Saltar para o conteúdo

Maria Augusta Barbosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maria Augusta Barbosa
Nascimento 18 de abril de 1912
Morte 24 de abril de 2012 (100 anos)
Cidadania Portugal
Alma mater
Ocupação musicólogo, professora
Empregador(a) Universidade Nova de Lisboa

Maria Augusta Alves Barbosa (-, 18 de Abril de 1912 - Loures, 24 de Abril de 2012) foi uma musicóloga portuguesa, considerada a "mãe" das ciências musicais em Portugal e a primeira portuguesa a tirar um doutoramento na área.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Licenciou-se em ciências musicais pela Universidade de Humboldt, Berlim e doutorou-se em 1970 pela Universidade de Colónia, na mesma área. O seu doutoramento foi sobre Vicente Lusitano (m. 1561), tratadista, teórico musical e compositor do séc. XVI.[1]

Na década de 1980 começou a dar aulas na Universidade Nova de Lisboa, tendo criado a primeira licenciatura em ciências musicais do país.[2] Leccionou também na Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade Autónoma e na Universidade Lusíada.

Desde 2001, vivia na Casa de Saúde e Repouso da Amoreira, em Odivelas. No dia 24 de Abril de 2012 sofreu uma insuficiência respiratória, tendo sido transportada para o Hospital de Loures onde viria a falecer. Na semana anterior, comemorava-se o seu 100º aniversário. [2]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Barbosa, Maria Augusta Alves (1977), Vicentius Lusitanus: ein portugiesischer Komponist und Musiktheoretiker des 16. Jahrhunderts, Lisboa, Secretaria de Estado da Cultura, Direcção Geral do Património Cultural.
  2. a b «Faleceu a ″mãe″ das Ciências Musicais em Portugal». www.jn.pt. Consultado em 6 de setembro de 2022 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.