Discussão:Humberto Reis da Silveira

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 27 de janeiro de 2017 de Skartaris no tópico Teor do artigo

Teor do artigo[editar código-fonte]

Antes de me debruçar sobre o artigo referente a Humberto Reis da Silveira, gostaria de tecer algumas considerações quando ao "texto inalterado" presente no mesmo.

a) Mencionar que o mesmo foi parlamentar por 52 anos e a seguir usar a expressão "carece de fontes" é uma estultice, afinal o texto do artigo fornece, com o devido acréscimo de fontes e referências fiáveis, por certo, elementos para atestar uma vida pública tão longa. Fontes e referências devem ser agregadas ao texto de modo contínuo de modo a torná-lo consistente. (Aliás, se no início do artigo é dito que inexistem fontes que comprovam seus 52 anos de mandato, por que ao final da seção "carreira política" é dito que: "Até hoje, é detentor do recorde de deputado estadual com maior tempo de mandato ininterrupto das Américas, e é tido como um dos maiores nomes da política piauiense.)"

b) As seções "Biografia" e "Carreira política" até ficam bem separadas, mas entremeá-las com uma divisória apenas para listar sua prole e os cônjuges da mesma é algo desnecessário. Quando muito seria enciclopédico mencionar quais de seus ascendentes e/ou descendentes fez carreira política. A seção "Vida pessoal" deve, portanto, ser drasticamente enxugada.

c) Devem ser limados do artigo trechos que soam similares a uma biografia tais como dizer que "Quando ele foi eleito para seu primeiro mandato, teve que enfrentar uma viagem de dezoito dias entre sua cidade, Jaicós, e Teresina;" outro trecho que merece reflexão por sua tibieza afirma: "...quando cursava o 2º ano científico, e permaneceu no cargo pelos próximos cinquenta e dois anos consecutivos", sobretudo pela expressão "52 anos consecutivos", afinal a mesma ficaria melhor alguns parágrafos adiante.

d) O trecho que diz "Em 1964, ingressou na ARENA (...)" é efetivamente inverídico quanto a data, afinal o partido dos militares foi criado apenas em 4 de abril de 1966 de acordo com o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas. Informações quanto a datas devem ser publicadas com o máximo de exatidão.

e) Por que eliminar as ligações internas referentes aos anos de eleição? Isto é sonegação de informações!

f) O próprio acervo do TRE/PI não conteria as informações que corroboram seus 52 anos de mandato?

g) Sobre sua data de nascimento, a mesma é 18 de maio, e quanto ao ano há quem assevere que o mesmo se seu em 1918, há os que prefiram o ano de 1923, contudo o já citado José Lopes dos Santos publicou, por mais de uma vez, que o ano de nascimento de Silveira é 1925.

h) A afirmação ao todo, exerceu o cargo de deputado estadual de 1947 até 1999, ininterruptamente, embora verdadeira, não pode ser usada para substituir a descrição de cada um dos mandatos que exerceu nesse período.

i) Uma revisão de conteúdo e reexame nas fontes de pesquisa em 21/01/2017 informam que, em 1954, Humberto Silveira figurou como décimo suplente de sua coligação, não tendo sido eleito. Tal informação foi corrigida aqui.

Diante de tão resumida exposição, considerei que tal artigo deveria ser reescrito e aqui estão alguns tópicos de por qual motivo isso foi feito. Cordiais saudações a todos! Skartaris (discussão) 18h01min de 27 de janeiro de 2017 (UTC)Responder

Quadro sinótico[editar código-fonte]

Abaixo está um resumo da carreira parlamentar de Humberto Silveira, a partir do acervo da Justiça Eleitoral, conforme atualização descrita no texto acima: Skartaris (discussão) 15h04min de 25 de janeiro de 2017 (UTC)Responder

Eleito deputado estadual por dez vezes Foi eleito suplente em
1947, 1958, 1962, 1966, 1970, 1974, 1978, 1982, 1986, 1994 1950, 1954, 1990, 1998, 2002