Discussão:Clássico da Rivalidade

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 15 de abril de 2014 de Alexandre M. B. Berwanger no tópico Ordem alfabética?

Ordem alfabética?[editar código-fonte]

Ordem alfabética em clássicos de futebol não é um princípio e nem está entre as regras da Wikipédia, ainda mais quando se fala em um clássico de grande porte como Flamengo x Botafogo. Em todos os artigos de grandes clássicos as agremiações mais antigas são postas como mandantes (vide páginas de clássicos paulistas na Wiki). Em jogos particulares, como é o caso da seção de maiores públicos, o primeiro nome deve ser sempre o do clube que manda a partida. Aguardo resposta de alguém e uma justificativa melhor para o mando de jogo.comentário não assinado de Gustavocrfex (discussão • contrib)

Gustavocrfex, estamos em uma enciclopédia. Ordem alfabética e cronológica são básicas, por estarem implícitas. Uma lista em ordem alfabética, salvo indicação em contrário é intuitiva (de se perceber), mas pela 3ª letra da 2ª palavra não é (apenas uma extrapolação para exemplificação). Isso significa: uma ordem alfabética é mais intuitiva que pela data de fundação de um clube. Um erro não justifica o outro: se algo está errado, não significa que outra também possa estar, ou seja, "vide páginas de clássicos paulistas" não é justificativa válida também. Em relação aos jogos, concordo. Devemos colocar no formato "mandante" x "visitante", mas, especificamente aqui, precisamos de fontes que corroborem isso, já que a a fonte do artigo está no formato "Flamengo x Botafogo" (a fonte se refere aos maiores públicos do Flamengo). Invertê-la (Bota x Fla) é plausível e aceitável, pela ordem alfabética. Agora, identificar o mandante é outra coisa, logo outra fonte. Abraços Mwaldeck msg 20h34min de 15 de abril de 2014 (UTC)Responder

Nada a acrescentar, notadamente tentando deixar explícito o critério da imparcialidade. Algumas páginas foram escritas há muitos anos, ainda sem critérios tão claros, mas são links conhecidos pelos que os acessam, que não devem ser alterados por uma única pessoa, sem que isso tenha algum motivo MUITO relevante e que passe por discussão.

Atenciosamente, Alexandre M. B. Berwanger (discussão) 21h13min de 15 de abril de 2014 (UTC)Responder