Saltar para o conteúdo

Universidade de tecnologia K. N. Toosi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Universidade de tecnologia K. N. Toosi

iroA Universidade de Tecnologia Khajeh Nasir al-Din Tusi é uma das principais universidades públicas de Teerã. O núcleo inicial desta universidade remonta a 1307, com a aprovação do Conselho da Revolução Cultural desta universidade em 1980 com a fusão de 9 centros de ensino superior (Instituto Técnico Hafiz Nafisi (fundado pelo Engenheiro Habib Nafisi ), Escola Técnica Superior, Escola de Topografia, Instituto de Hidrologia, Escola de Meteorologia e Ciências Atmosféricas, Faculdade de Telecomunicações, Escola de Construção, Universidade de Trabalho e Formação Profissional, Secretário Técnico da Politécnica de Teerã, Universidade de Ciência e Tecnologia, Complexo Educacional do Ministério de Estradas, Complexo Tecnológico de Teerã e Escola de Ensino Médio de Televisão e Cinema) foi formado e, em 1988, foi renomeado em homenagem a Khajeh Nasir al-Din Tusi, um cientista iraniano.

A Universidade de Tecnologia Khajeh Nasir al-Din Tusi possui atualmente 85 centros científicos, 194 laboratórios de pesquisa e educação, 13 centros de pesquisa, 3 grupos de pesquisa, 6 institutos de pesquisa, 11 empresas baseadas no conhecimento e 28 empresas de centros de crescimento que operam nas áreas especializadas de a Universidade.

Esta universidade tem sido capaz de contribuir para muitas das realizações de pesquisa do Irã, concluindo muitos contratos com várias indústrias no país, enquanto resolve seus problemas especializados. O conjunto das suas actividades de investigação indica o dinamismo da universidade em vários campos científicos e industriais que em alguns campos apenas as forças especializadas do país trabalham nesta universidade ou são por ela formadas.

De acordo com bancos de dados confiáveis ​​para classificar universidades em todo o mundo, a Universidade de Tecnologia Khajeh Nasir al-Din Tusi fez um progresso e crescimento significativos.

A universidade opera em 11 faculdades com 18 programas de graduação, 53 pós -graduação e 23 programas de doutorado. De acordo com Mahmoud Ahmadian, vice-chanceler da Universidade Khajeh Nasir, a proporção de professores para alunos nesta universidade é atualmente de 1 para 18 devido ao recrutamento de membros do corpo docente.

Fundo[editar | editar código-fonte]

Selo comemorativo do quinquagésimo ano da criação da "Faculdade de Telecomunicações" em 1978
Selo comemorativo do 90º aniversário da fundação da Universidade de Tecnologia Khajeh Nasir al-Din Tusi

O núcleo primário desta universidade é a Faculdade de Telecomunicações, que foi criada em 1961 na actual localização da Faculdade de Engenharia Electrotécnica e em 1318, o seu estatuto foi aprovado pela Assembleia Nacional . [1]

A Universidade de Tecnologia Khajeh Nasir al-Din Tusi, com sua estrutura atual, foi estabelecida pela primeira vez em 1980, após a aprovação da Sede da Revolução Cultural da fusão de 9 centros de ensino superior como um complexo universitário técnico e de engenharia, e então em 1983 foi renomeada a Universidade Técnica e de Engenharia. Em 1988, foi mudada para Universidade de Tecnologia Khajeh Nasir al-Din Tusi. A universidade conta atualmente com 5 polos científicos, 75 laboratórios de pesquisa, 6 grupos e centros de pesquisa e 5 institutos de pesquisa que atuam nas áreas de especialização da universidade. [1]

Para além da área das telecomunicações, que tem sido leccionada como a primeira área nesta universidade desde 1307, a criação das faculdades de Engenharia Topográfica e Engenharia Mecânica remonta a 1333 e 1352, respetivamente.

Faculdades e centros afiliados[editar | editar código-fonte]

  • Faculdade de Matemática
  • faculdade de quimica
  • Escola de Física
  • Departamento de Engenharia Elétrica
  • Faculdade de Engenharia Industrial
  • Faculdade de Engenharia Civil
  • Escola de Engenharia da Computação
  • Faculdade de Engenharia Mecânica
  • Escola de Engenharia e Ciência dos Materiais
  • Escola de Engenharia Aeroespacial
  • Escola de Geodésia e Geomática
  • Grupo de cursos gerais
  • Escola de Negócios da Universidade de Tecnologia Khoja Nasir al-Din Tusi (KBS)

A posição da universidade em classificações internacionais de prestígio[editar | editar código-fonte]

De acordo com bancos de dados de renome para classificação de universidades no mundo, a Universidade de Tecnologia Khajeh Nasir al-Din Tusi tem feito progressos e crescimento significativos: De acordo com as estatísticas do banco de dados de classificação ISI, esta universidade está entre os 1% dos produtores de ciência no mundo.

No ranking QS de 2020, a Khajeh Nasir University foi classificada como 401-450 na área de engenharia elétrica e eletrônica e 451-500 na área de engenharia mecânica.

A universidade foi classificada entre a 601ª e a 800ª do mundo na Times Magazine em 2016 e entre as 7 melhores universidades do Irã.

Também no ranking da Times Magazine em 2018, esta universidade foi classificada entre 601ª e 800ª no mundo e 173ª na Ásia, entre as 5 melhores universidades do Irã e acima de universidades como Sharif e Teerã.

Khajeh Nasir University no ranking temático do Times em 2018 nas áreas de física e astronomia, química pura e engenharia geral, em terceiro lugar no Irã, nas áreas de engenharia civil, engenharia mecânica e aeroespacial, engenharia elétrica e matemática e estatística no quarto lugar e na área de informática Ficou em segundo lugar no país.

Recursos[editar | editar código-fonte]