Portal:Wyoming

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeira de Wyoming
Bandeira de Wyoming

Portal de Wyoming

Equality State

Editar
   O Portal de Wyoming
Localização de Wyoming
Localização de Wyoming

O Wyoming (pronuncia-se waɪˈoʊmɪŋ; ou raramente Viomingue) é um dos 50 estados dos Estados Unidos. Wyoming foi elevado à categoria de 44º estado da União em 10 de julho de 1890. É o décimo maior dos 50 estados dos EUA, o menos populoso (aumento de 14,1% desde 2000) e o segundo mais escassamente povoado. Suas divisas interestaduais são compartilhadas com os demais seis estados das Grandes Planícies e das Montanhas Rochosas: Montana, ao norte e noroeste, Dakota do Sul e Nebraska a leste, Colorado ao sul, Utah ao sudoeste, e Idaho a oeste. Cheyenne, a capital e cidade mais populosa, está localizada no canto sudeste do estado.

A origem etimológica do topônimo Wyoming vem de uma palavra do idioma indígena delaware cujo significado é "terra de vastas planícies", sendo um espaço de ambiente espaçoso bem descrito do estado natural, onde são abrigadas quase tantas antilocapras quanto as pessoas. Os habitantes de Wyoming espalham-se pela totalidade do território em pequenas cidades economicamente desprivilegiadas onde as principais atividades econômicas são a pecuária, a agricultura e a mineração, assentamentos e em comunidades onde são oferecidas ​​oportunidades de lazer ao ar livre sem comparação. A cada ano milhares de pessoas são visitantes dos parques nacionais de Yellowstone — um dos maiores parques naturais do mundo e o primeiro dos Estados Unidos — e Grand Teton, o que prova que o turismo é grande fonte de renda ao lado de outras atividades primárias. Além disso, o Estado tem um baixo índice de criminalidade e pouca poluição. Um dos apelidos de Wyoming é o Estado da Igualdade, porque foi o primeiro estado do país onde foi aprovada uma constituição em que era incluído uma disposição de garantia às mulheres do direito de voto. Os habitantes naturais do Estado de Wyoming são denominados pluralmente wyomingianos, sendo no singular wyomingiano.

A segunda menor densidade demográfica dos Estados Unidos pode se justificar pela distância ao mar e grandes lagos, e também pela presença de reservas naturais onde a construção de novas residências e estabelecimentos comerciais é proibida.


Sumários temáticos

Editar
   Artigos destacados

Dana Marie Perino (Evanston, 9 de maio de 1972) é uma comentarista e escritora norte-americana que serviu como a 26ª Secretária de Imprensa da Casa Branca, durante a Presidência de George W. Bush, de 14 de setembro de 2007 a 20 de janeiro de 2009. Ela foi a segunda mulher a ocupar o cargo, tendo sido a primeira Dee Dee Myers, que ocupou o posto durante a Presidência de Bill Clinton.[1] Atualmente ela é comentarista permanente para a Fox News, enquanto também atua como co-apresentadora do programa talk show The Five na mesma emissora.


Editar
   História de Wyoming

Oregon Country (distinto do histórico território do Oregon e do atual estado do Oregon) ou simplesmente Oregon foi a designação da região ocidental da América do Norte compreendida entre as latitudes 42° e 54°40' N e que ia, de este a oeste, das Montanhas Rochosas ao Oceano Pacífico. Este território está hoje dividido entre a província canadiana da Colúmbia Britânica e os estados norte-americanos de Oregon, Washington e Idaho, além da parte ocidental do Montana e uma parte ocidental do Wyoming.

A região corresponde grosseiramente à definição norte-americana do Noroeste Pacífico. Este termo era utilizado para simplesmente descrever, na época em que se estabeleceu o governo federal dos Estados Unidos, a zona disputada com o Império Espanhol nesta região (até ao tratado de Adams-Onís em 1819 que fixou a fronteira sul no paralelo 42 N) e depois com o Império Britânico (até ao tratado do Oregon em 1846 que dividiu a região em dois ao longo do paralelo 49 N, mas esta definição restritiva não é usada hoje em dia).

O nome Oregon era essencialmente de uso americano, e o termo equivalente britânico era para a maior parte do território Columbia District, e a parte a norte do rio Thompson foi integrado no New Caledonia District que se estendia consideravelmente além (para norte) do paralelo 54°40'N.


Política

Editar
   Política de Wyoming

Cynthia Marie Lummis Wiederspahn, mais conhecida como Cynthia Lummis (Cheyenne, 10 de setembro de 1954) é uma advogada e política estadunidense, servindo como Senadora dos Estados Unidos por Wyoming desde 2021. Sendo integrante do Partido Republicano, Lummis integrou a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos pelo estado de Wyoming, entre os anos 2009 a 2017. Ela serviu na Câmara dos Representantes de Wyoming entre 1979 a 1983 e de 1985 a 1993. No Senado de Wyoming, atuou entre os anos de 1993 a 1995. Atuou também como Tesoureira do Estado de Wyoming de 1999 a 2007.

