Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Alfa2019/Nubeluz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Alfa2019/Nubeluz
Formato
Idioma original {{{idioma}}}
Produção
Diretor(es) Cusi Barrio

Nubeluz foi um show infantil peruano que que estreou em 1990 e teve sua última temporada em 1996.

O show foi produzido pela Panamericana Television do Peru e transmitido por sua rede nacional (Canal 5 em Lima), que credita a produção geral a Rochi Hernandez. O argumento e o roteiro foram criados por Alonso Alegria, e a produção por Maritza Kirchhausen, Catalina Lohmann, Clara Cavagnaro e Fernando Gagliuffi.

A principal contribuição de Nubeluz para o gênero foi a criação de um mundo alternativo feito de 'nube' (nuvem) e 'luz', com sua própria linguagem, chamada 'glúfico', e suas próprias maneiras e costumes peculiares, onde duas viagens semanais foram realizadas festas (os termos 'programa' ou 'espetáculo' nunca foram usados).

Nubeluz apresentou várias competições entre crianças (e até mesmo adultos de vez em quando) divididas em duas equipes coloridas, sempre vermelhas e amarelas, além de músicas e danças, algumas com mensagens abertas, interpretadas pelos Dalinas, intercaladas com desenhos animados. As dançarinas de apoio eram chamadas Cíndelas, e os dançarinos de apoio eram conhecidos como Gólmodis . A competição também foi definida com sua própria partitura, tocada exclusivamente em segundo plano enquanto a competição estava em andamento. Esta trilha sonora incluiu um remix acústico e instrumental da música " Rock This Town " do Stray Cats.

Durante as competições, os Gólmodis foram responsáveis por auxiliar e localizar os competidores. No entanto, os Gólmodis também estavam no controle das plataformas de demolição durante um dos eventos mais difíceis da competição, "Glufiadores". Os Cíndelas estavam encarregados de distribuir os prêmios no final de cada evento, bem como envolver as toalhas em volta dos competidores no final dos eventos que envolviam se molhar.

Numerosos grupos de cantores conhecidos, bem como outras personalidades notáveis, a maioria deles bem conhecida na América Latina, fizeram aparições especiais no programa em vários momentos durante sua execução. Eles tocaram suas próprias músicas ou exibiram seus próprios talentos. Frequentemente, eles até experimentaram a competição do show em primeira mão durante a aparição como convidado.

O show teve grande sucesso e logo foi transmitido em muitos países da América Latina. Além disso, começou a ser transmitido para outros países, como China, Turquia, Egito, Filipinas e Estados Unidos, entre outros. No entanto, o suicídio de uma das principais anfitriãs, Mónica Santa María, foi um momento decisivo que levou ao seu declínio. O show finalmente terminou em 1996. No entanto, foi retransmitido em outros países, como a Venezuela, com um elenco totalmente novo.

Foi confirmado que um piloto para uma nova versão do show foi filmado em março de 2008 no Peru, com 4 novas dalinas.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Dalinas (Argentina)[editar | editar código-fonte]

  • Almendra Gomelsky (1990–95)

Dalinas (Colômbia)[editar | editar código-fonte]

  • Xiomara Xibille (1993–95)

Dalinas (Peru)[editar | editar código-fonte]

  • Mónica Santa María (1990–94)
  • Almendra Gomesky (1990–94)
  • Lilianne Kubiliun (1993–94)
  • Karina Calmet (1995)

Dalinas (Venezuela)[editar | editar código-fonte]

Revista[editar | editar código-fonte]

PLAK foi a revista oficial da Nubeluz.

Antuané e Anabel Elías (1990-1994), Elvira Villa (1991-1996), Rossana Fernández-Maldonado, Maria Pía Ureta, Noelia Cogorno, Daniela Sarfaty e Daniela Sarfaty e os irmãos Claudia e Franco Nagaro dividiram o papel de Cindelas e Golmodis.

Nubeluz foi originalmente criado para transmissão em espanhol e no Peru. Em meados dos anos 90, apareceu um piloto em inglês, estrelado por Monica Potter como a primeira Dalina americana. A temporada de 1995 também contou com um personagem chamado Glufo, muito parecido com o American Barney, o Dinossauro, que era grande com pêlo colorido arco-íris, uma voz alta e distorcida e orelhas que balançavam. Durante suas duas últimas temporadas, Nubeluz foi transferido para a Venezuela. [[Categoria:Séries de televisão com bonecos]] [[Categoria:Panamericana Television]] [[Categoria:Programas Infantis]] [[Categoria:Anos 90]] [[Categoria:Entretenimento América Latina]]