Discussão:Estupro

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 1 de julho de 2023 de LPCA no tópico violação e estupro

Esse artigo está parcial[editar código-fonte]

Um dos piores artigos da Wikipédia, muito mal escrito, e com "dicas" que parecem ter saído da Revista Capricho ou similares...

Esse artigo está parcial[editar código-fonte]

Possivelmente um dos piores e mais mau escritos artigos da Wikipedia Lusitana. Sem fontes, poluído, politicamente correto e incorreto ao mesmo tempo. O artigo está gerando guerras de edição em sua própria estrutura. Obséquio, se alguém dispuser de melhores argumentos com boas fontes (revisadas, preferencialmente), reescreva-o. --Bebeto maya (discussão) 01h14min de 18 de Julho de 2008 (UTC)

Código Penal de Portugal[editar código-fonte]

Então, e o código penal português?

Erro material no artigo[editar código-fonte]

Com todo o respeito, o subitem 'Estupro de homens contra homens' é um erro absurdo ante ao conceito da conjunção carnal mediante violência, grave ameaça, fraude que define o verdadeiro contexto do estupro. Conceitualmente poderia haver estupro praticado contra homens numa situação onde ele, homem, fosse obrigado a manter conjunções carnais com uma mulher mediante violência, grave ameaça, fraude. Não obstante à essa formalidade, a Lei Nº 12.015, de 7 de agosto de 2009, prevê a mesma pena do estupro para atos libidinosos que, aí sim, poderia ser aplicado num contexto violento homem x homem ou mulher x mulher. Resumindo o estupro difere do ato libidinoso e do atentado violento ao pudor por trazer consigo o risco de uma concepção indesejada, fruto de um ato violento. Nesse sentido o subitem criticado aqui só faria sentido em outras páginas, possivelmente em ato libidinoso. --177.9.162.77 (discussão) 22h53min de 18 de janeiro de 2012 (UTC)Responder

A credibilidade advém não apenas da boa argumentação, mas, sobretudo de quem escreve. Isso porque, nem sempre o leitor tem meios para questionar as premissas e fontes referenciais, aquiescendo, contudo, com a argumentação, pelo reconhecimento da credibilidade do autor. Ambos contribuem para a ignorância quando desprovidos de boa fé ou competência sobre o assunto que aborda.

Ponto de vista[editar código-fonte]

O texto me pareceu bem escrito em uma leitura rápida, talvez a redação tenha melhorado desde os primeiros comentários nesta página. Acredito que as críticas vêm do conceito de estupro e de sua aplicabilidade a homens, dentre outros fatores. Havendo disputas ideológicas, creio que uma tag mais apropriada que "parcial" deveria ser usada. Zordaz (discussão) 01h55min de 31 de março de 2015 (UTC)Responder

erro de definição: estupro não engloba ambos os sexos, mas somente a mulher[editar código-fonte]

Olá. Estupro não se refere a ambos os sexos. Violência sexual se refere a ambos os sexos. Estupro refere-se somente à mulher violentada por um homem. Crianças e homens não são estuprados, mas somente violentados sexualmente. Por isso sugiro alterar na definição inicial.

violação e estupro[editar código-fonte]

Fico contente que agora a página inclui definições para violação e estupro.


Mas como há aqui dúvidas, devia ser feita uma adequada investigação dos termos legais e dos termos de dicionário para as palavras e expressões "violação, violência sexual, assalto sexual e estupro".


Na wikipedia em inglês existem várias páginas muito completas na minha opinião:

- https://en.wikipedia.org/wiki/Rape

- https://en.wikipedia.org/wiki/Sexual_assault

- https://en.wikipedia.org/wiki/Sexual_violence


Ao passo que em português a informação continua escassa e inconsistente, e com falta de fundamentos legais nos vários paises PALOP, bem como dos socio culturais que um dicionario ou enciclopedia devem indicar:

- https://pt.wikipedia.org/wiki/Estupro

- https://pt.wikipedia.org/wiki/Agress%C3%A3o_sexual

Luís Pedro Algarvio (lpalgarvio / LPCA) (discussão) 00h28min de 1 de julho de 2023 (UTC)Responder