Discussão:Civilização asteca/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Untitled

Os astecas são ou foram uma civilização?

Scott MacLean 09:30, 12 Jun 2004 (UTC)Scott MacLean


foram pois não ezintem mais!

eu acabo de adicionar uma informação importante sobre o povo azteca, mas parece q nao foi aceita. porque?

Não foi aceita por dois motivos: Primeiro, porque você está vandalizando vários artigos.
Segundo, o conceito de zero teve sua origem em três povos distintos, sendo eles: babilônios, hindus e maias. JSSX 17:58, 17 Novembro 2006 (UTC)


Considero importante incluir a referência ao filme Apocalypto de Mel Gibson apesar de ser falado em idioma Maia e de exagerar a dimensão do sacrifício humano.

A proximidade das culturas maia e asteca permitem essa inclusão.

--Paulo Pedro 23h35min de 10 de Agosto de 2007 (UTC)

Apocalypto

Pedro, não entendo a tua ideia. Penso que o filme é sobre os maias, passado na península do Iucatan. Se fizeres referência neste artigo, isso é que irá criar confusão. Não será? MarioM 10h33min de 11 de Agosto de 2007 (UTC)

Estrutura politica asteca

Estou fazendo um trabalho escolar do curso de Turismo e preciso saber sobre ESTRUTURA POLITICA ASTECA.

Os astecas (1325 até 1521) foram uma civilização mesoamericana, pré-colombiana, que floresceu principalmente entre os séculos XIV e XVI, no território correspondente ao atual México. Na sucessão de povos mesoamericanos que deram origem a essa civilização destacam-se os toltecas, por suas conquistas civilizatórias, florescendo entre o século X e o século XII seguidos pelos chichimecas imediatamente anteriores e praticamente fundadores do Império Asteca com a queda do Império Tolteca. Os astecas foram derrotados e sua civilização destruída pelos conquistadores espanhóis, comandados por Fernando Cortez. O idioma asteca era o náhuatl.

Os astecas também podem ser chamados de mexicas (daí México). Migraram para o vale do México (ou Anahuác) no princípio do século XIII e assentaram-se, inicialmente, na maior ilha do lago de Texcoco (depois todo drenado pelos espanhóis), seguindo instruções de seus deuses para se fixarem onde vissem uma águia pousada em um cacto, devorando uma cobra. A partir dessa base formaram uma aliança com duas outras cidades


A sociedade asteca era rigidamente dividida. O grupo social dos pipiltin (nobreza) era formada pela família real, sacerdotes, chefes de grupos guerreiros — como os Jaguares e as Águias — e chefes dos calpulli. Podiam participar também alguns plebeus (macehualtin) que tivessem realizado algum ato extraordinário. Tomar chocolate quente (xocoatl) era um privilégio da nobreza. O resto da população era constituída de lavradores e artesãos. Havia, também, escravos (tlacotin). Havia, na ordem, começando do plano mais baixo: Escravos - maceualli ou calpulli (membro do clã) - artesãos e comerciantes - pochtecas (grandes comerciantes) - sacerdotes, dignitários civis e militares.