Miguel do Carmo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Miguel do Carmo
Miguel do Carmo
Foto da Carteira Funcional da Companhia Paulista
Informações pessoais
Nome completo Jorge Araújo Miguel do Carmo
Data de nascimento 10 de abril de 1885
Local de nascimento Jundiaí, São Paulo, Brasil
Nacionalidade brasileiro
Data da morte 1932 (47 anos)
Local da morte Jundiaí, São Paulo, Brasil
Apelido Migué do Carmo
Informações profissionais
Posição volante

Jorge Araújo Miguel do Carmo (Jundiaí, 10 de abril de 1885Jundiaí, 1932), mais conhecido por Miguel do Carmo, ou ainda Migué do Carmo, foi um futebolista e fiscal de linha de trens brasileiro. Ele atuava na posição de "center-half" (volante), e é considerado por algumas fontes o primeiro jogador negro do futebol brasileiro[1].

Em 1900, ele foi um dos fundadores da Associação Atlética Ponte Preta, tradicional clube da cidade de Campinas. Ele chegou a cidade para trabalhar como segundo fiscal de linha da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, no fim do Século XIX[2][3]. Por esta empresa, ele trabalhou de 1898 até 1925

Segundo o historiador José Moraes dos Santos Neto, atuou com a camisa da Ponte Preta até meados de 1904, quando foi transferido para Jundiaí, pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro[4].

Morte[editar | editar código-fonte]

Migué morreu em 1932, com apenas 47 anos, por complicações após uma cirurgia no estômago[2].

Homenagens[editar | editar código-fonte]

  • Em 2014, a Escola de Samba Ponte Preta Amor Maior, da cidade de Campinas, fez uma homenagem a Miguel do Carmo com o enredo "A democracia racial nos trilhos da profissionalização do futebol campineiro"[5].
  • No dia 10 de agosto de 2014, em comemoração aos 114 anos da Ponte Preta, o filho de Migué, Geraldo do Carmo, recebeu o título de cidadão ponte-pretano em nome do pai[6].

Referências

  1. terceirotempo.uol.com.br/ Que Fim Levou? Migué do Carmo
  2. a b observatorioracialfutebol.com.br/ Os primeiros negros do futebol mundial
  3. JA (24 de junho de 2018). «O 1º NEGRO a jogar futebol num clube do Brasil nasceu em Jundiaí». Jornal Jundiaí Agora | Nada mais que a verdade | Notícias Jundiaí e Região, Jornal Jundiaí Agora, Jundiaí Notícias, Atualidades Jundiaí. Consultado em 8 de outubro de 2022 
  4. folha.uol.com.br/ Ponte Preta - Clube campineiro quer ser reconhecido por colocar em campo o primeiro negro do futebol brasileiro
  5. http://www.ptbsp.com.br/adm_noticias/sistema/relatorios/noticia.asp?id=4493 Site do Partido Político - PTB de São Paulo (Visitado em Junho de 2015)
  6. pontepreta.com.br/ Homenagem à Miguel do Carmo
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre um futebolista brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.