Portal:Monarquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao Portal da Monarquia


 ver · editar Monarquia

Monarquia é uma forma de governo em que o chefe de Estado mantém-se no cargo até a morte ou a abdicação, sendo normalmente um regime hereditário. O chefe de Estado dessa forma de governação recebe o nome de monarca (Normalmente com o título de Rei ou Rainha) e pode também muitas vezes ser o chefe do governo. A ele, o ofício real de governo, é sobretudo o de reger e coordenar a administração da nação, em vista do bem comum em harmonia social.

O monarca quase nunca deteve poderes ilimitados, como muitas vezes é pensado. Foi num período muito curto que houve monarquias absolutas. Hoje em dia a grande maioria da monarquias são monarquias constitucionais, que lhes dá quase nenhum poder de governação do seu país, que é exercido por um primeiro-ministro.

Apesar da chefia do Estado hereditária ser a característica mais comum das monarquias, existem na história inúmeros casos de monarquias electivas, tais como a do milenar Sacro Império Romano-Germânico, a República das Duas Nações (república aristocrática, precursora da ideia de Monarquia Constitucional), e os atuais Vaticano, Andorra, Camboja, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Malásia, Suazilândia, não sendo consideradas repúblicas.

 ver · editar Artigo selecionado

Um rei é um chefe de Estado, que pode ou não, dependendo do estilo de governo de uma nação, ter o exercício de poderes monárquicos sobre um território, normalmente chamado de reino. Um rei é o segundo maior título soberano, a seguir ao de imperador. O equivalente feminino do rei é a rainha, embora o termo "rainha" pode referir-se a uma monarca de seu próprio direito, a uma rainha reinante, ou à esposa de um rei, uma rainha consorte. O marido de uma rainha reinante é, por vezes, tratado como rei consorte, mas é mais comumente denominado de príncipe consorte. Um rei ou rainha pode usar uma coroa ou outros símbolos. Historicamente, o termo “rei” tem sido utilizado para os governantes dos povos e os territórios muito pequenos. Tais um rei (em sumério lugal, em semitico sharrum, em latim rex, em grego basileus, em sânscrito rajá, em alemão kuningaz) poderia ser um líder tribal ou principal, ou o tirano de uma cidade-Estado. Muitas vezes, o rei não tinha só uma função política mas, ao mesmo tempo, uma religiosa, atuando como sumo sacerdote ou divino rei.

 ver · editar Monarca selecionado

Pedro I & IV (Queluz, 12 de outubro de 1798 – Queluz, 24 de setembro de 1834) foi o primeiro Imperador do Brasil como Pedro I de 1822 até sua abdicação em 1831, e também brevemente Rei de Portugal e Algarves como Pedro IV entre março e maio de 1826. Era o quarto filho do rei João VI de Portugal e sua esposa a infanta Carlota Joaquina da Espanha, sendo assim um membro da Casa de Bragança. Pedro declarou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822 e foi aclamado como seu imperador no dia 12 de outubro, porém abdicou em 7 de abril de 1831 em favor de seu filho mais novo Pedro II e partiu para a Europa a fim de reconquistar o trono português para sua filha a rainha Maria II. Pedro acabou morrendo de tuberculose em 24 de setembro de 1834, poucos meses depois dele ter se saído vitorioso.

 ver · editar Membro da realeza selecionado

Tupoutoʻa ʻUlukalala, Príncipe Herdeiro de Tonga (Nuku'alofa, 17 de setembro de 1985) é o filho mais velho e herdeiro aparente do rei Tupou VI. Ele se tornou o Príncipe Herdeiro de Tonga em março de 2012, quando seu pai ascendeu ao trono.

Ele é casado com sua prima de segundo grau Sinaitakala Fakafanua, com quem tem quatro filhos: Príncipe Taufaʻahau Manumataongo, Princesa Halaevalu Mataʻaho, Princesa Nanasipauʻu Eliana e Príncipe Salote Mafile’o Pilolevu.

 ver · editar Imagens selecionadas
 ver · editar Sabia que
 ver · editar Consorte selecionado

Henrique Maria João André de Laborde de Monpezat (Talence, 11 de junho de 1934) é o marido da rainha Margarida II e príncipe consorte da Dinamarca desde 1972. Filho de André de Laborde de Monpezat e Renée Doursennot, nasceu na França e passou parte de sua infância no território do Vietnã. Com a rainha Margarida, Henrique teve dois filhos: Frederico, Príncipe Herdeiro, e Joaquim. O príncipe é presidente da associação Europa Nostra, que se ocupa da defesa do patrimônio arquitetônico europeu, da WWF da Dinamarca e da Cruz Vermelha dinamarquesa. Também se ocupa da produção vitícola da propriedade do casal em Caïx, na região de Cahors, na França.

 ver · editar Navegação