Mobbing

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vários corvos-americanos (Corvus brachyrhynchos) praticando mobbing num bútio-de-cauda-vermelha (Buteo jamaicensis).

Mobbing é uma expressão técnica, utilizada no estudo do comportamento de animais, especialmente em ornitologia. Identifica uma postura antipredatória agressiva, quando a espécie é ameaçada [1].

No contexto das relações humanas, mobbing corresponde a uma forma de bullying[2] ou de assédio moral. A diferença é que é cometido nas relações entre adultos. As mais comuns são nas relações laborais (mobbing laboral), comerciais e de vizinhança (mobbing imobiliário).

O comportamento[editar | editar código-fonte]

Mobbing, também chamado de “Comportamento de tumulto”, é o nome dado ao comportamento onde uma presa se aproxima, incomoda ou até ataca um predador [3]. Pesquisadores que estudam mobbing podem diferenciá-lo facilmente de outros comportamentos, Curio descreveu esse comportamento como “pássaros de uma ou mais espécies se reúnem ao redor de um predador estacionário ou em movimento (animal potencialmente perigoso), mudam de local com frequência, realizam movimentos (principalmente) estereotipados das asas e/ou cauda e emitem chamados altos, geralmente com um amplo espectro de frequência e transientes” [4].

Entre as espécies, o comportamento de mobbing pode variar desde um comportamento passivo, como observar e chamar à distância, até um comportamento ativo e agressivo com contato físico com um predador. O mobbing pode se tornar altamente agressivo com algumas espécies atacando fisicamente o predador, incluindo mergulhar sobre ele, bater, morder ou picar [3].

Notas e Referências

  1. Mobbing Royal Society for Protection of Birds, UK, website
  2. vítima de “mobbing” ganha equiparação salarial[ligação inativa], Rondônia Jurídico, acessado em 29 de setembro de 2011
  3. a b Carlson, Nora V.; Griesser, Michael (1 de janeiro de 2022). Healy, Susan; Podos, Jeffrey, eds. «Chapter One - Mobbing in animals: A thorough review and proposed future directions». Academic Press: 1–41. doi:10.1016/bs.asb.2022.01.003. Consultado em 5 de junho de 2024 
  4. Curio, E. (12 de janeiro de 1978). «The Adaptive Significance of Avian Mobbing: I. Teleonomic Hypotheses and Predictions». Zeitschrift für Tierpsychologie (em inglês) (2): 175–183. ISSN 0044-3573. doi:10.1111/j.1439-0310.1978.tb00254.x. Consultado em 5 de junho de 2024 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Mobbing
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.