Carlo Crivelli (pintor)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carlo Crivelli
Nascimento década de 1430
Veneza (República de Veneza)
Morte década de 1490
Ascoli Piceno (Estados Papais)
Cidadania República de Veneza
Irmão(ã)(s) Vittore Crivelli
Ocupação pintor
Obras destacadas Adoração dos Pastores, Anunciação de Ascoli, Virgem com o Menino, Pala di San Pietro di Muralto, The Vision of the Blessed Gabriele, Madonna with Child
Movimento estético Arte gótica
Assinatura
 Nota: Para o Pintor Carlo Crivelli (cardeal), veja Carlo Crivelli (cardeal).

Carlo Crivelli foi um pintor venesiano da Renascença Italiana, durante o Quattrocento.

Crivelli nasceu em 1435 em Veneza. Sua primeira obra datada é um altar na Igreja de San Silvestro em Massa, perto de Fermo. Trabalhou principalmente em Ancona e Ascoli. Há apenas duas obras em Veneza, na Igreja de San Sebastiano. Ele estudou com Jacobello del Fiore, quando era apenas um menino. Estudou também na escolas dos Vivarini (Alvise, Antonio e Bartolomeo), em Veneza e depois foi para Pádua, onde trabalhou com Francesco Squarcione. Depois, para Zara, na Dalmácia (agora parte da Croácia).

Pintava apenas com têmpera, apesar do interesse com a pintura a óleo, naquele tempo. Ao contrário da tendência naturalista de Florença, o estilo de Crivelli lembrava a sensibilidade Bizantina. Usava frutas e flores como acessórios de suas obras, o que era característico da oficina de Francesco Squarcione, em Pádua. Seu trabalho é quase exclusivamente religioso, pois era principalmente encomendado por ordens religiosas. Era possível que pertencesse à mesma família de outros pintores como Donato Crivelli e Vittorio Crivelli. Pietro Alemanno era também seu colaborador.

Sua obra sofreu um revivalismo durante a época dos Pré-Rafaelitas na Inglaterra. Vários deles, incluindo Edward Burne-Jones, eram admiradores de Crivelli.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Carlo Crivelli (pintor)