Saltar para o conteúdo

Usuário(a) Discussão:CDIM

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Juízo Final na Bíblia.[editar código-fonte]


Todos sabemos, por isso ninguém questiona, que a Bíblia ensina que haverá um dia que o Criador dos Céus e da Terra julgará a todos, individualmente. O apóstolo Paulo deixou isso bem claro. Veja:

Romanos 14:10 e 11: "Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. Porque está escrito: Pela minha vida, diz o Senhor: que todo o joelho se dobrará diante de mim, e toda a língua confesará a Deus."

2ª Corintios 5:10:"Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal."

Compare essas duas passagens com o seguinte texto de Apocalipse 20:11 a 13: "E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida: e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras."

Além disso ninguém que conheça a Bíblia questionará também que a volta de Jesus a essa Terra será visível e literal. Cristo e os apóstolos deixaram isso bem claro. Prossiga lendo.

A Volta de Cristo será visível e literal:[editar código-fonte]

1º) Veja o que Jesus disse ao falar sobre Sua volta com seus discípulos:

Mateus 24:30 e 31: "Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus."

2º) Veja o que Ele disse no Sinédrio a seus "julgadores", depois que foi aprisionado no Monte Getsêmani:

Mateus 26:64: "Disse-lhes Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu."

3º) Veja o que o apóstolo Paulo disse sobre isso:

1ªTessalonicenses 4:16 e 17: "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor."

4º) Veja o que o discípulo Pedro disse sobre isso:

2ª Pedro 3:8 a 12: "Mas, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há, se queimarão. Havendo pois de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo se fundirão?".

5º) Veja o que o discípulo João disse sobre isso:

Apocalipse 1:7: "Eis que vem com as nuvens e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém."

Bom, com os versos acima fica claro que os salvos serão arrebatados para os céus com os anjos e que as obras da Terra serão destruidas.

Mas e o que acontecerá com os seres humanos que não forem arrebatados? Isto é, o que a bíblia ensina sobre o que acontecerá com os que não forem salvos depois da volta de Cristo?

Continue lendo.

Volta de Cristo e a Ressureição dos Salvos Mortos[editar código-fonte]

Mas o que acontecerá com os que foram salvos, mas que estarão mortos na volta de Jesus? Bom isso está claro na Bíblia. Os salvos mortos serão ressussitados. Veja:

1ª Tessalonicenses 4:16: "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro."

Fica claro então que os crentes que já morreram e que serão salvos serão ressucitados na volta de Cristo.

Cristo ensinou que haverá duas ressurreições, sendo uma para a vida e a outra para a morte eterna. Veja:

João 5:29: "E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação."

O discipulo João em seu Apocalipse ensina também que haverá duas ressurreições. Veja:

Apocalipse 20:5 e 6 e 14: "Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição: sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos." "E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo: esta é a segunda morte."

Baseado nesses versos podemos concluir o seguinte:

1º) Haverão duas ressurreições, sendo que uma será para os salvos e a outra para os perdidos.

2º) A 2ª ressurreição é a dos que sofrerão a "segunda morte", isto é, dos perdidos.

Sabemos então até agora que a primeira ressurreição será quando Jesus voltar e que será a dos salvos. Mas quando se dará essa segunda ressurreição? Será também na volta de Cristo? Será depois ou antes?

Vamos ver o que a Palavra do Senhor nos ensina sobre isso. Continue lendo!

Volta de Cristo e a Morte dos Ímpios[editar código-fonte]

São bem poucas as passagens que nos dizem o que vai acontecer aos que não forem salvos na volta de Cristo. Esse tema é polêmico, devendo, portanto, estar apoiado exclusivamente na Palavra de Deus e jamais em algum "eu acho que", "eu penso que", pois fazendo assim certamente chegaremos a erros. Esqueçamos agora o nosso "eu acho" ou "eu penso" e vamos nos apoiar apenas no "Assim diz o Senhor" (Ageu 2:6) ou num "Está Escrito" (Mateus 4:4). Com isso em mente, prossigamos.

É interessante notar que o apóstolo Paulo em 1ªTessalonicenses 4:16 e 17 (citado acima) não menciona nada sobre o que acontecerá com incrédulos que estiverem vivos quando Jesus retornar. A única coisa que Jesus disse a respeito do que acontecerá aos que estarão perdidos foi que "todas as tribos da Terra lamentarão" ao verem que Jesus está voltando com "poder e grande glória" (Mateus 24:30).

