Saltar para o conteúdo

Armin Hofmann

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Armin Hofmann
Armin Hofmann
Armin Hofmann en 1989.
Nascimento 29 de junho de 1920
Winterthur
Morte 18 de dezembro de 2020 (100 anos)
Lucerna
Cidadania Suíça
Cônjuge Dorothea Hofmann
Alma mater
  • Kunstgewerbeschule Zürich
Ocupação designer gráfico, professor
Prêmios
  • doutor honoris causa (A Universidade das Artes, 1987)
  • membro honorário (Royal Society of Arts, 1988)
  • Swiss Grand Award for Design (2013)
  • honorary Royal Designer for Industry (1988)
Empregador(a) Basel School of Design

Armin Hofmann (Winterthur, 29 de junho de 1920 - Lucerna, 18 de dezembro de 2020) foi um designer gráfico suíço.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Junto com Emil Ruder, Hoffman ajudou a fundar a Escola de Basel (Schule für Gestaltung Basel) e ajudou a criar o estilo suíço de tipografia.

Foi uma figura central do design gráfico suíço na segunda metade do século XX; o seu trabalho exerceu forte influência na cena do design internacional. Como designer, pedagogo e autor, Hofmann devotou o seu trabalho profissional ao conceito e à prática da integridade artística no design gráfico.

Os cartazes de Hofmann, as publicações, letterings, símbolos e grafismos arquitetônicos são a expressão de uma linguagem gráfica muito pessoal e do seu conceito de pureza formal.

Hofmann usou uma rede matemática para fornecer uma estrutura unificada e organizada. A ilustração a mão desapareceu sendo substituída pela fotografia de estúdio preto e branco, enquanto que fontes tradicionais foram substituídos por limpo e simples estilos sans-serif (sem serifa).

Através de sua inspiração artística e habilidade, Hofmann acentuava os contrastes e tensões entre os elementos para criar declarações ousadas, cheias de surpresa e sutileza, que comunicava bem tanto perto quanto a distância.

Seu pôster de 1959 para o balé Giselle, por exemplo, é uma justa posição de um pano macio, com fotografia, tipografia e arestas duras, geométricas e imóveis. Trabalhado de forma cuidadosamente equilibrada, o ponto sobre a letra “I” no título que encaixa na foto.

Além disso este novo estilo era perfeitamente adequado para o mercado cada vez mais global do pós-guerra. As corporações necessitando de identificação internacional, e eventos globais como as olimpíadas chamando para um vocabulário universal gráfico que o estilo tipográfico prestados por Hofmann fornecia. Hofmann começou a ensinar os seus princípios tipográficos na Basileia em 1946, e foi considerado o pioneiro desta escola para o que viria a ser o Estilo Suíço.

Armin morreu aos 100 anos em 18 de dezembro de 2020.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.