Lummis foi eleita tesoureira de Wyoming em 1998 e reeleita sem oposição em 2002. Ela presidiu a campanha governamental de Mary Elisabeth Hansen Mead em 1990 e a campanha governamental de Ray Hunkins em 2006. Ela também serviu no comitê de direção presidencial de Robert Joseph Dole em Wyoming, e presidiu a campanha presidencial de Willard Mitt Romney em Wyoming em 2012.

Lummis tentou ser nomeada para substituir o Senador Craig Thomas, em 2007, porém não obteve sucesso. No ano de 2008 ela foi eleita para suceder Barbara Cubin na Câmara dos Representantes dos EUA, derrotando nas urnas o candidato democrata Gary Trauner. Durante seu mandato na Câmara, ela foi a primeira representante de Wyoming, desde 1941 a servir no Comitê de Agricultura, presidiu o Subcomitê de Ciência sobre Energia, co-presidiu A Comissão Investigativa para Questões das Mulheres. Ela serviu até sua aposentadoria, em 2017 e foi sucedida por Liz Cheney. Após seu mandato na Câmara, Lummis buscou uma posição no gabinete presidencial do então presidente Donald Trump como Secretária do Interior, mas não obteve sucesso. Ela foi eleita para o Senado dos Estados Unidos na eleição de 2020, tornando-se a primeira mulher a representar Wyoming no Senado. Ela votou para rejeitar a certificação dos votos eleitorais da Pensilvânia na eleição presidencial de 2020, que foram estreitamente vencidos por Joe Biden.


Geografia

Editar
   Geografia de Wyoming

O lago Yellowstone é o maior corpo de água do Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O lago está a 2 357 m de altitude e cobre 350 km², com 180 km de linha costeira. Enquanto a profundidade média do lago é de 42 m, a sua maior profundidade é de pelo menos 120 m. O lago Yellowstone é o maior lago de água doce acima de 2 100 m na América do Norte.

No inverno, forma-se quase uma camada de gelo de até 2 pés de espessura a cobrir grande parte do lago, a menos que a água rasa cubra as fontes termais. O lago congela até ao início de dezembro e pode permanecer congelado até ao final de maio ou início de junho.


Editar
   Clima de Wyoming
Tipos climáticos de Wyoming.

O clima, geralmente, em Wyoming é semi-árido e continental, sendo que é mais seco e ventoso, em comparação com os outros estados dos Estados Unidos, com extremos de temperatura que podem chegar a 31 °C. Durante o verão, as temperaturas médias elevadas em julho chegam a 29 °C na maior parte do estado. Com o aumento da altitude, porém, essa média cai rapidamente com locais acima de 2 700 m, sendo que é a média em torno 21 °C. Na maior parte do estado, a maioria de precipitação de chuva tende a ser na primavera e início de verão. Wyoming é um estado seco, com grande parte das terras que recebem menos de 250 mm de chuva por ano.

A maior temperatura registrada no estado foi de 46 °C em 12 de julho de 1900 e a menor temperatura registrada foi de -54 °C em Riverside no dia 9 de fevereiro de 1933.


Cultura

Editar
   Biografia selecionada

Natalie Clifford Barney (Dayton, 31 de outubro de 1876Paris, 2 de fevereiro de 1972) foi uma dramaturga, poetisa e romancista estadunidense que viveu em Paris.

O salão literário de Barney, realizado em sua residência na margem esquerda de Paris por mais de sessenta anos, reuniu escritores e artistas de todo o mundo, incluindo figuras de destaque na literatura francesa, assim como modernistas estadunidenses e britânicos da geração perdida. Ela trabalhou para promover as escritoras, criando uma Academia Feminina, em resposta à predominância de figuras masculinas na Academia Francesa. Além disso, Barney ofereceu apoio e inspiração para autores masculinos como Remy de Gourmont e Truman Capote.

Barney era abertamente lésbica e começou a publicar poemas de amor endereçados a outras mulheres em 1900, já que considerava o escândalo a "melhor maneira de se livrar do incômodo" (no caso, pretendentes homens). Em seus escritos, ela apoiava o feminismo e o pacifismo, opondo-se à monogamia. Barney teve muitos relacionamentos simultâneos, incluindo romances com a poetisa Renée Vivien e com a dançarina Armen Ohanian, além de um relacionamento de 50 anos com a pintora Romaine Brooks. Sua vida serviu de inspiração para muitos romances, como o best-seller francês Idylle Saphique, de Liane de Pougy, e The Well of Loneliness, de Radclyffe Hall, sem dúvida o romance lésbico mais famoso do século XX.


