Discussão:Hipóxia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 2 de junho de 2016 de 76.66.153.33 no tópico Video Available on Commons

Hipoxia (cs). [De hip(o)-1 + -ox(i)- + -ia1.] S. f. Med. Baixo teor de oxigênio. [Sin., impr.: anoxia. Var. pros. impr.: hipóxia.]

Hipoxia ou Hipóxia é um estado de baixo teor de oxigênio nos tecidos orgânicos que pode ocorrer por diversos fatores. Um desses fatores é a mudança repentina para ambiente com ar rarefeito (locais de grande altitude).

Portanto, Hipoxia é uma deficiência de oxigênio nos tecidos orgânicos. Pode ser causada por uma alteração em qualquer mecanismo de transporte de oxigênio, desde as vias superiores até os tecidos orgânicos ou por deslocamento para áreas com concentrações baixas de oxigênio no ar. Causa, inicialmente, perda da fosforilação oxidativa e da produção de ATP pelas mitocôndrias.

Hipoxia é uma condição que afeta o corpo como um todo (hipoxia generalizada) ou apenas uma região do corpo (hipoxia em tecido) que não recebe o fornecimento adequado de oxigênio.

A hipoxia que é caracterizada pela privação total de oxigênio é denominada de anoxia, porém, o Dicionário Aurélio Sec. XXI relata que anoxia pode ser utilizado também como sinônimo de hipoxia.

O Hormônio Eritropoietina ou, simplesmente, a Eritropoietina (glicoproteína) é produzida em estados de hipoxia. Uma pessoa com falência renal (hemodiálise dependente) produz tão pouca Eritropoietina que fica anêmica (chegando a ter 50% do nº normal de hemácias).

O estado de hipoxia leva à síntese de eritropoietina que induz a produção de glóbulos vermelhos, mas essa resposta leva 2, 4, 5 ou mais dias para ter ação plena. Isso ocorre, por exemplo, quando a Seleção Brasileira de Futebol disputa a Copa América ou as Eliminatórias da Copa do Mundo e joga nos países com estádios na Cordilheira dos Andes com altitudes elevadíssimas e ar rarefeito, nos quais, a quantidade de oxigênio é significativamente menor que em localidades ao nível do mar.

Bibliografia (Referências Bibliográficas)

GUYTON, A. C. Fisiologia Humana. 6ª ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 1988.

CDCC, São Carlos, USP, Vitae, FAPESP, CNPq e Ford Foundation. Programa Educar. "http://educar.sc.usp.br".

PEAKMAN M., VERGANI D. Imunologia básica e clínica. Rio de Janeiro, RJ. Editora Guanabara Koogan. 1999.

TRABULSI, L. R. Microbiologia. 3ª Ed. São Paulo. Editora Atheneu. 1999.

WIKIMEDIA PROJECT & MEDIAWIKI. Wikipédia: a enciclopédia livre. "http://www.wikipedia.org/".

Video Available on Commons[editar código-fonte]

Hipóxia

Portuguese (PT) subtitles are available. Please consider adding this content. See en.wikipedia. 76.66.153.33 (discussão) 19h20min de 2 de junho de 2016 (UTC)Responder