Portal:Billie Eilish

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao Portal Billie Eilish


 ver · editar Introdução
Billie Eilish Pirate Baird O'Connell (Los Angeles, 18 de dezembro de 2001) é uma cantora e compositora estadunidense. Ganhou popularidade em 2016, quando lançou o single de estreia "Ocean Eyes" no SoundCloud, posteriormente lançado pelas gravadoras Darkroom e Interscope Records. A canção foi escrita e produzida por seu irmão Finneas O'Connell, com quem ela colabora em músicas e shows ao vivo. Eilish é mais conhecida por seu single "Bad Guy", de 2019, que atingiu o topo da Billboard Hot 100. Ela foi indicada para seis Grammy Awards, incluindo Gravação do Ano, Álbum do Ano, Canção do Ano e Melhor Revelação. Ela é a artista mais jovem a ter sido indicada nas principais categorias do Grammy Awards.
Seu primeiro extended play, Don't Smile at Me (2017), alcançou o top 10 nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália. Eilish colaborou com o cantor estadunidense Khalid para o single "Lovely", lançado em abril de 2018 e adicionado à trilha sonora da segunda temporada de 13 Reasons Why. Seu álbum de estreia, When We All Fall Asleep, Where Do We Go? (2019), estreou no topo da Billboard 200 e alcançou o número um no Reino Unido, Canadá e Austrália. O álbum obteve quatro singles no top 40 da Billboard Hot 100: "When the Party's Over", "Bury a Friend", "Wish You Were Gay" e "Bad Guy", o último dos quais se tornou seu primeiro single número um nos Estados Unidos. Eilish tem oito singles de ouro e quatro de platina em solo estadunidense.
Leia mais...
 ver · editar Álbum selecionado
Guitar Songs é o segundo extended play (EP) da cantora e compositora estadunidense Billie Eilish. Foi lançado digitalmente em 21 de julho de 2022, pelas gravadoras Darkroom e Interscope Records. Eilish estreou a canção "TV" durante a seção europeia de sua turnê Happier Than Ever, The World Tour, em Manchester.
Em uma crítica ao The Guardian, Laura Snapes classificou a produção como quatro de cinco estrelas, dizendo que uma "mudança de perspectiva enjoativa sustenta" o EP. Jon Pareles escreveu ao The New York Times que as músicas são "modestamente dedilhadas, mas ricamente produzidas".
Leia mais...
 ver · editar Canção selecionada
"&Burn" é uma canção da cantora e compositora estadunidense Billie Eilish e do rapper estadunidense Vince Staples. Foi lançado para download digital e streaming como single em 15 de dezembro de 2017, através da Darkroom e da Interscope Records, e posteriormente foi incluído em uma reedição do EP de estreia de Eilish, Don't Smile at Me, em dezembro daquele ano. Staples e Finneas O'Connell co-escreveram a música, com o último cuidando apenas da produção. Uma faixa influenciada pelo hip hop, a música é uma versão alternativa do single "Watch" de Eilish.
A letra da música aborda Eilish deixando um relacionamento tóxico. "&Burn" recebeu críticas positivas dos críticos musicais, com muitos gostando do conteúdo lírico e da produção. A canção foi certificada com ouro nos Estados Unidos e na Austrália pela Recording Industry Association of America (RIAA) e pela Australian Recording Industry Association (ARIA), respectivamente. Foi tocada ao vivo por Eilish e Staples no Coachella Valley Music and Arts Festival em 2019.
Leia mais...
 ver · editar Imagens selecionadas
 ver · editar Artigo selecionado
A discografia de Billie Eilish, uma cantora e compositora norte-americana, consiste em dois álbum de estúdio, um álbum ao vivo, um álbum de vídeo, cinco extended plays (EPs), 34 singles e 28 videoclipes. Seu primeiro EP, Don't Smile at Me, foi lançado em agosto de 2017 e alcançou o número 14 na Billboard 200 dos EUA , o número 12 na parada UK Albums Chart e o top 10 na Bélgica, Canadá, Países Baixos, Noruega, Nova Zelândia e Suécia. Eilish lançou os singles internacionalmente "Lovely", "You Should See Me in a Crown", "When the Party's Over", "Come Out and Play", "Bury a Friend", "Wish You Were Gay", e "Bad Guy".
Seu álbum de estúdio de estreia, When We All Fall Asleep, Where Do We Go?, foi lançado em 29 de março de 2019 e alcançou o número um em vários países, incluindo EUA, Reino Unido, Austrália e Canadá. "Bad Guy" se tornou o primeiro single de Eilish a estrear no top 10 da Billboard Hot 100, chegando ao número um. Com "Bad Guy", ela se tornou a primeira artista nascida no século XXI a ter uma música número um no Hot 100, bem como a primeira a ter um álbum número um na Billboard 200. Eilish também quebrou o recorde de hits mais simultâneos na Billboard Hot 100 entre as mulheres.
Leia mais...
 ver · editar Tópicos
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Wikimedia