Michael Zadoorian

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Foto de Michael Zadoorian, por Doug Coombe.

Michael Zadoorian (26 de fevereiro de 1957) é um romancista e contista americano de ascendência armênia.[1]

As obras de Zadoorian exploram temas como amor, morte, música, memória, coisas esquecidas e reencontradas, o poder eidético das imagens fotográficas e Detroit.

Seu romance mais destacado é The Leisure Seeker, publicado em 2009 pela William Morrow and Company. Em 2018, foi adaptado para o cinema e estrelado por Helen Mirren e Donald Sutherland, sendo dirigido pelo cineasta italiano, Paolo Virzi.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Morador da região de Detroit, Zadoorian já trabalhou como balconista, guarda de fábrica na Chrysler, classificador de correspondência da United Parcel Service (UPS), jornalista freelance e redator publicitário, passando a maior parte de sua carreira nas agências de publicidade Doner e Campbell Ewald. Ele mora com sua esposa, Rita Simmons, em Ferndale, Michigan.

Formação como Escritor[editar | editar código-fonte]

Zadoorian nasceu em Detroit, Michigan, filho de Rosemary Zadoorian e Norman Zadoorian, um fotógrafo industrial. Ele se formou na Wayne State University, obtendo o grau de Bacharelado em comunicações e especialização em inglês. Posteriormente, na mesma universidade, estudou com os escritores Charles Baxter, Samuel Astrachan e Christopher Towne Leland. Neste período ganhou três prêmios Tompkins de ficção e ensaio, e uma bolsa de estudos de redação criativa Loughead-Eldridge, concedida pela Wayne State University. Ele obteve o mestrado em escrita criativa em 1994.

Seus contos foram publicados em diversos jornais e revistas, como o The Literary Review, o Beloit Fiction Journal, o American Short Fiction, a Great Lakes Review, a Wisconsin Review, Witness, a North American Review e nas antologias Detroit Noir, On The Clock e Bob Seger's House.

Publicações e Crítica[editar | editar código-fonte]

Em 2000, a editora WW Norton publicou seu primeiro romance, Second Hand, sobre o dono de uma loja vintage na região de Detroit que busca significado no lixo de outras pessoas.

O New York Times Book Review se referiu a obra como "um presente dos deuses" e "uma aventura romântica que explora o que Yeats chamou de 'os trapos imundos e loja de ossos do coração'".[2]

O livro foi premiado com o First Fiction Award, oferecido pela Great Lakes Colleges Association, e foi selecionado para os programas Discover Great New Writers, da Barnes & Noble,[3] e Book Sense 76.

Em 2009, a editora William Morrow publicou o segundo romance de Zadoorian, The Leisure Seeker. O romance expõe a vida na estrada de John e Ella, um casal de idosos que foge dos médicos e dos filhos adultos, que impõe restrições às suas vidas, para saírem em uma última férias juntos. A Booklist, em uma crítica com estrela, declarou: “The Leisure Seeker é muito parecido com a própria vida: alegre, doloroso, engraçado, comovente, trágico, misterioso e imperdível.”

A crítica do Los Angeles Times chamou o romance de "uma história sincera de crianças crescidas lidando com 'coisas', tanto físicas quanto emocionais, que sobraram após a morte de seus pais".[4] A obra também foi um best-seller na Itália e indicada para o IMPAC Dublin Literary Award.

Ainda em 2009, a Wayne State University Press publicou a coletânea de contos The Lost Tiki Palaces Of Detroit, que recebeu o prêmio Michigan Notable Book.[5]

Em 2010, Zadoorian recebeu o Prêmio Literário Anahid, concedido pela Universidade de Columbia. Em 2013, ele foi condecorado com o Kresge Artist Fellowship das artes literárias.[6]

Em 2016, no Festival de Cinema de Cannes, o diretor italiano Paolo Virzi anunciou[7] que The Leisure Seeker seria seu primeiro filme em língua inglêsa, e teria Helen Mirren e Donald Sutherland estrelando Ella e John.[8] O roteiro foi adaptado por Francesca Archibugi, Francesco Piccolo, Stephen Amidon e Virzi. As filmagens se iniciaram em julho de 2016 na Geórgia, e foram finalizadas em setembro de 2016 em Key West, Flórida. O filme foi lançado em março de 2018 nos Estados Unidos.

