Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Roberto Castro Campinas/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fazenda Sete Quedas (Visconde de Indaiatuba) - era propriedade de Joaquim Bonifácio do Amaral casado com sua sobrinha Anna Guilhermina do Amaral Pompeu, Visconde e Viscondessa de Indaiatuba. Considerada a sede de fazenda mais luxuosa de Campinas, recebia muitas visitas de autoridades , a mais célebre era a de Dom Pedro II , ambos tinham muita amizade , a ponto do Imperador emprestar dinheiro do próprio uso para ajudar na experiência de troca de escravos por mão de obra de colonos, pioneiro deste avanço na administração de propriedades , conseguiu êxito ao provar o aumento de produtividade , remunerando de forma justa os colonos e mesmo os 130 escravos que foram alforriados e passaram a ser remunerados também.

HISTÓRIA - Surgiu a partir da divisão de terras da Sesmaria Sete Quedas do Alferes José Rodriguez Ferraz do Amaral. que veio de Itu-SP para Campinas atuar como coletor de impostos da Côrte Portuguesa e no ano de 1802 comprou as terras de José Antonio de Figueiró e Isabel Correia da Cunha, por 260 mil réis. Na literatura histórica, a área foi descrita como “Um sítio e terras a eles (Figueiró e Isabel) pertencentes, na paragem chamada Sete Quedas”. A Sesmaria foi dividida em 5 fazendas : Sete Quedas, Capivary, Pedra Branca, Cachoeira e Jambeiro, sendo que as três últimas aparecem no espólio de Thereza Michelina


Quando vinha ao Centro de Campinas se hospedava no Sobrado de Thereza Michelina do Amaral Pompeu , sua irmá e sogra, . O Sobrado situado na esquina das Ruas Barão de Jaguara com General Osório foi recebido como herança de sua irmã , e após sua morte passou a ser conhecido como Solar do Visconde de Indaiatuba.