Saltar para o conteúdo

Discussão:Banzo (telenovela)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 29 de novembro de 2012 de Diogogeo no tópico Banzo para Banzo (Novela)

Desambiguação[editar código-fonte]

Esse artigo precisa de desambiguação... Banzo pode ter sido o nome de uma novela, mas também era um tipo de depressão, muitas vezes fatal, que atacava os escravos negros por saudade de sua terra natal.


Por acaso já vi uma referência ao banzo enquanto doença num livro dee Jorge Amado, no qual uma das personagens estava a morrer de banzo... O livro é "Tieta do Agreste" e a personagem sofria de nostalgia por ter vendido as cabras e o terreno só para agradar ao filho.

Fernanda

O termo carece de desambiguação. Muito para além de se limitar ao sentido de um estado de alma comporta outros significados em uso corrente. Como sub. temos: 1. - Cada uma das peças paralelas de suporte em vários objectos, como nas escadas as peças que suportam os degraus, nas serras manuais, etc. 2. - Nas vigas de suporte distinguem-se o banzo superior que funciona á compressão e o inferior que funciona á tração. 3. - Cada uma das peças de suporte de forças em vários equipamentos como cada um dos braços de andor, de maca, do esquife, do escano, etc. 4. - As peças horizontais de balaustres ou parapeitos, (mais usual em Portugal - Trás os Montes).

Como adj.:

a) - Manifesta tristeza, nostalgia, depressão ou saudade (mais usual na literatura do Brazil - região da Bhaía.)
b) - Surpresa, espanto, estado de pasmado, apalermado ou desorientado (mais usual em Angola por similitude com banzado da linguagem tribal dos Quimbundos).
c) - Desapontado, desiludido

Banzo para Banzo (Novela)[editar código-fonte]

A página foi movida para Banzo (Novela), resta agora iniciar o artigo Banzo. --Diogogeo (discussão) 14h09min de 29 de novembro de 2012 (UTC)Responder