Matthew Lipman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Matthew Lipman (Vineland, Nova Jersey, 24 de agosto de 1923 - West Orange, Nova Jersey, 26 de dezembro de 2010 [1]) foi um filósofo americano, reconhecido como fundador da filosofia para crianças. Sua decisão de trazer a filosofia para os jovens decorreu de sua experiência como professor na Columbia University, onde Lipman constatou a dificuldade dos seus alunos para raciocinar. Assim, procurou desenvolver-lhes a habilidade de raciocínio particularmente através do ensino da lógica. A crença de que as crianças têm a capacidade de pensar abstratamente desde muito cedo levou-o à convicção de que incluir a lógica na educação infantil ajudaria a melhorar sua habilidade de raciocinar.

Em 1972, Lipman trocou Columbia pelo Montclair State College, onde criou o Institute for the Advancement of Philosophy for Children (IAPC),[2] e começou a introduzir a filosofia nas classes K-12 (educação primária e secundária) de Montclair. Naquele ano, ele também publicou seu primeiro livro Harry Stottlemeier's Discovery, especificamente destinado a ajudar as crianças na prática da filosofia. O IAPC continua a atuar em âmbito internacional para promover a filosofia para crianças.

Referências

  1. Obituário, por Douglas Martin. The New York Times, 14 de janeiro de 2011.
  2. «Institute for the Advancement of Philosophy for Children». Consultado em 17 de dezembro de 2011. Arquivado do original em 10 de abril de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre filosofia/um(a) filósofo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.