar o primeiro protótipo do ASBC (Aquecedor Solar de Baixo Custo) durante a Eco/92, no estande nacional da instituição, sob o mote proposto “Um aquecedor Solar em cada lar”.

O grupo de pesquisadores ligados ao ASBC, em 1999, passa a ocupar espaço no CIETEC, considerado hoje o maior centro de incubação de projetos de inovação tecnológica da América do Sul. Incluindo o engenheiro civil Alexandre de Magalhães Andrade, que atuou na SoSol entre 2000 e 2001, e a quem pode ser atribuído um grande salto nas áreas de P&D tecnológico e nos laboratórios.

Em 2001 criou-se finalmente, a Associação Sociedade do Sol. E a partir daí, a organização passou a atuar no aperfeiçoamento de soluções tecnológicas para gerar energia, compartilhando conhecimento através de cursos de qualificação, publicando manuais e vídeos sobre o ASBC na Internet e redes sociais e monitorizando atividades realizadas por voluntários e monitores espalhados por todo o País.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) em 2007[5]

Referências

  1. Elaine Maria Costa. «de água da chuva: uma versão simplificada». Consultado em 15 de junho de 2015 
  2. Elaine Maria Costa. «Captação de água da chuva: uma versão simplificada». Consultado em 15 de junho de 2015 
  3. Elaine Maria Costa. «Captação de água da chuva: uma versão simplificada». Consultado em 15 de junho de 2015 
  4. Elaine Maria Costa. «Captação de água da chuva: uma versão simplificada». Consultado em 15 de junho de 2015 
  5. Elaine Maria Costa. «Captação de água da chuva: uma versão simplificada». Consultado em 15 de junho de 2015 
Ícone de esboço Este artigo sobre Organizações não governamentais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.