Portal:Conteúdo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Wikipédia:CD)
The featured content star
The featured content star

Conteúdo destacado na Wikipédia

Conteúdo destacado representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Esta página faz ligações com todos os conteúdos destacados da Wikipédia e apresenta um exemplo de cada tipo de conteúdo selecionado aleatoriamente.

Conteúdo destacado aleatório

Para ver abaixo outra seleção aleatória de conteúdos destacados, clique aqui.

Escolha dos conteúdos destacados

Você pode participar do processo de seleção dos destaques em:

Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Artigo destacado aleatório

Representação artística de um guerreiro samurai prestes a realizar o seppuku. Xilogravura Ukiyo-e do período Edo (1850–1860)
Representação artística de um guerreiro samurai prestes a realizar o seppuku. Xilogravura Ukiyo-e do período Edo (1850–1860)

Seppuku (切腹 lit. "cortar o ventre"?), vulgarmente conhecido no ocidente por haraquiri ou haraquíri (腹切 ou 腹切り?), refere-se ao ritual suicida japonês reservado à classe guerreira, principalmente samurai, em que ocorre o suicídio por esventramento. Surgiu no Japão em meados do século XII generalizando-se até 1868, quando foi oficialmente interdita a sua prática. A palavra haraquíri, embora amplamente conhecida no estrangeiro, é raramente utilizada pelos japoneses, que preferem o termo seppuku (composto pelos mesmos caracteres chineses por ordem inversa). O ritual de estripação normalmente fazia parte de uma cerimónia bastante elaborada e executada na frente de espectadores.

O método apropriado de execução consistia num corte (kiru) horizontal na zona do abdómen, abaixo do umbigo (hara), efetuado com um tantō, wakizashi ou um simples punhal, partindo do lado esquerdo e cortando-o até ao lado direito, deixando assim as vísceras expostas como forma de mostrar pureza de carácter. Finalmente, se as forças assim o permitissem, era realizado outro corte puxando a lâmina para cima, prolongando o primeiro corte ou iniciando um novo ao meio desse. Terminado o corte, o kaishakunin (介错人?) realizava a sua principal função no ritual, a decapitação.

Tratando-se de um processo extremamente lento e doloroso de suicídio, o seppuku foi utilizado como método de demonstrar a coragem, o autocontrole e a forte determinação característicos de um samurai. (leia mais...)

Lista destacada aleatória

A discografia de Lindsay Lohan, uma cantora e compositora de música pop estadunidense, compreende dois álbuns de estúdio, três trilhas sonoras, oito singles e seis vídeoclipes. Em 2003 Lohan iniciou sua carreira musical ao gravar a canção "Ultimate", lançada pela trilha sonora do filme Freaky Friday. Um ano após lançou "Drama Queen (That Girl)", seu primeiro single a ganhar um videoclipe, presente na trilha sonora do filme que protagonizou, Confessions of a Teenage Drama Queen ao lado de "A Day in the Life", "What Are You Waiting For" e o medley "Don't Move On / Living for the City / Changes". A canção produzida por Matthew Gerrard - conhecido por trabalhar em "Breakaway" de Kelly Clarkson e "Help Me" de Nick Carter" - venceu uma das categorias de melhor canção na premiação Radio Disney Music Award. Em 21 de setembro de 2004 lançou o single "Rumors", primeiro de se futuro álbum, composta pela cantora em parceria com o ex-membro do The Jackson 5, Tito Jackson, e por Cory Rooney, conhecido pelos trabalhos com Jennifer Lopez e Jessica Simpson. A canção alcançou a posição seis na Bubbling Under Hot 100 Singles, estendendo-se à posição cento e seis da Billboard Hot 100, além de dez na Australian Singles Chart, quatorze no Media Control Charts da Alemanha, vinte e três na Austria e dois na China e Taiwan.

Imagem destacada aleatória

Panorama de Alice Springs situada no Território do Norte, Austrália.

Conteúdo recentemente destacado

Artigos Imagens Listas Portais Tópicos