Portal:Tecnologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Portal de Tecnologia


Tecnologia (do grego τέχνη — "técnica, arte, ofício" e -λογία — "estudo") é o conjunto de técnicas, habilidades, métodos e processos usados na produção de bens ou serviços, ou na realização de objetivos, como em investigações científicas. Tecnologia pode ser o conhecimento de técnicas, processos e similares. Isso também pode ser embutido em máquinas para permitir a operação destas sem conhecimento detalhado do seu funcionamento. Sistemas (e.g. máquinas) que aplicam tecnologia ao pegar um input, mudando-o de acordo com o funcionamento do sistema e, então, produzindo um resultado são referidos como sistemas de tecnologia ou sistemas tecnológicos. A forma mais simples de tecnologia é o desenvolvimento e a utilização de ferramentas básicas. A descoberta pré-histórica de como controlar o fogo e a subsequente Revolução Neolítica aumentaram a disponibilidade de fontes de alimento, enquanto a invenção da roda auxiliou humanos a viajar, transportar cargas e controlar seu ambiente. Desenvolvimentos ao longo da história, como a prensa móvel, também conhecida como impressora, o telefone e a Internet diminuíram as barreiras físicas da comunicação e permitiram que os humanos interagissem livremente em uma escala global.
Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter
Mostrar novas seleções(Atualiza a página)
 ver · editar Artigo selecionado


Peter Tsou, da NASA, segurando um pedaço de aerogel
Aerogel é um material sólido poroso extremamente leve derivado de um gel, cuja parte líquida foi substituída por um gás. O resultado desse processo é um bloco sólido com densidade extremamente baixa e várias outras propriedades notáveis, como excelente eficiência enquanto isolante térmico e elétrico.

Devido a suas características físicas (baixa densidade, transparência e difusão da luz) esse material já foi apelidado de fumaça sólida e é o material mais leve que existe.

Descoberta
O aerogel foi criado por Steven Kistler. Não existem relatos precisos sobre o momento no qual Steven inventou o aerogel; entretanto, seu primeiro artigo sobre aerogéis foi publicado em 1931 na revista Nature. Em 1927, começou o doutorado na Universidade Stanford, onde trabalhou pela primeira vez com géis com o professor J. W. Mc.Bain. Acredita-se que Steven começou sua pesquisa sobre aerogéis nesse período. Relatos afirmam que a invenção do aerogel foi resultado de uma aposta com Charles Learned, para tentar substituir o líquido de gelatinas por gás, sem causar encolhimento.

...Arquivo
Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter
 ver · editar Biografia selecionada


Jacques Cousteau em 1972
Jacques Cousteau em 1972
Jacques-Yves Cousteau (Saint André de Cubzac, 11 de junho de 1910Paris, 25 de junho de 1997) foi um oficial da marinha francesa, documentarista, cineasta, oceanógrafo e inventor mundialmente conhecido por suas viagens de pesquisa, a bordo do Calypso.

Cousteau foi um dos inventores, juntamente com Émile Gagnan, do aqualung, o equipamento de mergulho autônomo que substituiu os pesados escafandros, e também participou como piloto de testes da criação de aparelhos de ultra-som para levantamentos geológicos do relevo submarino e de equipamentos fotocinematográficos para trabalhos em grandes profundidades.

Cousteau consquistou a Palma de Ouro de 1956, com o filme O mundo silencioso, rodado no Mar Mediterrâneo e Vermelho. Mas o próprio Cousteau confessou que, em seus primeiros filmes, não tinha nenhum tipo de preocupação ecológica. No total, foram quatro longas-metragens e setenta documentários para a televisão.

Em 1965, Cousteau criou uma casa submarina onde seis pessoas viveram por um mês, a cem metros de profundidade. Em 1990, o músico francês Jean Michel Jarre lançou um álbum em homenagem a seu 80º aniversário, com o título Waiting For Cousteau.

...Arquivo
Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter
 ver · editar Imagem selecionada


O maior Gerador de Van de Graff no Museu de Boston.
O maior Gerador de Van de Graff no Museu de Boston.

O maior Gerador de Van de Graaff possui duas esferas conjuntas de 4,5 m (14,8 ft) de diâmetro feitas de alumínio que ficam sobre duas colunas de 6,7 m (22,0 ft) de altura. Ele é capaz de gerar 2 milhões de volts. O aparato está localizado no Museu da Ciência de Boston.

...Arquivo
Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter
 ver · editar Sabia que...


 ver · editar Colaboração


Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Tecnologia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Deixe sua crítica ou sugestão na Página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados com tecnologia dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione {{Portal3|Tecnologia}} em artigos relacionados.
Veja também
 ver · editar Categorias
 ver · editar Portais e WikiProjetos relacionados
 ver · editar Wikimedia


Tecnologia no Wikinotícias     Tecnologia no Wikiquote     Tecnologia no Wikilivros     Tecnologia no Wikisource     Tecnologia no Wikcionário     Tecnologia na Wikiversidade     Tecnologia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Tecnologia
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Tecnologia
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Tecnologia
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Tecnologia
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Tecnologia
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Tecnologia
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Tecnologia