Portal:Aviação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Principal Categorias e Tópicos Colaboração e Projetos 
Bem vindos ao
Portal da Aviação

Este portal é parte integrante do Projeto Aviação.
O projeto livre que todos podemos editar.

10065 artigos de aviação em português
19 usuários ativos no projeto

Sugestões para o portal

Artigo destacado Apresentação
Membros do Destacamento C do Esquadrão N.º 1, incluindo o Tenente McNamara (à esquerda), o Capitão Williams (terceiro a partir da direita) e o Tenente Wackett (à direita), em frente a um avião Martinsyde perto do Canal do Suez, no Egipto, em 1917

O Esquadrão N.º 1 é um unidade aérea da Real Força Aérea Australiana (RAAF) colocado na Base aérea de Amberley, em Queensland. É subordinado à Asa N.º 82 e está equipado com aviões de caça multiuso Boeing F/A-18F Super Hornet. O esquadrão foi formado no Australian Flying Corps em 1916 e prestou serviço nas campanhas militares da Entente na Palestina e no Sinai, durante a Primeira Guerra Mundial. Nesta altura operava aviões Royal Aircraft Factory B.E.2, B.E.12, Martinsyde G.100 e G.102, assim como aviões Airco DH.6, Bristol Scout e Nieuport 17, antes de ser re-equipado com aviões R.E.8 em Outubro de 1917 e, finalmente, com o Bristol F.2 Fighter em Dezembro. O seu comandante entre 1917 e 1918 foi o Major Richard Williams, mais tarde conhecido como o "Pai da RAAF". Dissolvido em 1919, o Esquadrão N.º 1 voltou a ser formado em 1922, desta vez como parte da RAAF, e três anos mais tarde voltou a tornar-se numa unidade operacional.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o esquadrão operou bombardeiros Lockheed Hudson nas campanhas militares na Malásia e nas Índias Orientais Holandesas, sofrendo pesadas baixas antes de ser reduzido a uma pequena unidade de treino em 1942. No ano seguinte foi re-formado com aviões Bristol Beaufort, e depois re-equipado com aviões de Havilland Mosquito em 1945 para realizar missões nas Índias Orientais Holandesas. Reduzido novamente a uma unidade de treino após o cessar das hostilidades, o esquadrão foi re-estabelecido em Amberley em 1948, como uma unidade de bombardeiros pesados Avro Lincoln. Entre 1950 e 1958 esteve destacado em Singapura, realizando missões durante a Emergência Malaia, onde suportou o fardo da campanha aérea da Commonwealth contra as guerrilhas comunistas. Quando regressou à Austrália foi re-equipado com bombardeiros a jacto English Electric Canberra. Entre 1970 e 1973 operou aviões McDonnell Douglas F-4E Phantom, tendo depois sido equipada com o General Dynamics F-111 que operou por 37 anos, substituindo-os em 2010 pelos Super Hornet. Entre 2014 e 2015, e novamente em 2017, um destacamento do esquadrão foi enviado para o Médio Oriente como parte da contribuição australiana na intervenção militar contra o Estado Islâmico.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter

Aviação é a atividade científico-tecnológica, econômica e de transportes que tem por objetivo o estudo, o desenvolvimento e a exploração (utilização, com ou sem fins comerciais) dos aeródinos. É comum as pessoas incorretamente associarem "aviação" como sinônimo de aeronáutica, embora na realidade a aviação seja apenas um dos dois ramos da aeronáutica, sendo o outro ramo a aerostação.

O desenvolvimento primordial da aviação teve início no século XVIII, com a construção do primeiro balão de ar quente, um veículo capaz de se deslocar pela atmosfera. Depois, os avanços mais significativos vieram com com George Cayley, que construiu o primeiro aeródino tripulado e fez os primeiros experimentos científicos com aerodinâmica, e posteriormente com os irmãos Wright e Santos Dumont, que são creditados como os pioneiros na construção dos aeroplanos. Desde então, a aviação vem evoluindo significativamente e tornando-se um importante meio de transporte.


