Portal:Aviação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Principal Categorias e Tópicos Colaboração e Projetos 
Bem vindos ao
Portal da Aviação

Este portal é parte integrante do Projeto Aviação.
O projeto livre que todos podemos editar.

10065 artigos de aviação em português
19 usuários ativos no projeto

Sugestões para o portal

Artigo destacado Apresentação
Insígnia de aeronaves da Força Aérea Portuguesa

Lista de aeronaves da Força Aérea Portuguesa

A Força Aérea Portuguesa (FAP) é o ramo aéreo das Forças Armadas de Portugal. Criada no dia 1 de Julho de 1952, foi formada a partir da união entre a componente aérea do Exército Português (Aeronáutica Militar) e da Marinha Portuguesa (Aviação Naval). Ao longo dos anos, a FAP foi adquirindo aeronaves de diversos países como os Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido e Itália. Todas as aeronaves desta lista encontram-se operacionais para servir os interesses de Portugal e cumprir a missão da FAP, no que diz respeito à defesa do espaço aéreo português, patrulha marítima no combate ao tráfico e contrabando, transporte aéreo militar e de apoio à protecção civil e busca e salvamento, assim como participar em missões internacionais de manutenção da paz.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter

Aviação é a atividade científico-tecnológica, econômica e de transportes que tem por objetivo o estudo, o desenvolvimento e a exploração (utilização, com ou sem fins comerciais) dos aeródinos. É comum as pessoas incorretamente associarem "aviação" como sinônimo de aeronáutica, embora na realidade a aviação seja apenas um dos dois ramos da aeronáutica, sendo o outro ramo a aerostação.

O desenvolvimento primordial da aviação teve início no século XVIII, com a construção do primeiro balão de ar quente, um veículo capaz de se deslocar pela atmosfera. Depois, os avanços mais significativos vieram com com George Cayley, que construiu o primeiro aeródino tripulado e fez os primeiros experimentos científicos com aerodinâmica, e posteriormente com os irmãos Wright e Santos Dumont, que são creditados como os pioneiros na construção dos aeroplanos. Desde então, a aviação vem evoluindo significativamente e tornando-se um importante meio de transporte.


Artigo bom Imagem em destaqueVE
Um Canberra T.4, um exemplo de um modelo com duplo controlo e três assentos, usado pela Unidade de Conversão Operacional N.º 1

A Unidade de Conversão Operacional N.º 1 foi uma unidade de treino operacional da Real Força Aérea Australiana (RAAF). Formada em Janeiro de 1959 na Base aérea de Amberley, em Queensland, a sua missão era a de instruir pilotos e navegadores para os capacitar a operar os bombardeiros English Electric Canberra dos esquadrões 1, 2 e 6. A unidade possuía alguns aviões Canberra: um T.4 e um Mk.21, ambos com controlos duplos, e um Mk.20. Originalmente parte da Asa N.º 82, esta unidade tornou-se independente da asa em Abril de 1968 devido à alteração da sua missão prioritária, que passou a ser o treino e instrução de pilotos e navegadores do Esquadrão N.º 2, que prestava serviço na Guerra do Vietname. A Unidade de Conversão Operacional N.º 1 foi extinta em Junho de 1971 após a retirada do Esquadrão N.º 2 do Sudeste Asiático. Quando regressou à Austrália, sendo que era a única unidade a operar bombardeiros Canberra, o Esquadrão N.º 2 passou a realizar os seus próprios treinos de conversão até ser extinto em 1982.

História
Durante a Segunda Guerra Mundial a Real Força Aérea Australiana criou várias unidades de conversão operacional para capacitar os pilotos recém graduados a operar aeronaves de combate, além de treinar e instruir aqueles que já eram pilotos. Com o final da guerra, as unidades de conversão operacional foram dissolvidas, e a conversão dos jovens pilotos era realizada pelos esquadrões da linha da frente. Esta prática causou impacto no serviço normal dos esquadrões e com o eclodir da Guerra da Coreia, juntamente com a introdução da aviação a jacto, fez com que houvesse a necessidade de um sistema de treino mais formal. Em Março de 1952 a força aérea inicialmente decidiu re-estabelecer a Unidade de Treino Operacional N.º 2 (treino em caças) na Base aérea de Williamtown, Nova Gales do Sul; em Setembro de 1958, esta unidade foi re-baptizada como Unidade de Conversão Operacional N.º 2.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter


Ver no Commons
Miles M.52
Créditos: Governo do Reino Unido

Desenho de como seria o avião supersônico Miles M.52. Um projeto ultra-secreto do governo britânico projetado durante a década de 40.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
Índice geralImagens de qualidade no Commons
Tópicos destacados
Biografia selecionadaVE Aeronave selecionadaVE
Tony Jannus em 1914 no voo histórico da aviação comercial
Tony Jannus em 1914 no voo histórico da aviação comercial

Antony Habersack Jannus (Washington, 22 de julho de 1889 - Mar Negro, em território russo, 12 de outubro de 1916) foi um piloto de avião norte-americano, considerado o primeiro piloto comercial da história da aviação.

