Portal:Hóquei no gelo/Biografia selecionada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mario Lemieux (Montreal, 5 de outubro de 1965) é um ex-jogador profissional de hóquei no gelo canadense que disputou 17 temporadas pelo Pittsburgh Penguins, da National Hockey League (NHL) entre 1984 e 2006. Além de maior goleador e pontuador da história do time, entre outros recordes, ele é o principal dono e presidente do Conselho Diretivo do time, posições que detém desde que comprou o time quando de uma concordata, em 1999.

Lemieux geralmente é lembrado como um dos melhores jogadores da história da NHL. Apesar de uma hérnia de disco, de um Linfoma de Hodgkin, de tendinite crônica muscular e de uma fibrilação cardíaca, ele ganhou três Troféus Hart como jogador mais valioso da liga, foi o principal pontuador da liga por seis vezes e foi eleito o jogador mais valioso dos playoffs nas duas vezes em que seu time conquistou a Copa Stanley. Ele ficou de fora de vários jogos ao longo de sua carreira, por conta de doenças e contusões, o que lhe custou a chance de quebrar alguns dos recordes ofensivos de Wayne Gretzky; em sua melhor temporada (1988-89), ele marcou 199 pontos. Seu empresário sugeriu que ele usasse o número 66, já que a imprensa vinha chamando-o de "O Novo Gretzky". O número 66 representa o número 99 de Gretzy de ponta-cabeça. (leia mais...)


Bobby Shane Stevenson, mais conhecido como Bobby Ryan (Cherry Hill, Nova Jersey, 17 de março de 1987), é um jogador profissional de hóquei no gelo estadunidense que atua na posição de ponta direita pelo Anaheim Ducks, da NHL.

Bobby Ryan foi a segunda escolha geral do recrutamento de 2005 da NHL, logo atrás de Sidney Crosby. Em suas temporadas amadoras, Ryan venceu campeonatos nacionais menores, jogando pela equipe infantil Los Angeles Junior Kings e participou do programa de treinos com a Seleção Sub-18 dos Estados Unidos. Apesar deste breve sucesso, Ryan não pretendia jogar pelas ligas juvenis maiores, até ser selecionado pelo Owen Sound Attack, da OHL, em 2003, e ser convencido pela diretoria do clube a continuar sua carreira. Em sua temporada de estreia na OHL, Ryan marcou 39 pontos. Na temporada seguinte foram 89 pontos e o recrutamento da NHL pelo então Mighty Ducks of Anaheim. (leia mais...)


Joseph-Georges-Gonzague Vézina (Chicoutimi, 21 de janeiro de 1887 — Chicoutimi, 27 de março de 1926) foi um jogador profissional de hóquei no gelo canadense que atuava como goleiro, considerado um dos melhores na história do hóquei nessa posição. Ele jogou sete temporadas na National Hockey Association (NHA) e nove na National Hockey League (NHL), todas pela equipe do Canadiens de Montréal. Depois de assinar com os Canadiens em 1910, Vézina participou de 327 jogos consecutivos na temporada regular e mais 39 partidas de playoffs, sem nunca ter sido substituído. Até que, em 1925, teve que sair mais cedo durante um jogo por motivo de saúde. Ele foi diagnosticado com tuberculose e faleceu no ano seguinte.

Único goleiro a jogar nos Canadiens entre 1910 e 1925, Vézina ajudou sua equipe a conquistar a Copa Stanley em 1916 e 1924; além de chegar à final do torneio em outras três temporadas. Apelidado de "Concombre de Chicoutimi", que em francês significa "Pepino de Chicoutimi", pela sua compostura calma enquanto permanecia no gol, ele foi o goleiro menos vazado do campeonato por sete vezes em sua carreira: quatro na NHA e três na NHL. Em 1918, Vézina tornou-se o primeiro goleiro da NHL a fazer um shutout (não levar gols durante a partida) e dar assistência a um gol. (leia mais...)


Sidney Patrick Crosby (Cole Harbour, Nova Escócia, 7 de agosto de 1987) é um jogador profissional de hóquei no gelo canadense e capitão do Pittsburgh Penguins, da NHL.

Ele foi a primeira escolha no recrutamento da NHL em 2005 e, já em sua segunda temporada (2006-07, foi o artilheiro da liga, com 120 pontos (36 gols e 84 assistências), tornando-se o jogador mais jovem a conquistar o Troféu Art Ross e o único abaixo dos vinte anos de idade. Nessa mesma temporada, Crosby foi ainda o sétimo jogador na história a conquistar os Troféus Art Ross, Hart e Lester B. Pearson (os três mais importantes individualmente na NHL) na mesma temporada. Ele usa o número 87 em referência à sua data de nascimento (em inglês, escreve-se 8/7/87). (leia mais...)


Jaromír Jágr (Kladno, 15 de fevereiro de 1972) é um jogador tcheco de hóquei no gelo que defende o Avangard Omsk da liga russa.

Jágr começou a carreira defendendo o Kladno, de sua cidade natal, e foi recrutado pelo Pittsburgh Penguins, da NHL, com a quinta escolha geral do recrutamento de 1990. Em suas duas primeiras temporadas nos Estados Unidos (1990-91 e 1991-92), conquistou a Copa Stanley com o time. Em 1994-95, ganhou seu primeiro Troféu Art Ross como artilheiro da liga, com 70 pontos (32 gols e 38 assistências) e tornou-se, com isso, o primeiro jogador treinado na Europa a liderar a NHL em pontos.

Com a primeira aposentadoria de Mario Lemieux, após a temporada de 1996-97, Jágr assumiu a posição de estrela do time e não decepcionou: ganhou todos os Troféus Art Ross entre 1997-98 e 2000-01. O time, entretanto, não conseguiu chegar novamente sequer às finais da Copa (em 1995-96 e em 2000-01 foi eliminado nas finais de conferência) e, passando por dificuldades financeiras que levaram a uma concordata em 1998-99, começou a enfraquecer.. (leia mais...)