Em 2018 foi publicado, pela editora Akashic Books, Beautiful Music. Ambientado na Detroit da década de 1970, o livro narra a transformação de um jovem através da música. Danny Yzemski é um rouco e solitário amante da música pop tocada nas rádios, equilibrando uma vida doméstica disfuncional com a dura realidade do primeiro ano em uma escola marcada pela turbulência racial. Após uma tragédia atingir sua família, Danny encontra seu próprio motivo para continuar: o rock'n roll.[9]

A revista The Oprah o apontou como um dos melhores livros do verão: “Danny Yzemski desafina uma família disfuncional com Frank Zappa e Iggy Pop, sacudindo seu punho contracultural para The Man, neste flashback de oito faixas de um romance ambientado na década de 1970 em Detroit.”[10] O The Wall Street Journal o chamou de "cativante história de amadurecimento medida em faixas de álbuns".[11]

Também pela editora Akashic Books, em 2020, foi lançado o seu quarto romance, The Narcissism of Small. Uma obra cômica sobre Joe Keen e Ana Urbanek, um casal de criativo, juntos há muito tempo sem nunca se casarem ou terem filhos. À beira dos quarenta anos, presos entre a cultura dominante e a cultura alternativa, com sinceridade e ironia, retratam uma vida de realização e desenvolvimento interrompidos. Situado na Detroit de 2009, o livro explora os compromissos financeiros, morais e cotidianos que fazemos simplesmente para sobreviver no mundo, e as consequências desses compromissos e as pessoas que nos tornamos por causa deles.

O livro recebeu críticas positivas da Booklist e da Kirkus Reviews. O Library Journal se referiu a ele como um "romance caloroso e surpreendentemente divertido sobre a crise da meia-idade."[12] A Publishers Weekly afirmou que "a comédia de modos contemporâneos de Zadoorian ressoa em virtude de seus personagens introspectivos e representações dos pequenos momentos da vida que, juntos, têm grande significado."[13]

Obras[editar | editar código-fonte]

Romances[editar | editar código-fonte]

  • Secund Hand (2000)
  • The Leisure Seeker (2009)
  • Beautiful Music (2018)
  • The Narcissism of Small Differences (2020)

Conto[editar | editar código-fonte]

  • The Lost Tiki Palaces of Detroit (2009)

Premiações[editar | editar código-fonte]

  • Vencedor do Michigan Author Award, da Biblioteca de Michigan (2022).
  • Michigan Notable Book Award, Beautiful Music (2018).
  • Vencedor do prêmio Great Lakes Great Reads em ficção adulta por Beautiful Music (2018).
  • Kresge Fellowship em Artes Literárias (2013).
  • International Dublin Literary Award (2011).
  • Michigan Notable Book Award, por The Lost Tiki Palaces of Detroit (2010).
  • Vencedor do Prêmio Literário Anahid (2010).[14]
  • Selecionado para o Prêmio Chronos de Literatura, França (2009).
  • Prêmio de Ficção do Great Lakes Colleges Association (GLCA) (2001).[15]
  • Melhores livros de 2000, da Detroit Free Press (2000).
  • Livros favoritos de 2000, do Chicago Tribune (2000).
  • Prêmio Pre-Press Short Fiction Award (1995).

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Contributor, Guest (29 de abril de 2014). «Anahid Award Ceremony Celebrates Armenian-American Writers». The Armenian Weekly (em inglês). Consultado em 14 de abril de 2023 
  2. Eckhoff, Sally (26 de março de 2000). «Castoffs». New York Times. Consultado em 28 de dezembro de 2016 
  3. Noble, Barnes &. «2000 B&N Discover Great New Writers Selections, Barnes & Noble Discover Great New Writers Selections, Books» 
  4. Wallen, Amy (17 de fevereiro de 2009). «'The Leisure Seeker: A Novel' by Michael Zadoorian». Los Angeles Times 
  5. «The Lost Tiki Palaces of Detroit - Wayne State University Press» 
  6. «Michael Zadoorian - Kresge Arts in Detroit» 
  7. Calvario, Liz (22 de setembro de 2016). «The Leisure Seeker: Sony Pictures Classics Acquires Helen Mirren Drama - IndieWire» 
  8. Jaafar, Ali (12 de maio de 2016). «Helen Mirren & Donald Sutherland Team For 'The Leisure Seeker' – Cannes» 
  9. «Beautiful Music» 
  10. «Beautiful Music» 
  11. Sacks, Sam (11 de maio de 2018). «Fiction Chronicle: Measure for Measure». Wall Street Journal 
  12. «Library Journal» 
  13. «Fiction Book Review: The Narcissism of Small Differences by Michael Zadoorian. Akashic, $28.95 (304p) ISBN 978-1-61775-817-1» 
  14. Hairenik (21 de maio de 2014). «Anahid Literary Awards Celebration at Columbia University». Sony Pictures 
  15. «Winners of the GLCA New Writers Award, (2001)» (PDF). Great Lakes College Association. Consultado em 28 de dezembro de 2016