Filho de um advogado e neto do ex-prefeito de Washington (Roger Chew Weightman), Tony Jannus interessou-se pela aviação ao assistir um show aéreo em Baltimore, em 1910, e assim, iniciou um curso de pilotagem no College Park Airport em Maryland. Junto com o irmão, que também fez o curso de pilotagem, tornou-se piloto de teste do construtor de aeronaves Thomas W. Benoist, no final do ano de 1911.

Em 1° de março de 1912, Jannus participou do voo, como piloto, do primeiro salto de paraquedas a partir de um avião (voo este registrado e documentado), quando o capitão do Exército dos Estados Unidos, Albert Berry, recebe os créditos pelo evento.

Em 1913, o piloto participou de alguns eventos aéreos como uma exposição patrocinada pelo The New York Times, uma corrida aérea e uma busca de resgate ao colega Albert Jewell, que desapareceu com o seu avião no sul de Long Island. Em uma das decolagens para esta busca, Jannus sofreu um acidente, mas saiu ileso do desastre.

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
Blohm & Voss BV 141
Blohm & Voss BV 141

O Blohm & Voss BV 141 foi uma aeronave alemã durante a Segunda Guerra Mundial, desenhada para realizar missões tácticas de reconhecimento aéreo e bombardeamento ligeiro para a Luftwaffe. O BV 141 tornou-se notável pelo seu design pouco convencional e assimetria estrutural.

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
20 de maio na aviaçãoVE Eventos atuaisVE
Foto do Embraer EMB 121 Xingu.

Mais eventos: 19 de maio20 de maio21 de maio


A aeronave envolvida no acidente, aqui aterrissando em Hong Kong em agosto de 2015.

Vídeo selecionadoVE Sabia que...VE
Créditos: Trabalho próprio

Turbinas de um Boeing 747 da British Airways.

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
Lun KM concepção artística.

... o Ecranoplano Lun KM ou MD-160 (na imagem) é a maior aeronave de efeito solo já construída? Fontes: Jornal dos Clássicos - As fotografias inéditas do interior do Ekranoplan soviético - www.jornaldosclassicos.com, O MONSTRO DO MAR CÁSPIO: CONHEÇA O GIGANTE LUN EKRANOPLAN - blog.hangar33.com.br

... a Força Aérea Portuguesa já operou dois aviões Boeing 707 durante os anos 70, e que eles foram usados para transporte de militares, uma função que deixou de ser realizada com o fim da Guerra do Ultramar, tendo levado as aeronaves a passarem para a companhia aérea TAP? Fontes: Fotos da aeronave ao serviço da FAP, no website oficial da Força Aérea Portuguesa - www.emfa.pt, ONDE ESTÃO OS BOEING 707 DA FAP? - especialistasdaba12.blogspot.pt, Guerra Colonial Boeing 707 na Força - ultimas-curiosidades.blogspot.pt e A linha aérea imperial - www.revistamilitar.pt

... a primeira pessoa da história a falecer por causa da queda de um aeroplano foi o militar Thomas Selfridge em 17 de setembro de 1908?

... 2017 foi o ano mais seguro na história da aviação comercial? Fontes: 2017 foi o ano mais seguro da história da aviação comercial - sicnoticias.sapo.pt e 2017 was the safest year in aviation history - www.telegraph.co.uk

... Um A330 das linhas aéreas do Havaí fez uma viagem ao passado, ao sair da Nova Zelândia quando já passava da meia-noite de 1 de janeiro de 2018 e chegando ao Havaí quando ainda era manhã de 31 de dezembro de 2017? Isto se deu devido aos diferentes fusos horários no globo. Fonte: Avião levantou voo em 2018 e aterrou em 2017 - sicnoticias.sapo.pt

Categorias Colabore
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Aviação na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


Este portal faz parte dos Projeto Aviação e Projeto Aeroportos do Brasil


  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na Página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados à aviação dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione {{Portal3|Aviação}} em artigos relacionados.
  • Para colaborar mais acesse aqui.
  • Convidamos os usuários da Wikipédia e os pesquisadores que visitam o nosso portal para participar dos novos Grupos de Trabalho do projeto Aviação. Você pode participar como anônimo ou pode criar um cadastro gratuito aqui e participar da Comunidade da Wikipédia Lusófona e do Projeto Aviação.
Nossos grupos
Veja também


Portais e projetos relacionados
Aviação em outros projetos Wikimedia
Aviação no Commons Aviação no Commons
Imagens e mídia
Aviação no Wikcionário Aviação no Wikcionário
Definições
Aviação no Wikilivros Aviação no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Aviação no Wikinotícias Aviação no Wikinotícias
Notícias
Aviação no Wikiquote Aviação no Wikiquote
Citações
Aviação no Wikisource Aviação no Wikisource
Biblioteca
Aviação na Wikiversidade Aviação na Wikiversidade
Recursos de aprendizado