Editar
   Educação em Wyoming

O ensino público é dirigida pelo Superintendente do Estado de Instrução Pública, um funcionário do Estado eleito. As políticas educacionais são definidas pelo Conselho Estadual de Educação, um conselho de nove membros nomeado pelo governador. A Constituição proíbe o estado de estabelecer as seleções curriculares e manuais; estas são as prerrogativas dos conselhos escolares locais. A Escola para os Surdos de Wyoming foi a única escola no Estado dedicada a apoiar estudantes surdos em Wyoming antes de seu encerramento no verão de 2000.


Editar
   Transportes e comunicações
Mapa das várias "Emigrant Trail", uma das quais a California Trail.

California Trail (em português poder-se-á traduzir para Rota da Califórnia, Trilho da Califórnia, etc.) era uma das principais vias de migração para o Oeste dos Estados Unidos em meados do século XIX. Iniciava-se no estado do Missouri e terminava na Califórnia. Foi utilizada por mais de 250 000 colonos e pesquisadores de ouro, que fundaram localidades, estabelecendo-se na Califórnia, ou participaram no garimpo de ouro durante a corrida do ouro na Califórnia, sobretudo entre as décadas de 1840 e de 1860.


Editar
   Demografia de Wyoming
Crescimento populacional
Censo Pop.
18709 118
188020 789128,0%
189062 555200,9%
190092 53147,9%
1910145 96557,7%
1920194 40233,2%
1930225 56516,0%
1940250 74211,2%
1950290 52915,9%
1960330 06613,6%
1970332 4160,7%
1980469 55741,3%
1990453 588−3,4%
2000493 7828,9%
2010563 62614,1%
2020576 8512,3%
Fonte: US Census

O censo norte-americano de 2000 estimou a população de Wyoming em 493 782 habitantes, um crescimento de 8,8% sobre a população de 1990, de 453 588 habitantes. Uma estimativa realizada em 2005 estima a população do estado em 509 294 habitantes, um crescimento de 12,3% em relação à população em 1990, de 3,1%, em relação à população em 2000, e de 0,7% em relação à população estimada em 2004.

O crescimento populacional natural de Wyoming entre 2000 e 2005 foi de 12 165 habitantes — 33 704 nascimentos menos 21 539 óbitos — o crescimento populacional causado pela imigração foi de 2 264 habitantes, enquanto que a migração interestadual resultou no ganho de 1 771 habitantes. Entre 2000 e 2005, a população de Wyoming cresceu em 15 512 habitantes, e entre 2004 e 2005, em 3 407 habitantes.



Etnias do Wyoming em 2016.[2]

  Brancos (78%)
  Latinos (13.2%)
  Indígenas (2.7%)
  Asiáticos (1.3%)
  Negros (0.9%)
  Outros (3.9%)


Editar
   Desportos em Wyoming

James Patrick Johnson (Wyoming, 20 de Fevereiro de 1987) é um jogador norte-americano de basquete profissional que atualmente joga no Indiana Pacers da National Basketball Association (NBA).

Ele jogou basquete universitário pelo Wake Forest e foi selecionado pelo Chicago Bulls como a 16º escolha geral no draft da NBA de 2009.

Na NBA, ele jogou no Toronto Raptors, Sacramento Kings, Memphis Grizzlies, Miami Heat, Minnesota Timberwolves, Dallas Mavericks, New Orleans Pelicans e Brooklyn Nets.


Editar
   Categorias


Editar
   Tópicos
  • Alimento: Cana-de-açúcar
  • Árvore: Populus deltoides
  • Cognomes:
    • Equality State
    • Cowboy State (não oficial)
  • Dinossauro: Triceratops
  • Esporte: Rodeio
  • Flor: Castilleja linariaefolia
  • Fóssil: Knightia
  • Gema: Jade
  • Grama: Agropyron smithii
  • Lema: Equal rights (Direitos iguais)
  • Mamífero: Búfalo
  • Música: Wyoming
  • Pássaro: Sturnella neglecta
  • Peixe: Oncorhynchus clarki
  • Réptil: Phrynosoma
  • Slogan: Like no place on earth (Como em nenhum lugar na terra)


Editar
   Portais relacionados




Territórios fronteiriços

Aqueles listados em negrito itálico são Portais em destaque.

Descubra a Wikipédia utilizando portais


Editar
   Wikimedia


  1. Keller, Susan Jo (26 de novembro de 2007). «Dana Perino». The New York Times. Consultado em 24 de março de 2010 
  2. https://www.cdc.gov/nchs/data/nvsr/nvsr67/nvsr67_01.pdf

Purgar cache do servidor