Anhagabaú (bairro de São Paulo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados de Esse Artigo se refere ao Vale do Anhagabaú, veja Vale do Anhangabaú.
Anhangabaú
Bairro de São Paulo
Estilo arquitetônico predominante Brutalistico e Histórico
Imigração predominante  Japão
 Itália
 Angola
Habitantes 16 mil
Distrito
Subprefeitura
Região Administrativa Centro

O bairro do Anhagabaú,[1] mais conhecido só como Vale do Anhangabaú, é um bairro da cidade de São Paulo. Possui a Estação Anhagabaú[2] da Linha 3-Vermelha do Metrô e Estação São Bento da Linha 1-Azul.[3]

O bairro abriga o Shopping Light, um dos mais antigos da cidade, o prédio da Prefeitura e também o Vale do Anhangabaú,[4] um dos mais importantes da cidade.

Localizado no centro de São Paulo, entre os Viadutos do Chá e Santa Ifigênia, o Vale do Anhangabaú é um lugar de manifestações e shows populares e reúne o prédio da Prefeitura de São Paulo, o Theatro Municipal, a Escola de Dança de São Paulo,[5] o Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, um campus universitário e é rodeado por grandes edifícios. Por seu subsolo corre ainda o Rio Anhangabaú, nome indígena que significa, em tupi, rio ou água do mau espírito.

O bairro tem a Avenida São João, a Praça Bandeira e o Terminal Bandeira.

Referências

  1. «Gestão Urbana SP». Consultado em 14 de maio de 2024 
  2. «Estação Anhangabaú – Metrô». Consultado em 14 de maio de 2024 
  3. «Estação São Bento – Metrô». Consultado em 14 de maio de 2024 
  4. Governo do Estado. https://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/pontos-turisticos/vale-do-anhangabau/  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  5. «SP Escola de Dança | Desperte sua Paixão pela Dança | Aulas Profissionais e Cursos para Todos os Níveis». São Paulo Escola de Danca. Consultado em 14 de maio de 2024