Discussão:Madureira (Rio de Janeiro)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 29 de dezembro de 2011 de Rjclaudio no tópico Frankstein

Madureira se constituiu basicamente de duas Fazendas: a do Campinho e a do Portella, cujo proncipal cultivo era o da cana-de-açucar. O nome completo do arrendatário da Fazenda do Campinho era Lourenço de Madureira, conforme sua Certidão de Casamento. A Fazenda não se desenvolveu, muito pelo contrário, o que desenvolveu o bairro foi a chegada da linha do trem e o loteamento da Fazenda, após a libertação dos escravos. A primeira estação de trens em Madureira foi a Parada do Cunha - homenagem a Domingos Lopes da Cunha e se deu em 1890, cuja linha era complementar e ligada ao Laboratório Pirotécnico do Campinho, que a utilizava para embarque do armamento que seguiria para o Centro do Reino, dando subsistência à Guerra do Paraguai. O que deu origem ao Madureira Esporte Clube foi a união de 3 Clubes, sendo o Fidalgo um deles. O Viaduto Negrão de Lima foi inaugurado em 1958.

Frankstein[editar código-fonte]

Este artigo destina-se ao bairro. Sua história, suas caractéristicas... Não é uma colcha de retalhos para falar de outros assuntos.

Flávio, o Maddox (msg!) 16h21min de 3 de novembro de 2011 (UTC)Responder

Algo contra essa versão? Um parágrafo sobre o principal centro comercial do bairro, na seção sobre economia, tem algo de errado? Rjclaudio msg 21h08min de 29 de dezembro de 2011 (UTC)Responder