Discussão:Irmãs Fox

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Imparcialidade[editar código-fonte]

A versão atual deste artigo pode e deve melhorar muito no que se refere à imparcialidade. Luis Dantas (discussão) 04h01min de 11 de Janeiro de 2008 (UTC)

Vou tentar dar uma olhada com calma mais tarde e ver como posso ajudar. Ats, Bruno SL (discussão) 15h23min de 15 de Janeiro de 2008 (UTC)
Comecei a imparcialização, o que continuarei depois. Bruno SL (discussão) 15h49min de 17 de Janeiro de 2008 (UTC)
Dou-me por satisfeito. Caso alguém acredite que existe algum ponto que precise ser melhorado é só indicar. Abraços . Bruno SL (discussão) 15h29min de 22 de Janeiro de 2008 (UTC)

O que nascia, o que se combatia e o que se defendia então era o espiritualismo (ver o mesmo artigo em inglês). Há controvérsias sobre os nomes espiritualismo e espiritismo. O conceito espiritualismo é genérico e abrange o conceito espiritismo. O primeiro contém o último e o último está contido no primeiro.


A parte que trata das "controvérsias" é obviamente parcial e nem comenta sobre as afirmações da dita carta


Existem céticos que afirmam que as irmãs Fox confessaram à imprensa estadunidense que fraudaram ao produzir as batidas. Estas supostas confissões teriam sido reportadas em artigos dos jornais New York Herald de 27 de Maio e 10 de Setembro de 1888, assim como no New York World de 22 de Outubro do mesmo ano.

Por que está no condicional "teriam sido reportadas".... Foram reportadas. Isso foi publicado pela imprensa, e está na versão em inglês deste artigo. Ou as mulheres mentiram ou não, mas que disseram o que disseram, isso com certeza aconteceu. Os fenômenos ocorridos em Hidesville foram estudados por cientistas de renome internacional que comprovam sua autenticidade, como os ingleses Willian Crooks e Wallace, o italiano Lombroso e o russo Alexander Aksakof.


Erros de tradução[editar código-fonte]

A página contém alguns erros de tradução. O Espiritualismo seria o nome certo do movimento iniciado com as Irmãs Fox. Creio que a confusão se deve à tradução errada do livro de Conan Doyle, em inglês The History of Spiritualism, que no Brasil acabou sendo impresso como a História do Espiritismo. Nesse livro, um capítulo inteiro é dedicado ao movimento ligado aos fenômedos de ordem espiritual na Europa, tendo Doyle chamado o capítulo de French, German and Italian Spiritualism, o que acredito que tenha causado em partes a confusão. Logo no primeiro paragráfo, no entando, Doyle esclarece que na Europa o grande expositor seria Allan Kardec, que adotou o tema de Espiritismo e que, diferentemente do Espiritualismo americano, tinha como elemento central a crença na reencarnação. Sendo que as Irmãs Fox em nada contribuíram com a Doutrina codificada com Kardec tendo como base esse pressuposto, o artigo está equivocado nessa enciclopédia online. Tomei a liberdade de fazer as devidas correções e me coloco a disposição para ajudar também na discussão de parcialidade expostos acima.


Possível VDA[editar código-fonte]

Possível WP:VDA da página http://www.espirito.org.br/portal/artigos/unidual/curso-11.html

A versão anterior a 18h44min de 3 de abril de 2013 não estava melhor? o comentário precedente deveria ter sido assinado por Argenti‎ (discussão • contrib.) 16 de abril de 2013 (UTC)