Artigo bom Imagem em destaqueVE
O segundo protótipo do XG-20

O Chase XCG-20, também conhecido como XG-20 e pela designação do fabricante MS-8 Avitruc, foi um planador de assalto desenvolvido imediatamente após a Segunda Guerra Mundial pela Chase Aircraft Company para a Força Aérea dos Estados Unidos, sendo o maior planador já construído nos Estados Unidos. O XG-20 não foi produzido devido a uma alteração nos requisitos da força aérea norte-americana, contudo acabou por ser modificado, tornando-se no bem-sucedido bimotor Fairchild C-123 que foi extensivamente utilizado na Guerra do Vietnã.

Projeto e desenvolvimento
Após o fim da guerra, as Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos que acabaram por se tornar na Força Aérea dos Estados Unidos em 1947, que emitiu um requerimento para um novo planador de assalto pesado para substituir modelos menores que ainda estavam em serviço, tendo todos sido declarados obsoletos. Os novos planadores deveriam ser construídos totalmente em metal e também deveriam ser fáceis de adaptar uma configuração motorizada. Como parte de um programa de desenvolvimento de cinco anos, um contrato foi celebrado com a Chase Aircraft Company de Trenton, Nova Jérsia em Agosto de 1946 para a construção de dois tipos de planadores. Estes incluíam um modelo menor, designado XCG-18A, e o maior e definitivo sendo designado XCG-20.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter

Tópicos destacados
Biografia selecionadaVE Aeronave selecionadaVE
Richard (Dick) Farman, 1920.
Richard (Dick) Farman, 1920.

Richard Farman (Paris, 1872 ;  Paris, 31 de janeiro de 1940) foi um engenheiro aeronáutico, aviador francês, e o mais velho dos irmãos Farman, todos pioneiros da aviação. Ele ficou mais conhecido como Dick Farman.

Histórico
Nascido em Paris de pais ingleses, ele foi o mais velho de três irmãos. Juntamente com seus irmãos ele foram educados em casa e tiveram liberdade de seguir suas vocações e interesses pessoais. Com seu irmão Henri, que também teve formação em engenharia, ele criou a maior agência de automóveis de Paris, a Palais de l'Automobile, trabalhando com as marcas: Delauney-Bellevilles, Panhard-Levassors e Renault. Juntos eles escreveram a obra The Aviator's Companion publicada em 1910, descrevendo suas primeiras realizações na aviação.

Ele se tornou engenheiro elétrico e construiu os primeiros bondes da cidade do Rio de Janeiro. Ele foi o autor de vários trabalhos técnicos sobre motores, e também um aviador entre 1914 e 1918, tendo ocupado também o cargo de diretor de uma fábrica de aviões em Lyon.

Depois da Primeira Guerra Mundial, ele fundou a Avions H.M.D. Farman, também conhecida como Avions Farman, com seus dois irmãos mais novos: Henri e Maurice em Boulogne-Billancourt.

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
Boeing 787 Dreamliner
Boeing 787 Dreamliner

O Boeing 787 Dreamliner é uma aeronave widebody bimotor turbofan desenvolvida e fabricada pela Boeing. Sua capacidade de passageiros varia de 242 a 335 passageiros. É a aeronave mais eficiente da Boeing em termos de combustível e foi a primeira na qual foram usados compósitos como o material principal na construção de sua estrutura. O 787 foi projetado para ser 20% mais eficiente do que o Boeing 767. As características do 787 incluem seu nariz distintivo, o uso total do sistema fly-by-wire, asas curvadas, e redução de ruído dos motores. Seu cockpit é semelhante ao do Boeing 777, o que permite que pilotos qualificados operem os dois tipos de aeronave. Inicialmente, a aeronave foi designada como Boeing 7E7, até sua renomeação em janeiro de 2005. O primeiro 787 foi apresentado ao público em uma cerimônia de roll-out no dia 8 de julho de 2007, na fábrica da Boeing, em Everett. O desenvolvimento e produção do 787 envolveu uma colaboração de inúmeros fornecedores em todo o mundo. A montagem final das aeronaves acontece em Everett e em North Charleston. Originalmente planejado para entrar em serviço em maio de 2008, o projeto teve vários atrasos. O primeiro voo ocorreu em 15 de dezembro de 2009, e completou os testes de voo 2011.

