Saltar para o conteúdo

Gerd Tellenbach

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gerd Tellenbach
Gerd Tellenbach
Nascimento 17 de setembro de 1903
Berlin-Lichterfelde
Morte 12 de junho de 1999 (95 anos)
Friburgo na Brisgóvia
Cidadania Alemanha
Alma mater
Ocupação historiador da religião, medievalista, historiador, professor universitário
Prêmios
  • Ordem do Mérito de Baden-Württemberg (1995)
  • Grã-cruz do Mérito com Estrela da Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha (1968)
Empregador(a) Universidade de Freiburgo, Universidade de Münster, Universidade de Giessen

Gerd Tellenbach (17 de setembro de 1903 - 12 de junho de 1999) foi um historiador e estudioso alemão da história social e religiosa medieval, particularmente do papado e da igreja alemã durante a controvérsia da investidura e os movimentos de reforma dos séculos XI e XII. Tellenbach também fez contribuições inovadoras ao estudo da nobreza medieval e ajudou a estabelecer um novo campo de pesquisa dedicado ao mapeamento de redes sociais e laços familiares entre as elites medievais (Personenforschung). Depois de estudar história nas universidades de Freiburg e Heidelberg, ensinou em Gießen, Münster e, finalmente, na Albert-Ludwigs-Universität em Freiburg, onde atuou como Rektor (chanceler) em 1949-1950 e novamente em 1957-1958. De 1962 a 1971, ele foi diretor do Instituto Histórico Alemão, em Roma, um centro de pesquisa patrocinado pelo Estado, dedicado aos estudos alemão-italianos e à história do papado na Idade Média.

Influência acadêmica[editar | editar código-fonte]

Dada sua carreira extraordinariamente longa e produtiva, Tellenbach é considerado um dos historiadores alemães mais influentes do século XX. Em Freiburg, bem como durante seu mandato como diretor do Instituto Histórico Alemão em Roma, ele treinou e serviu como mentor para um grande número de estudantes de história medieval que passaram a receber importantes cadeiras acadêmicas em toda a Alemanha. Seu aluno mais famoso foi Karl Schmid (1923–1993), que desenvolveu a pesquisa de Tellenbach sobre famílias nobres medievais e foi pioneira em novas técnicas importantes em prosopografia e crítica de fontes usando necrologias monásticas e livros memoriais. A formação intelectual de Tellenbach antes da Primeira Guerra Mundial, e seu amadurecimento acadêmico após a catástrofe da Segunda Guerra Mundial, também emprestaram à sua bolsa uma perspectiva única. A pesquisa de Tellenbach na história da igreja, bem como na história política e social, rompeu com relatos de longa data nacionalistas e altamente confessionais e politizados e, em vez disso, enfatizou mudanças estruturais de longo prazo, bem como forças intelectuais e culturais na sociedade. Sua concepção do conflito de investidura como um confronto épico de ideologias opostas sobre a "ordem certa no mundo" (hierocrática versus monárquica) foi certamente formada como um jovem estudioso que testemunha os conflitos políticos cruéis que envolveram as universidades nas décadas de 1930 e 1940. Ao longo de sua carreira, e particularmente em seu papel publicamente visível como Rektor da universidade, ele permaneceu um defensor ponderado e vigoroso da liberdade acadêmica e intelectual como componentes críticos da democracia liberal. Seu irmão, Reinhard Tellenbach, um cirurgião de muito sucesso em Munique, criou uma exibição maravilhosa sobre a vida e o trabalho de seus irmãos. Ele mora em Munique com sua esposa e seus três filhos, Christina, Stefan e Anna.

Trabalhos selecionados[editar | editar código-fonte]

  • Libertas. Kirche und Weltordnung im Zeitalter des Investiturstreits (Stuttgart, 1936); Tradução em inglês: Church, State and Christian Society at the Time of the Investiture Controversy (Oxford, 1938)
  • "Vom karolingischen Reichsadel zum deutschen Reichsfürstenstand", em Adel e Bauer na Alemanha Staat des Mittelalters, ed. Theodor Mayer (Leipzig, 1943)
  • "Zur Erforschung des hochmittelalterlichen Adels (IX-XII Jh.), em XIIme Congres internationale des sciences historiques. Relatório I (Viena, 1965)
  • Die Westliche Kirche vom 10. bis frühen 12. Jahrhundert (Göttingen, 1988); Tradução em inglês: The church in western Europe from the tenth to the early twelfth century (Cambridge, 1993)