Saltar para o conteúdo

Portal:Monarquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao Portal da Monarquia


 ver · editar Monarquia

Monarquia é uma forma de governo em que o chefe de Estado mantém-se no cargo até a morte ou a abdicação, sendo normalmente um regime hereditário. O chefe de Estado dessa forma de governação recebe o nome de monarca (Normalmente com o título de Rei ou Rainha) e pode também muitas vezes ser o chefe do governo. A ele, o ofício real de governo, é sobretudo o de reger e coordenar a administração da nação, em vista do bem comum em harmonia social.

O monarca quase nunca deteve poderes ilimitados, como muitas vezes é pensado. Foi num período muito curto que houve monarquias absolutas. Hoje em dia a grande maioria da monarquias são monarquias constitucionais, que lhes dá quase nenhum poder de governação do seu país, que é exercido por um primeiro-ministro.

Apesar da chefia do Estado hereditária ser a característica mais comum das monarquias, existem na história inúmeros casos de monarquias electivas, tais como a do milenar Sacro Império Romano-Germânico, a República das Duas Nações (república aristocrática, precursora da ideia de Monarquia Constitucional), e os atuais Vaticano, Andorra, Camboja, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Malásia, Suazilândia, não sendo consideradas repúblicas.

 ver · editar Artigo selecionado

Imperador (do Latim imperatore) é a designação dada aos soberanos de algumas nações. Aquele que rege um império. O feminino de imperador é imperatriz. Imperadores são geralmente reconhecidos como superiores aos reis em honra. Seu posto pode ser obtido por hereditariedade, ou por força, como num golpe de estado. Além disso, pode ser um posto conferido por eleição de outros soberanos, como no caso do Sacro Império Romano Germânico. No caso de haver uma imperatriz regente, seu marido não recebe título de imperador, sendo chamado simplesmente de consorte. O termo em português para imperador deriva do Latim imperatore (literalmente, "alguém que se prepara contra"; algo como "comandante"). Em alemão, o título Kaiser é usado; em idiomas eslavos, os termos usados são tsar ou czar. Ambos derivam do título romano César. Geralmente, o termo Império designa um estado composto por diferentes nações e nacionalidades, além de um estado nacional comum. Na atualidade o único país que possui um imperador como chefe de estado é o Japão.

 ver · editar Monarca selecionado

Isabel I (Greenwich, 7 de setembro de 1533Richmond, 24 de março de 1603), também chamada de "A Rainha Virgem", "Gloriana" ou "Boa Rainha Bess", foi a Rainha da Inglaterra e Irlanda de 1558 até sua morte e a quinta e última monarca da Casa de Tudor. Como filha do rei Henrique VIII, Isabel nasceu dentro da linha de sucessão; entretanto, sua mãe Ana Bolena, segunda esposa de Henrique, foi executada dois anos e meio após seu nascimento e o casamento de seus pais foi anulado. Isabel assim foi declarada ilegítima. Seu meio-irmão Eduardo VI sucedeu a Henrique e reinou até morrer em 1553. Ele colocou a coroa em Joana Grey, excluindo da sucessão suas meia-irmãs Isabel e a católica Maria, apesar da existência de um estatuto declarando o contrário. Seu testamento acabou sendo colocado de lado e Maria tornou-se rainha, com Joana sendo executada. Isabel ficou presa por quase um ano durante o reinado de Maria por suspeitas de apoiar os rebeldes protestantes.

 ver · editar Membro da realeza selecionado

Princesa Tsuguko de Takamado (em japonês: 承子女王,Tsuguko-jyoō, Tóquio, 8 de março de 1986), é um membro da Casa Imperial do Japão. Ela é filha mais velha do falecido príncipe Norihito e de sua esposa, a princesa Hisako Takamado.

Princesa Tsuguko terminou seu ensino secundário na escola de Gakushuin e, de 2004 até 2008, estudou Sociologia e Psicologia na Universidade de Edimburgo, na Escócia, embora não tenha se graduado. Em 2006, ela representou a família imperial nas bodas de prata do grão-duque Henrique de Luxemburgo e da grã-duquesa Maria Teresa de Luxemburgo. Em março de 2013, a Princesa Tsuguko se graduou pela Escola de Estudos Liberais Internacionais da Universidade de Waseda.

 ver · editar Imagens selecionadas
 ver · editar Sabia que
 ver · editar Consorte selecionado

Saleha (Bandar Seri Begawan, 7 de outubro de 1946) é a Rainha consorte de Brunei como esposa do sultão Hassanal Bolkiah, o atual sultão e primeiro ministro de Brunei.

Saleha e Hassanal são primos de primeiro grau. O casal contraiu matrimônio em 29 de julho de 1965, à época, Hassanal ainda era o príncipe herdeiro de Brunei. Saleha tem dois filhos e quatro filhas. Ela tem nove netos e seu filho mais velho é o príncipe herdeiro do Brunei

 ver · editar Navegação