Portal:Oriente Médio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal Oriente Médio


Portal Oriente Médio
Portal Oriente Médio
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com o Médio Oriente ou Oriente Médio.
 ver · editar Oriente Médio
mapa político da região
O Médio Oriente (português europeu) ou Oriente Médio (português brasileiro) (em árabe الشرق الأوسط, ash-sharq-al-awsat) é um termo que se refere a uma área geográfica à volta das partes leste e sul do mar Mediterrâneo. É um território que se estende desde o leste do Mediterrâneo até ao golfo Pérsico. O Oriente Médio é uma sub-região da Afro-Eurásia (partes da Turquia estão na Europa, e o país é considerado por alguns como parte da última), sobretudo da Ásia, e partes da África setentrional. Comparada com o restante da Ásia, é uma região geograficamente pequena, com uma área aproximada de 7 200 000 km². A população do Oriente Médio é de 270 milhões de habitantes.

A maioria dos países do Oriente Médio (13 de 18) faz parte do mundo árabe. Os países mais populosos da região são Egito, Turquia e Irã, enquanto a Arábia Saudita é o maior país do Oriente Médio em área. A história do Oriente Médio remonta a tempos remotos, sendo reconhecida há milênios a importância geopolítica da região. Várias religiões importantes têm suas origens no Oriente Médio, incluindo o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.Os árabes constituem o principal grupo étnico da região,seguidos pelos turcos, persas, curdos, azeris, coptas, judeus, assírios, turcomanos iraquianos, yazidis e cipriotas gregos.

 ver · editar Artigo destacado aleatório
Cirilo de Alexandria (c.375 ou 378444) foi Patriarca de Alexandria quando a cidade estava no auge de sua influência e poder no Império Romano. Um dos Padres gregos, Cirilo escreveu extensivamente e foi protagonista nas controvérsias cristológicas do final do século IV e do século V. Foi uma figura central no Primeiro Concílio de Éfeso, em 431, que levou à deposição do patriarca Nestório de Constantinopla. Ele é listado entre os Pais e os Doutores da Igreja, e, por sua reputação no mundo cristão, é conhecido como "Pilar da Fé" e "Selo de Todos os Pais". Entretanto, os bispos nestorianos no Segundo Concílio de Éfeso o declararam herético, rotulando-o como um "monstro, nascido e criado para a destruição da Igreja".
 ver · editar Artigo bom aleatório
O Jogo Real de Ur é um jogo de tabuleiro para dois jogadores, de corrida e estratégia, que foi primeiramente jogado na Mesopotâmia, durante o início do terceiro milênio a.C. Era popular no Oriente Médio, entre todas as classes sociais. Tabuleiros foram encontrados em lugares distantes de sua criação, como Creta e Sri Lanka. No ápice de sua popularidade, adquiriu significância espiritual, pois havia a crença de que eventos do jogo refletiam no futuro do jogador e continham mensagens de deidades ou outras entidades sobrenaturais. Manteve-se popular até a Antiguidade Tardia, quando deixou de ser jogado, possivelmente evoluindo ou sendo substituído pelas formas iniciais do gamão. Consequentemente, foi esquecido em geral, exceto por pessoas da comunidade judaica da cidade indiana de Cochim, que continuaram jogando uma variante do original, até a década de 1950, quando começaram a emigrar para Israel.

O Jogo Real de Ur recebeu este nome porque foi primeiramente descoberto pelo arqueólogo inglês Leonard Woolley, durante suas escavações no Cemitério Real de Ur, entre 1922 e 1934. Outros exemplares desde então foram encontrados por outros arqueólogos no Oriente Médio. As regras do Jogo Real de Ur, como eram jogadas no século II a.C., acabaram sendo preservadas em uma tabuleta escrita por um rei escriba chamado Iti-Marduque-balatu. Baseado nessa tabuleta, e pelo formato do jogo de tabuleiro, o curador do Museu Britânico, Irving Finkel, reconstituiu as regras básicas de como deveria ser jogado. O objetivo é percorrer as casas do tabuleiro e retirar todas as peças antes do oponente. Como o moderno gamão, o jogo tem elementos de sorte e também de estratégia.

 ver · editar Imagem selecionada
Merkava do Exército de Israel.
 ver · editar Sabia que

...a pizza não foi inventada na Itália, e sim no Oriente Médio?

...87% da população dos Emirados Árabes é formada por estrangeiros?

... o Tratado de Kadesh é o mais antigo tratado de paz que sobreviveu aos dias atuais?

...a cidade de Batman, na Turquia, processou o estúdio cinematográfico Warner Bros. (detentor dos direitos autorais do super-herói Batman) por suposto uso indevido de seu nome?

...o Parlamento do Irã tem assentos reservados para cristãos, judeus e zoroastrianos?


 ver · editar Wikimedia