Contudo na segunda epístola escrita aos fiéis da cidade de Tessalônica o apóstolo Paulo menciona que o ímpio morrerá ao esplendor vinda de Cristo. Veja:

2ª Tessalonicenses 2:8: "E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;"

O discípulo João disse algo parecido no livro de Apocalipse. Veja

Apocalipse 19:15 e 21: "E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-poderoso." "E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes."

Portanto, baseado nesses textos da Palvra do Senhor, é claro que os ímpios serão destruídos pela glória de Jesus na Sua volta.

A Ressurreição dos Perdidos[editar código-fonte]

A segunda ressurreição certamente será para aqueles que sofrerão a segunda morte, ou seja, a morte eterna. Vamos ver o que diz em Apocalipse.

Apocalipse 20:4: "E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos."

Vamos detalher esse texto:

1º) "E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar": aqui nos dá a idéia de que os salvos julgarão. Bom se julgarão, então julgarão provavelmente as pessoas e/ou os anjos. Em relação aos anjos, o apóstolo Paulo confirma a idéia de que os salvos julgarão os anjos. Veja:

1 Coríntios 6:3: "Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?"

É certo que os anjos caídos serão julgados peloos crentes salvos! Fica vago é se os salvos julgarão ou não os seres humanos perdidos, pois a Bíblia não menciona isso. Se a Palavra do Senhor não afirma, então é melhor calarmos também! Nada de "eu acho" ou "eu penso" ou "provavelmente...". Vamos evitar acreditar naquilo que a Palavra do Senhor não diz.


2º) "e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos;": aqui João descreve que viu muitos salvos que foram perseguidos por causa da Palavra de Deus. Certamente muitos cristão, entre eles o mártir Estêvão (Atos 7:55 a 59).

3º) "e reinaram com Cristo durante mil anos" Os salvos reinarão com Cristo durante mil anos. O versículo 5, que já foi citado nos diz claramente que "os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram". Então é claro que os "outros mortos" que não foram ressucitados na primeira ressurrição serão ressucitados depois dos mil anos, só que para sofrerem a condenação.

Portanto, biblicamente, em relação ao juízo, acontecerá o seguinte, nesta ordem:

1º) Jesus retorna à Terra (Mateus 24:30 e 31).

2º) Os mortos salvos ressussitam transformados. Essa é a primeira ressurreição (1ª Tessalonicenses 4:17).

3º) Os vivos serão transformados também (1ª Tessalonicenses 4:17).

4º) Os salvos agora, transformados, serão arrebatados e estarão junto com Cristo e com os anjos para sempre (final do versículo de 1ª Tessalonicenses 4: 17).

5º) Os vivos que não forem salvos serão mortos (2ª Tessalonicenses 2:8; Apocalipse 19:15 e 19).

6º) Satanás e seus anjos ficarão aqui na Terra que estará com todas suas obras destruídas devido à volta de Cristo (Apocalipse 20:1 a 3; 2ª Pedro 3:10 a 12)

7º) Após a primeira ressurreição (dos salvos) e a morte dos ímpios pela volta de Cristo vem os mil anos (Apocalipse 20:1 a 5).

6º) Após os mil anos haverá a segunda ressurreição, que é a dos perdidos para serem condenados (Apocalipse 20:5 a 14). Nessa ressurreição agora "Satanás será solto por um pouco tempo" e "sairá a enganar as nações". (Apocalipse 20:3 e 7). Essas nações são todos aqueles que participaram da segunda ressurreição, ou seja, os que sofrerão a segunda morte.

O Juízo Final Sobre os Perdidos[editar código-fonte]

Bom até aqui procuramos mostrar textos bíblicos que falam de como o Juízo Final chegará a todos nós.

Agora vamos ver o que a Palavra do Senhor nos diz sobre a questão do "fogo eterno" ou do "castigo eterno". Vamos então por etapas para não ficar qualquer dúvida.


1º) O Fogo Eterno e Sodoma e Gomorra:

Note o que a epístola de Judas no verso 7 diz ao se refeir sobre as cidades de Sodoma e Gomorra descritas em Gênesis 19:24 e 25.

Judas 7: "Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, foram postas como exemplo, sofrendo a punição do fogo eterno" (Judas 7; ).

