Portal:Hóquei no gelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Hóquei no gelo

O hóquei no gelo, ou hóquei sobre o gelo, é um esporte olímpico jogado entre duas equipas de seis jogadores - onde todos os jogadores e juízes calçam patins - sobre o gelo. Os jogadores patinam no gelo e usam tacos (sticks) para movimentar um disco de ferro(puck). O objectivo do jogo é fazer com que o disco seja colocado na baliza do adversário. Um golo equivale a um ponto. A equipa com o maior número de pontos no final vence a partida. O hóquei no gelo é um dos desportos mais rápidos do mundo - tanto pelo movimento constante e rápido dos jogadores quanto pelas tacadas desferidas pelos jogadores, que podem alcançar uma velocidade de mais de 160 quilómetros por hora.

O hóquei no gelo é um dos poucos desportos que permitem a troca de jogadores (ilimitadamente) enquanto o jogo ainda está em progresso. É também um desporto muito violento e agressivo, embora pesados equipamentos de protecção sejam utilizados, diminuindo o número de lesões. Brigas entre jogadores - embora contra as regras - são muito comuns nas partidas de hóquei. (leia mais...)

 ver · editar Artigos selecionados

Canadiens de Montréal (oficialmente Le Club de Hockey Canadien) é um clube de hóquei no gelo, cuja franquia está sediada em Montreal, cidade da província de Quebec, no Canadá. Disputa a Divisão Nordeste da Conferência Leste da National Hockey League (NHL).

Outros apelidos são: Les Canadiens (ou Le Canadien), Le Bleu-Blanc-et-Rouge, La Sainte-Flanelle, Le Tricolore, Les Glorieux (ou Nos Glorieux), Les Habitants e Le Grand Club. No entanto, nos EUA são mais conhecidos por Habs, que provém do termo francês Les Habitants, que surgiu depois de Tex Richard, proprietário do Madison Square Garden e do New York Rangers, ter dito erradamente a um jornalista que o "H" no logotipo do clube canadense era uma referência a Habitants.

Fundado em 1909, oito anos antes da fundação da National Hockey League NHL, os Canadiens são a franquia de hóquei no gelo profissional há mais tempo em atividade, nunca ficando de fora de nenhuma época da liga. Uma vez que o clube jogava na NHL antes da expansão de 1967, foi incluído no grupo restrito dos Seis Originais ("Original Six"). Desde 1995, com a realocação do Nordiques de Québec para Denver, no Colorado, os Canadiens tornaram-se o único clube de hóquei no gelo de Quebec a disputar a NHL. O campeonato conquistado na temporada 1992-93 marcou a última vez em que uma equipe canadense levantou a Copa Stanley. (leia mais...)

 ver · editar Biografias selecionadas

Mario Lemieux (Montreal, 5 de outubro de 1965) é um ex-jogador profissional de hóquei no gelo canadense que disputou 17 temporadas pelo Pittsburgh Penguins, da National Hockey League (NHL) entre 1984 e 2006. Além de maior goleador e pontuador da história do time, entre outros recordes, ele é o principal dono e presidente do Conselho Diretivo do time, posições que detém desde que comprou o time quando de uma concordata, em 1999.

Lemieux geralmente é lembrado como um dos melhores jogadores da história da NHL. Apesar de uma hérnia de disco, de um Linfoma de Hodgkin, de tendinite crônica muscular e de uma fibrilação cardíaca, ele ganhou três Troféus Hart como jogador mais valioso da liga, foi o principal pontuador da liga por seis vezes e foi eleito o jogador mais valioso dos playoffs nas duas vezes em que seu time conquistou a Copa Stanley. Ele ficou de fora de vários jogos ao longo de sua carreira, por conta de doenças e contusões, o que lhe custou a chance de quebrar alguns dos recordes ofensivos de Wayne Gretzky; em sua melhor temporada (1988-89), ele marcou 199 pontos. Seu empresário sugeriu que ele usasse o número 66, já que a imprensa vinha chamando-o de "O Novo Gretzky". O número 66 representa o número 99 de Gretzy de ponta-cabeça. (leia mais...)

 ver · editar Nas notícias
 ver · editar Coisas a fazer

Purgar cache do servidor