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
27 de maio na aviaçãoVE Eventos atuaisVE
Foto do Bombardier CRJ700.

Mais eventos: 26 de maio27 de maio28 de maio


A aeronave envolvida no acidente, aqui aterrissando em Hong Kong em agosto de 2015.

Vídeo selecionadoVE Sabia que...VE
Créditos: Autor: Usuário da Wikipédia > MKFI Fonte: Trabalho próprio do autor

Realização de Acrobacia aérea feita pelos Midnight Hawks da Força Aérea da Finlândia em seus caças BAE Systems Hawk Mk.51, no Show Aéreo de Turku de 2015.

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
Lun KM concepção artística.

... o Ecranoplano Lun KM ou MD-160 (na imagem) é a maior aeronave de efeito solo já construída? Fontes: Jornal dos Clássicos - As fotografias inéditas do interior do Ekranoplan soviético - www.jornaldosclassicos.com, O MONSTRO DO MAR CÁSPIO: CONHEÇA O GIGANTE LUN EKRANOPLAN - blog.hangar33.com.br

... a Força Aérea Portuguesa já operou dois aviões Boeing 707 durante os anos 70, e que eles foram usados para transporte de militares, uma função que deixou de ser realizada com o fim da Guerra do Ultramar, tendo levado as aeronaves a passarem para a companhia aérea TAP? Fontes: Fotos da aeronave ao serviço da FAP, no website oficial da Força Aérea Portuguesa - www.emfa.pt, ONDE ESTÃO OS BOEING 707 DA FAP? - especialistasdaba12.blogspot.pt, Guerra Colonial Boeing 707 na Força - ultimas-curiosidades.blogspot.pt e A linha aérea imperial - www.revistamilitar.pt

... a primeira pessoa da história a falecer por causa da queda de um aeroplano foi o militar Thomas Selfridge em 17 de setembro de 1908?

... 2017 foi o ano mais seguro na história da aviação comercial? Fontes: 2017 foi o ano mais seguro da história da aviação comercial - sicnoticias.sapo.pt e 2017 was the safest year in aviation history - www.telegraph.co.uk

... Um A330 das linhas aéreas do Havaí fez uma viagem ao passado, ao sair da Nova Zelândia quando já passava da meia-noite de 1 de janeiro de 2018 e chegando ao Havaí quando ainda era manhã de 31 de dezembro de 2017? Isto se deu devido aos diferentes fusos horários no globo. Fonte: Avião levantou voo em 2018 e aterrou em 2017 - sicnoticias.sapo.pt

Categorias Colabore
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Aviação na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


Este portal faz parte dos Projeto Aviação e Projeto Aeroportos do Brasil


  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na Página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados à aviação dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione {{Portal3|Aviação}} em artigos relacionados.
  • Para colaborar mais acesse aqui.
  • Convidamos os usuários da Wikipédia e os pesquisadores que visitam o nosso portal para participar dos novos Grupos de Trabalho do projeto Aviação. Você pode participar como anônimo ou pode criar um cadastro gratuito aqui e participar da Comunidade da Wikipédia Lusófona e do Projeto Aviação.
Nossos grupos
Veja também


Portais e projetos relacionados
Aviação em outros projetos Wikimedia
Aviação no Commons Aviação no Commons
Imagens e mídia
Aviação no Wikcionário Aviação no Wikcionário
Definições
Aviação no Wikilivros Aviação no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Aviação no Wikinotícias Aviação no Wikinotícias
Notícias
Aviação no Wikiquote Aviação no Wikiquote
Citações
Aviação no Wikisource Aviação no Wikisource
Biblioteca
Aviação na Wikiversidade Aviação na Wikiversidade
Recursos de aprendizado