Note que a Bíblia também usa o termo "fogo eterno" para o castigo de Sodoma e Gomorra, mas sabemos que não há fogo lá hoje. Logo o fogo não foi eterno no sentido de nunca se apagar, mas de que iria durar até que tudo estivesse terminado, afinal Sodoma e as outras cidades foram completamente destruídas pelo fogo. Foi o que aconteceu com essas cidades e o que vai acontecer com as cidades na volta de Cristo (2ª Pedro 3:10 a 12).


2º) O Fogo Eterno e a Destruição das Nações em Isaías (Primeira Parte):

No capítulo 34 do livro de Isaías Deus fala sobre o castigo que virá sobre as nações, o qual será no dia do juízo. Note que os versos 9 e 10 falam que "nem de noite nem de dia se apagará" e que "para sempre sua fumaça subirá".

Analisando só esses dois versos, concluimos que essas nações ficarão queimando para sempre, sem cessar. Mas, ao ler o verso 11 fica claro que não é isso que vai acontecer, pois esse verso diz que o pelicano e a coruja a possuirão" e que "o bufo e o corvo abitarão nela". Veja também que o verso 13 diz que crescerão vegetais. Portanto, o fogo do juízo final não é "eterno" no sentido de que nunca se apagará, mas no sentido de que enquanto existir "raiz ou ramo" (Malaquias 4:1) o fogo não deixará de consumir, afinal os ímpios serão como palha.


3º) O Fogo Eterno e a Destruição das Nações em Isaías (Segunda Parte):

No capítulo 66 do livro de Isaías Deus fala sobre o castigo que virá sobre os idólatras e ímpios também. É entendido que esse capítulo fala sobre o Juízo Final porque em seus três últimos versículos fala sobre o Novo Céu e a Nova Terra (versos 22 a 24) que, como sabemos, virá logo em seguida ao Juízo Final (Apocalipse 20:11 a 21:3).

Vamos, agora, analisar o verso 24. Veja que esse verso diz que os que irem adorar ao Senhor "verão os corpos mortos dos homens que prevaricaram contra Mim; porque o seu bicho nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e serão um horror para toda a carne".

Essa passagem deixa claro que haverão cadáveres nalguns momentos quando os salvos forem adorar ao Senhor e que todos os ímpios morrerão. Ora, se todos os ímpios morrerão, então não serão atormentados no suposto "fofo eterno". Jesus citou esse verso em Marcos capítulo 9, versos 44, 46 e 48.


4º) A Questão do Castigo Eterno.

Quando a Bíblia usa as expressões "fogo eterno" ou "fogo não se apaga" ou "bicho não morre" ou "atormentados para todo o sempre", Deus está no dizendo que haverá um castigo dos ímpios, mas não que os pecadores queimarão por toda a eternidade, mas o que não se extinguirá até que tenha queimado os últimos vestígios do pecado e dos pecadoresm ou seja, não deixado "nem raiz e nem ramo" (Malaquias 4:1).

A idéia do "fogo que nunca se apaga" também não é possível ser verdadeira pelos seguintes motivos:

1º) O castigo será aqui nessa Terra (Apocalipse 20:7 a 15).

2º) Sabemos que haverá uma "Nova Terra" e as "primeiras coisas passarão" (Apocalipse 21:1 a 5): Note que toda a Terra será renovada, transformada... Logo o "lago de fogo e enxofre" descrito no juízo (Apocalipse 20:10,14 e 15) não existirá mais. Caso contrário como então Deus diria "eis que faço nova todas as coisas" (Apocalipse 21:5)?

3º) "Deus dará a cada um segundo as suas obras" (Apocalipse 22:12). Portanto, uma vida de 50, 60 ou mesmo 100 anos fazendo atrocidades, ignorando os apelos do Espírito Santo, etc. seria muito pouco tempo de vida em pecado para queimar "eternamente", ou seja, a punição não seria "conforme as suas obras", mas seria além do merecido.

Lembre-se que, antes de tudo, que do Senhor é dito:

  • "Senhor Justiça nossa" (Jeremias 23:6).
  • "O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade." (Salmo 45:6; Hebreus 1:8).

Portanto, Deus não tem amor, Deus é amor (1ª João 4:8); Deus não só faz justiça, mas Ele é a Justiça (Jeremias 23:6); e "julgará os povos com eqüidade..." (Salmo 67:4; Salmo 98:9) e dará a cada pessoa, inclusive aos ímpios "segundo as suas obras" (Apocalipse 22:12).

Então acreditar que alguém, por mais pecador que tenha sido, que esse ficará eternamente queimando sofrendo é inconcebíbel!