Discussão:Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Por favor, leiam o Artigo 13 da Constituição Federal. (não assinou - foi escrito pelo anônimo de IP 201.8.31.10)

O artigo 13 diz:

Art. 13. A língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil.
§ 1º - São símbolos da República Federativa do Brasil a bandeira, o hino, as armas e o selo nacionais.
§ 2º - Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão ter símbolos próprios.

O tal anônimo escreveu essa frase simpática para, depois, trocar o termo "site" por "sítio" na artigo principal. Alteração devidamente revertida porque "site" é o termo que se usa no Brasil e, apesar de ser um termo em inglês, está presente nos principais dicionários, no vocabulário ortográfico da ABL e, principalmente, no dia-a-dia. Alterar "site" por "sítio" equivale a trocar termos portugueses por brasileiros e vice-versa, o que é condenado pela Wikipédia.

PS: Fiz a alteração também nos outros artigos que ele modificou. Lucio Luiz 19:19, 6 Novembro 2005 (UTC)


Meu caro, tenho de concordar com você que o vocábulo "site" é o mais utilizado no Brasil. São poucos os que preocupam-se em preservar a sua língua e falar corretamente, sem anglicismos e estrangeirismos.

Em Portugal, por exêmplo, o termo sítio é muito mais usado, pois o povo português preserva a língua, um pouco diferente do brasileiro, que "ama" termos estrangeiros (vide: "site", "e-mail", "mouse", etc.).

Não deveria ser assim, mas é. Lamentavelmente. Me desculpe se eu infringi regras da Wikipédia. É que eu particularmente odeio termos estrangeiros, quando temos palavras equivalentes em Português. Quanto a ABL, ela deveria se preocupar na adaptação ou tradução desses termos estrangeiros, notadamente na informática. E não grafar, em seu vocabulário ortográfico, termos estrangeiros como site, etc e tal. Isso é no mínimo rídiculo.

Em relação ao Campeonato de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, gostaria de perguntar: ...que Campeonato Carioca ?...Que Centenário ?...Esclarecendo: A Federação Carioca de Futebol (FCF) foi extina há muito tempo e no seu lugar foi criada a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), portanto, não existe mais o Carioca, gentílico relativo à 'Cidade' do Rio de Janeiro. No máximo seria Fluminense, gentílico relativo ao 'Estado' do RJ. Admiro o esforço da imprensa do Rio de Janeiro para promover o Campeonato de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, tentando convencer que se trata do Centenário do Campeonato Carioca...a verdade é que o Campeonato do Estado do RJ está esvaziado, apagado, devido às falcatruas do presidente da FERJ e dos diretores de clubes e da própria FERJ já denunciados e com seus nomes ligados às CPIs da vida que sempre acabam em pizza. Mas a imprensa não precisa ser conivênte, procurando enganar o pobre coitado do torcedor.

Rubens Viana da Silva rvianas@terra.com.br PS.: e sou Carioca, com 58 anos de praia...