Saltar para o conteúdo

Lucídio Chaves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Lucídio Chaves (Curitiba, 16 de dezembro de 1903 - Curitiba, 25 de janeiro de 2007) foi um militar brasileiro e herói da Segunda Guerra Mundial, sendo integrante do 1.º Grupo de Aviação de Caça. Era conhecido como o Lhama Peruana.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de Galdino Chaves e Senhorinha Chaves, formou-se em medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) no ano de 1938 e ingressou na Força Aérea Brasileira logo após a sua criação. Já piloto, chegou a trabalhar no Correio Aéreo Nacional e em virtude da idade, não pode ser piloto na segunda guerra mundial, porém participou como oficial de comunicações no posto de tenente. Recebeu inúmeros elogios do comandante Nero Moura durante a guerra, em virtude da eficácia e da operacionalidade de 100% dos rádios VHF das aeronaves durante o evento, fato este que lhe rendeu inúmeras condecorações.

Voltando ao Brasil após a guerra, assumiu a chefia de comunicações da Base Aérea de Santa Cruz, função que exerceu até o ano de 1949. Finalizou sua carreira militar no Parque Aeronáutico do Campo de Marte (SP), quando se aposentou como capitão e posteriormente, trabalhou na empresa Gutierrez, Paula & Munhoz, como engenheiro eletrônico durante 26 anos.

Condecorações[editar | editar código-fonte]

Notas e Referências

  • [1] acesso em 16 de setembro de 2012
  • [2] acesso em 16 de setembro de 2012

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • COSTA,Iseu Affonso da; LIMA,Eduardo Corrêa.O ENSINO DA MEDICINA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Curitiba:Editora UFPR, 2007,2ed,361p.