Saltar para o conteúdo

Indelicada Cia Teatral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Companhia De Teatro
Indelicada Cia. Teatral

Apresentação do espetáculo "O Príncipe" no FESTOL - em Tuxtla Gutiérrez no México, 2016
Local e Data da Fundação
Goiânia, 2014
Tipologia
Teatro Contemporâneo
Sede
Goiânia
Equipe
Elenco Regular Daniel Pires, Evandro Costa, João Bosco Amaral, Lino Calaça, Ricardo Fiuza, Sol Silveira, Thiago Santana

A Indelicada é uma companhia de teatro fundada em 2014, na cidade de Goiânia (Goiás). Realiza, sobretudo, o Teatro Contemporâneo, com processos criativos e métodos de trabalhos híbridos.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O primeiro trabalho da cia. foi a montagem, no segundo semestre de 2014, do espetáculo O Príncipe, estreado em abril de 2015. Com O Príncipe, o grupo deu início a uma pesquisa da estética e linguagem do clown, onde os palhaços Vânio e Kadu narram a trágica história do príncipe Hamlet de uma maneira completamente cômica.

Ainda em 2015, a companhia estreou o espetáculo o Auto de Nova Barcelona, contando a vida, os feitos milagrosos e a morte de Antero da Costa Carvalho, um santo popular da cidade de Catalão – GO. Na peça, a Indelicada Cia. Teatral optou por desenvolver uma mescla de elementos da ficção e da realidade, do folclore popular, das manifestações tradicionais da cultura goiana e do sincretismo religioso; o que resultou em uma “nova versão” da história de Antero, que transita entre o real e a fantasia.

A primeira participação em festival de teatro sobreveio na 7ª edição do FESTOL - Festival Otra Latitud, que ocorreu na cidade de Tuxtlã Gutiérrez, no México, em agosto de 2016, com a apresentação do espetáculo O Príncipe[1]. O mesmo espetáculo também foi selecionado para participar do 7° Festival Internacional de Teatro Clássico Adaptado em Mar Chiquita na Província de Buenos AiresArgentina.

A participação em festivais seguiu em 2017, dando destaque às apresentações do espetáculo O Príncipe na 6ª Semana de Teatro de Goiás[2] e na 14ª Galhofada[3], ambos na cidade de Goiânia – GO.

Também em 2017, o grupo estreou o espetáculo Macário, fruto de uma de pesquisa sobre a obra de Álvares de Azevedo, considerado o primeiro escritor “genuinamente brasileiro”, sendo Macário o seu único drama e última obra escrita pelo jovem autor, que faleceu aos 21 anos. Com Macário, a Indelicada realizou uma investigação da estética contemporânea, sendo este um espetáculo híbrido e com elementos caóticos, característicos de vanguardas como o surrealismo e o absurdo. Em outubro de 2017, o espetáculo foi apresentado na 15ª edição do Festival Internacional de Artes Cênicas – Goiânia em Cena, na capital do Estado de Goiás[4].

No mesmo ano, o grupo participou com o espetáculo O Príncipe do V FESTA – Festival Nacional de Araguari, em Minas Gerais[5]. A participação rendeu ao coletivo os prêmios de Melhor Figurino à Lino Calaça e Melhor Ator de Comédia à Evandro Costa.

Em 2018 estreou o espetáculo Mercúrio Retrógrado, uma ode à liberdade em tempos de comunicação refratária de discursos de ódio e de certezas inabaláveis[6]. A temporada de estreia do espetáculo aconteceu com apresentações nas cidades de Catalão[7] e Goiânia[8].

Em outubro de 2018, a companhia apresentou o espetáculo O Príncipe em dois festivais de teatro no Equador: Segunda Gira de Teatro Infantojuvenil Randinga e no 10º Festival Internacional de Tiempo de Teatro.

Peças[editar | editar código-fonte]

  • O Príncipe (2014)
  • Auto da Nova Barcelona (2015)
  • Macário (2017)
  • Mercúrio Retrógrado (2018)

Membros[editar | editar código-fonte]

  • Daniel Pires
  • Evandro Costa
  • João Bosco Amaral
  • Lino Calaça
  • Ricardo Fiuza
  • Sol Silveira
  • Thiago Santana

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Martins, Vinicius (18 de agosto de 2016). «Indelicada Cia. Teatral – grupo goiano de teatro na rota de exportação de talentos para o mundo». Revista Factual. Consultado em 15 de abril de 2020 
  2. «No palco e na rua». Diário da Manhã. 17 de Março de 2017. Consultado em 10 de Abril de 2020 
  3. Félix, Bruno (4 de Maio 2017). «Galhofada começa nessa sexta-feira e segue até domingo no Setor Pedro Ludovico». Jornal O Popular. Consultado em 10 de Abril de 2020 
  4. «Com entrada gratuita, Goiânia recebe peça da obra Macário». Guia Curta Mais. 29 de Setembro de 2017. Consultado em 10 de Abril de 2020 
  5. Redação, Redação (19 de outubro de 2017). «GRUPOS GOIANOS SÃO DESTAQUE NO FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE ARAGUARI – MG». Gazeta do Estado. Consultado em 10 de Abril de 2020 
  6. Redação, Redação (Setembro de 2018). «Refletindo na rua». Diário da Manhã. Consultado em 10 de Abril de 2020 
  7. Abrão, Maysa (30 de Agosto de 2018). «Indelicada Cia. Teatral estreia "Mercúrio Retrógrado" na cidade de Catalão». Maysa Abrão Blog. Consultado em 13 de Abril de 2020 
  8. Redação, Redação (1 de outubro de 2018). «Indelicada Cia. Teatral encena "Mercúrio Retrógrado"». Jornal Opção. Consultado em 10 de Abril de 2020 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]