Saltar para o conteúdo

Cão-lobo de Kunming

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cão-lobo de Kunming

O Cão-lobo de Kunming (em chinês: 昆明狼狗, pinyin: Kūnmíng lánggǒu), também conhecido como o cão Kunming (em chinês: 昆明犬, pinyin: Kūnmíng quǎn)[1] é uma raça reconhecida de cão-lobo originária da China.[2] Eles foram treinados como cães assistentes militares para executar uma variedade de tarefas, como a detecção de minas. Alguns também são treinados para serem cães de bombeiros e cães de resgate.[3] Hoje eles são comumente mantidos como companheiros de família por muitos donos de animais na China.

Aparência[editar | editar código-fonte]

Os cães-lobo de Kunming geralmente são cães de médio porte que se enquadram na categoria spitz. Sua altura é de 64-68 centímetros (25-27 polegadas) e seu peso é de 30-38 quilos (66-84 libras). A cabeça e o corpo dos cães Kunming são semelhantes em aparência ao pastor alemão, exceto pelo fato de serem mais altos nas costas. Eles têm pelos sazonais que se tornam um casaco de duas camadas durante o final do outono e início do inverno, mas que se deslocam para peles mais curtas durante o final da primavera. A cauda é longa como seus primos pastores alemães. Ocasionalmente, os cães-lobo de Kunming levantam suas caudas encaracoladas quando estão excitados, mas geralmente os carregam em suas costas como fazem seus ancestrais lupinos. Os casacos são marcados com uma parte traseira preta e focinho, com outras cores que vão desde um canudo claro até o óxido profundo.[4]

História[editar | editar código-fonte]

A maioria das raças exatas usadas no grupo genético do cão-lobo de Kunming são ambíguos devido à falta de pedigrees adequados e o fato de que a maioria deles eram cruzes, embora se saiba que o pastor alemão e algumas raças de cães-lobo desempenha um papel importante na origem da raça. O cão-lobo de Kunming foi criado no início de 1950 para atender a necessidade de cães militares no Yunnan.[5] Um grupo de dez misturado com raças desconhecidas foram trazidos para Kunming a partir de programa de treinamento militar em cães tipo Beijing Pastor K9 em 1953. Estes dez cães eram insuficientes para atender a demanda, então cinquenta cães domésticos Kunming apropriadas foram recrutados e quarenta cães semelhantes na cidade de Guiyang, província de Guizhou (como o top ten, a composição exata do estes cães são desconhecidos para além de serem cruzes). Após o treinamento, os melhores vinte destes noventa cães foram selecionados. Dez cães-lobo criados em Pequim, vinte "cães civis" e outros dez "pastores" da Alemanha Oriental foram incorporados ao grupo do qual o cão Kunming foi desenvolvido. O Departamento de Segurança Pública chinês reconheceu oficialmente o cão Kunming como uma raça em 1988.[6] Os cães de Kunming são usados ​​pelo exército e pela polícia chineses, e também começaram a usá-los como vigias civis.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «昆明犬 - 动物百科». www.chinabaike.com. Consultado em 11 de novembro de 2018 
  2. «Wolfdogs». Snowdog. Consultado em 11 de novembro de 2018 
  3. «昆明犬(图片)保留了早期工作德国牧羊犬基因但退化已令人士担忧--军犬网—军犬德牧». 13 de fevereiro de 2009. Consultado em 11 de novembro de 2018 
  4. «Shepherd Dogs and wolf-like dogs». dogbreeds.bulldoginformation.com. Consultado em 11 de novembro de 2018 
  5. «Kunming Wolf-dog - Sarah's Dogs». www.sarahsdogs.com (em inglês). Consultado em 11 de novembro de 2018 
  6. «【昆明犬】昆明犬价格,中国狼青智商,昆明犬图片,昆明犬好养吗_狗民学院». dog.goumin.com. Consultado em 11 de novembro de 2018