Geneviève de Galard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Geneviève de Galard
Geneviève de Galard
Geneviève de Galard en 1954.
Nascimento Geneviève Marie Anne Marthe de Galard Terraube
21 de abril de 1925
Paris, França
Morte 30 de maio de 2024 (99 anos)
Cidadania França
Cônjuge Jean de Heaulme de Boutsocq
Ocupação military nurse
Prêmios
Lealdade França

Geneviève de Galard, (Paris, 21 de abril de 192530 de maio de 2024) foi uma enfermeira militar francesa que, durante a Guerra da Indochina, foi cognominada "o Anjo de Dien Bien Phu".

Biografia[editar | editar código-fonte]

As circunstâncias da Segunda Guerra Mundial obrigaram a sua família a deixar Paris e ir para Toulouse.

Geneviève de Galard obteve o diploma de enfermeira e tornou-se assistente de bordo na evacuação de feridos (convoyeuse) na força aérea francesa. A seu pedido foi colocada na Indochina a partir de maio de 1953, no coração da guerra que opõe as forças francesas às do Việt Minh.

Estacionada em Hanói, efectua evacuações sanitárias por avião a partir do aeroporto de Pleiku. A partir de janeiro de 1954, participa nas evacuações da Batalha de Dien Bien Phu. As suas primeiras vítimas transportadas são principalmente soldados que sofrem de doenças. Mas a partir de meio de março, a maior parte de entre eles são feridos de guerra. Às vezes os aviões sanitários da Cruz Vermelha devem poisar no meio das barragens de artilharia Việt Minh.

A 27 de março de 1954, o C-47 sanitário da Cruz Vermelha, com Geneviève de Galard a bordo, tenta aterrar de noite na curta pista de Dien Bien Phu. A aterragem é muito longa e o motor esquerdo do avião fica gravemente danificado. Não podendo o conserto ser feito no local por via das condições (terreno inapropriado), o avião é abandonado e, na madrugada, a artilharia Việt Minh destrói-o assim como a pista, tornando-os irreparáveis.

Geneviève de Galard apresenta-se então como voluntária para servir como enfermeira no hospital de campanha comandado pelo Doutor Paul Grauwin. Ainda que o pessoal médico masculino fosse inicialmente hostil – ela era a única mulher no campo – eles acabarão por fazer as adaptações de alojamento para ela. Também lhe arranjarão uma espécie de uniforme a partir de fatos-macaco camuflados, calças, sapatilhas e uma t-shirt. Geneviève de Galard fez o seu melhor em condições sanitárias irrisórias, consolando os que estavam a morrer e tentando manter o moral perante as perdas humanas crescentes. Mais tarde, muitos homens a elogiarão pelos seus esforços.

A 29 de abril de 1954, Geneviève de Galard é feita cavaleiro da Legião de Honra e é condecorada com a Cruz de Guerra pelo comandante do campo entrincheirado de Dien Bien Phu, o General de Castries. No dia seguinte, durante a celebração da Batalha de Camerone, a festa da Legião Estrangeira, Geneviève de Galard é nomeada legionário de 1ª classe honorária ao lado do Tenente-coronel Bigeard, comandante do 6º BPC.

As tropas francesas de Dien Bien Phu capitulam finalmente a 7 de maio de 1954. O Việt Minh autorizará entretanto de Galard e o pessoal médico a continuar a cuidar dos feridos. Geneviève recusará sempre qualquer cooperação, quando alguns Việt Minh começam a utilizar os medicamentos para o seu próprio uso, ela escondê-los-á na sua padiola.

A 24 de maio de 1954, Geneviève de Galard é evacuada para Hanói, em parte contra a sua vontade.

A 29 de Julho de 1954, o presidente Eisenhower atribui-lhe a Medalha Liberdade (Medal of Freedom) por ocasião de uma cerimónia no roseiral da Casa Branca em Washington.

É elevada em 2008 à dignidade de Grande Oficial da Ordem Nacional do Mérito e em 2010 à dignidade de Grande Oficial da Legião de Honra.

Viveu em Paris com o seu marido, Jean de Heaulme – um oficial paraquedista que conheceu na Indochina – com quem casou a 14 de junho de 1956 na igreja dos Inválidos em Paris.

Morte[editar | editar código-fonte]

Geneviève morreu no dia 30 de maio de 2024, aos 99 anos.[1]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Une femme à Dien Bien Phu, ed. Les Arènes, 2003 ISBN 2-912485-54-1
    (Livro que obteve o Grande Prémio da Academia das Ciências Morais e Política em 2004).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. «Geneviève de Galard, « l'ange de Dien Bien Phu », est morte». Le Monde.fr (em francês). 31 de maio de 2024. Consultado em 31 de maio de 2024