Saltar para o conteúdo

Portal:Capitalismo/Intro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Capitalismo é um sistema econômico de trocas voluntárias em que os modos de produções, como o comércio, as indústrias e os meios de produção são de propriedade privada. Essas empresas privadas são geralmente operadas por lucro, mas podem ser operadas como uma organização sem fins lucrativos. As características centrais do capitalismo incluem propriedade privada, acumulação de capital, mercados competitivos e trabalho assalariado. Em uma economia capitalista, as partes de uma transação tipicamente determinam os preços pelos quais ativos, bens e serviços são trocados.

O papel do intervencionismo, regulação e o alcance do Estado na economia determinam o grau de concorrência, quanto mais o Estado é ativo na economia, menos ela é competitiva, dependendo do tamanho de inchaço do Estado podem existir diferentes modelos de variantes do capitalismo, podendo até mesmo o Estado ter controle de uma empresa, o que não significa que ela seja de fato capitalista. Muitos Economistas, economistas políticos, e historiadores observaram que apenas o modelo laissez-faire é de fato capitalista, mas outros Economistas, economistas políticos, e historiadores observaram diferentes perspectivas em sua análise sobre o capitalismo e reconheceram várias variantes ou até formas. Estes incluem o capitalismo corporativo, capitalismo de camaradagem, capitalismo do bem-estar, "terceiro caminho", Democracia social e o capitalismo de estado. Cada modelo de variante empregou diferentes grau de dependência de mercados livres, propriedade pública, obstáculos à livre concorrência e inclusão de políticas sociais sancionadas pelo Estado.

Portanto, a medida em que diferentes mercados são livres, bem como as regras que definem a propriedade privada, a economia se autorregula, já que se trata de pessoas interagindo entre si, sem a necessidade do Estado intervir, assim muitos economistas acusam o Estado ao regular ou intervir de atrapalhar o capitalismo. Muitos Estados têm uma economia mista, que combina elementos do capitalismo e economias planejadas centralmente. O capitalismo existiu sob muitas formas de governo, em diferentes momentos, lugares e culturas. Após a extinção do feudalismo, os sistemas capitalistas mistos tornaram-se dominantes no mundo ocidental e continuam a se espalhar.