Discussão:Zé Carioca

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Observação[editar código-fonte]

Percebi que o texto sobre o músico paulista que teria inspirado o Zé e que inclusive o dublou no desenho foi retirado. A título de que? Se o texto era VDA, porque não escrever uma versão se atendo aos fatos? A referência ao artigo de O Tico Tico e o site estão erradas? Eu mesmo já havia visto a história numa apresentação feita pelos Editores da Abril em uma das revistas dos Anos de Ouro. Ali falava também de um tal Dr. Jacarandá. Eu ia incluir essa informação assim que localizasse a edição na minha coleção, mas pelo visto não interessa aos editores desse artigo.

Eles preferiram deixar o seguinte texto, que de tão absurdo até o reproduzi aqui:

"Zé Carioca foi criado pelo proprio Walt Disney dentro do Copacabana Palace Hotel..."

Realmente um exemplo de precisão histórica da wiki. Só faltou dizer o número do quarto e que ele tinha uma mulata no colo tocando reco-reco.

"...o desenhista disse que amou tanto o Rio de Janeiro, que tinha que deixar um presente para os cariocas.".

É comovente. De tanto chorar, não consigo mais contribuir para esse artigo.

Será que seria pedir muito uma fonte para as preciosas informações acima?

Ah, e eu tinha a informação de que os desenhistas da primeira capa do Pato Donald eram argentinos, contratados pela Abril. Mas nem vou colocar porque vão dizer que é "piada"...Pesquisar está fora de questão.

--Arthemius x (discussão) 11h59min de 3 de Abril de 2008 (UTC)

O desenhista da primeira capa do Pato Donald de fato era argentino, Luis Destuet[1], mas ele foi o único portenho a fazer isso. Após ele, foram chamados desenhistas brasileiros, como Jorge Kato, para desenhar o papagaio.

Quanto ao texto do músico, se não for VDA e se tiver referências verificáveis, por mim pode ficar. Só acho que não pode ser maior, nem ter mais importância que o artigo do Zé Carioca em si. Tb concordo que aquela do Disney no quarto do Hotel é meio forçada. Além da gente saber que há versões e versões para a origem do personagem. -- Gerbilo>msgs 14h26min de 3 de Abril de 2008 (UTC)

Conheço o Jorge Kato dos anos 60, mas ainda não olhei no Inducks para ver a data inicial dos créditos dele. (Que coisa, ter que ver site estrangeiro para isso...). Mas antes dele muita coisa deve ter rolado. Quanto ao texto, eu o achava cópia de algum lugar, se bem que creio ter sido a própria autora do site indicado quem o colocou. E concordo que também falava muito do músico. O que eu sugeri foi, caso se constate a cópia, pegar os fatos dali e que tem a ver com o assunto Zé Carioca e não somente com a vida do músico, colocar um texto informativo e resumido. Se não são totalmente confiáveis, eu acho que devem constar pelo menos as referências para posterior pesquisa. Não acho que seja uma simples versão, poi como eu disse me lembro de que a própria Editora Abril citou a mesma como verdadeira na sua publicação especial. E a mesma não costumava dar informações despropositadas...

Quanto ao hotel, até acho que tenham feito algum tipo de escritório de trabalho para a equipe e não somente para o Walt, mas pelo que sei a função da equipe era reunir informações sobre o país para um desenho, que foi desenvolvido nos EUA. E provavelmente o formato final do Zé foi decidido lá. Pela equipe e não pelo Walt, que deve ter dado apenas a palavra final. Ou seja, o Zé deve ter sido uma criação coletiva da equipe do desenho. Mas não acho isso relevante, e quem o achar que coloque as fontes.

Ah, e já que pesquisou sobre o argentino, porque não o insere no texto principal? Não acha uma informação interessante?

--Arthemius x (discussão) 15h13min de 3 de Abril de 2008 (UTC)

Referências