Discussão:Bangu

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 9 de setembro de 2013 de 177.192.174.31 no tópico Grande trecho sem fontes

Poxa tenho muitas curiosidades na historia de Bangu, dentre uma delas nos marcos historicos ao longo da avenida real de santa cruz. Ja ouvi falar do marco sete do marco seis,mais gostaria de saber as localizações exatas dos mesmos.--Michele p silva (discussão) 19h09min de 20 de Outubro de 2008 (UTC)Michele

S.O.S G.R.E.S Unidos de Bangu[editar código-fonte]

Olá! meu nome é JEAN CARLOS DE SOUZA MATTOS sou morador de BANGU desde "moleque", sei que este bairro apesar de muito descriminado atualmente, possui uma história riquíssima e que foi de suma importância para o desenvolvimento do município do RIo de Janeiro. O meu motivo de escrever para este site seria questionar informações sobre o esquecido G.R.E.S Unidos de Bangu, que hoje não existe mais, sua quadra está desativada, destruida e abandonada. Meu interesse pela escola de samba de Bangu é o passado que liga-me a ela, sou neto de um dos Presidentes dessa Escola, FLORIANO DE MATTOS. Tenho certesa que herdei dele sua loucura por carnaval, sou muito mais que um simples folião, ao assistir uma escola de samba entrar na avenida numa noite (ou dia) de desfile) meu coração palpita de felicidade. Mesmo assim, meu olhar também, não só de alegria, e sim de crítica. Contudo, peço através deste informações do passado do G.R.E.S Unidos de Bangu. Hoje estou estudando para a elaboração de um samba-enredo contando a história e estórias de Bangu. Para isso peço sua contribuição mais uma vez.comentário não assinado de 201.5.25.229 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Piora constante do conteúdo[editar código-fonte]

Eu reformei aqui o artigo, há editores que constantemente pioram o artigo acrescentando um texto "pronto", como se fosse um VDA, opinativo, sem refs, que pioram a qualidade. Esse artigo precisa ser constantemente vigiado. 177.192.174.31 (discussão) 19h47min de 9 de setembro de 2013 (UTC)Responder

Grande trecho sem fontes[editar código-fonte]

No mesmo ano, foi também inaugurada pela Fábrica Bangu uma escola para os filhos dos operários denominada Presidente Rodrigues Alves, em 30 de junho, tendo sido seu primeiro diretor o Professor Jacintho Alcides.

Em 2 de fevereiro de 1907 é fundado o Grêmio Philomático Rui Barbosa, uma casa de cultura, com sede numa casa da Vila Operária na esquina da Rua Estevão com a Estrada Rio-São Paulo (Av. Cônego de Vasconcelos com Rua Francisco Real). É inaugurado no dia 1° de maio o prédio que abrigará a Sociedade Musical Progresso do Bangu que passa a chamar-se Casino Bangu. O prédio é o do n° 127 da Rua Estevão (atual Av. Cônego de Vasconcelos).

Em 1908 são criados o Curato de Bangu e a Paróquia de São Sebastião e Santa Cecília. Em 1909, no dia 9 de março, foi criado o Grupo Carnavalesco Prazer das Morenas.14 Em 1910 foi oficialmente inaugurada, a 10 de março, a Igreja de São Sebastião e Santa Cecília. Na missa inaugural estiveram presentes o Comendador Costa Pereira, Presidente da Fábrica Bangu, e sua esposa que doaram a imagem de Nossa Senhora, que foi colocada no centro do altar. Também é inaugurada no Marco 6 A Igreja Evangélica Brasileira, no ano de 1923.

Em 1916, em virtude da guerra na Europa surgem algumas dificuldades com a navegação marítima que traz matéria-prima para a fábrica No ano seguinte, a Escola Presidente Rodrigues Alves é doada à Prefeitura do Distrito Federal e passa a chamar-se Martins Junior. Em 1919, é inaugurada a Igreja Evangélica na Rua Silva Cardoso.

Os irmãos Rugiero fecham o Cinema Recreio e inauguram o cinema Bangú na Rua Estevão, no ano de 1920. No mesmo ano são ainda iangurados alguns centros espíritas: Luz e Amor, na Rua Silva Cardoso; Pedro de Alcântara, na Rua Ribeiro Dantas; João Batista na Estrada do Engenho. Também é inaugurada a Ação Cristã Vicente Moreti, na Rua Maravilha.

Em 1925 é inaugurado o Grêmio Literário Rui Barbosa em Substituição ao Grêmio Philométrico. Em 1932, a 17 de abril, é inaugurada a Igreja Presbiteriana de Bangu, na Rua Júlio César.No ano de 1933, com uma subestação inaugurada na Rua Progresso, atual Rangel Pestana, a Light passa a distribuir energia elétrica em Bangu. No mesmo ano é ainda criado o Ceres Futebol Clube, com sede e campo na Rua da Chita.

Em 1935 foi inaugurada a Agência da Caixa Econômica em prédio doado pela Fábrica na esquina da Rua Fonseca com Francisco Real. [...] Um ano depois, chega a Bangu o presidente Getúlio Vargas para inaugurar o Centro de Saúde e Hospital Almeida Magalhães para tratamento de tuberculose, construído em terreno doado pela Fábrica. O presidente também inaugurou uma placa de bronze no Centro de Saúde na Rua Silva Cardoso, n° 145.

Em 1942 é inaugurada a Escola do SENAI, hoje Colégio Leopoldina da Silveira, em prédio doado pela Fábrica, na Rua da Feira. Começa então a construção dos núcleos residenciais para os operários e 114 casas já estão construídas. Em janeiro de 1945 é inaugurada a Igreja São Lourenço, na Av. Ministro Ary Franco. Dois anos depois, em 23 de setembro de 1947, foi inaugurado o Centro Espírita Prece aos Sofredores, passando mais tarde a ter sua sede na Rua dos Tintureiros.

Em 22 de setembro de 1949 foi inaugurada a Obra de Assistência a Infância de Bangu idealizada pelo Dr. Antônio Gonçalves da Silva, na Rua Silva Cardoso, e em 1951, o Ginásio Daltro Santos. Em 14 de fevereiro de 1968 é fundada a Associação Comercial e Industrial da Região de Bangu – ACIRB. Em 15 de outubro do ano seguinte é fundado o Lions Clube Bangu.

Outras inaugurações foram: 1979, do Fórum na Rua Silva Cardoso; 1983: Monumento dos Pracinhas, na Praça da Fé. 1991 (22 de abril) o Calçadão na Av. Cônego de Vasconcelos; o CIEP Célia Martins Mena Barreto em junho; 1994, Centro Cultural da Região de Bangu (24 de maio), com sede na Rua Silva Cardoso; CIEP Dr. Guilherme da Silveira, no Jardim Bangu, em outubro; a nova agência do Banerj, em 7 de novembro, no calçadão.

Pode ser que alguma das referências bibliográficas referencie esse trecho, mas não está especificada a página certa onde a informação pode ser verificada. Alguns trechos parecem demasiadamente supérfluos. 177.192.174.31 (discussão) 20h37min de 9 de setembro de 2013 (UTC)Responder