Portal:Áustria-Hungria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 ver · editar Artigos selecionados
Ilustração representando o assassinato do Arquiduque Francisco Fernando e de sua esposa, a Duquesa Sofia de Hohenberg.

Assassinato de Sarajevo foi o nome dado ao incidente que, em 28 de junho de 1914, vitimou o arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, e sua esposa, a duquesa Sofia de Hohenberg, em Sarajevo, capital da Bósnia. O atentado foi executado por Gavrilo Princip, membro da facção terrorista denominada Mão Negra - organização que tinha como objetivo o rompimento das províncias eslavas do sul com a Áustria-Hungria e a criação da Grande Sérvia - que teria contado com o apoio de militares sérvios. A motivação política para o assassinato era compatível com a ideologia do movimento que, mais tarde, ficaria conhecido como a Jovem Bósnia.

No comando dos conspiradores militares estava Dragutin Dimitrijević, chefe da espionagem sérvia, seu braço direito, o major Vojislav Tankosić e o espião Rade Malobabić. Tankosić armou e treinou os executores do atentado e Malobabić deu-lhes acesso aos túneis secretos utilizados pelos agentes sérvios para infiltrar espiões e armamento na Áustria-Hungria.

Todos os envolvidos no atentado que ainda estavam vivos foram presos, julgados, condenados e punidos. Aqueles que foram presos na Bósnia foram julgados em Sarajevo, em outubro de 1914. Os demais conspiradores foram submetidos a uma corte sérvia no front de Salônica - à época sob controle francês - entre 1916 e 1917, culminando com a execução dos três principais oficiais envolvidos. Muito do que se conhece sobre os assassinatos do arquiduque e de sua esposa teve origem nas informações obtidas nesses dois julgamentos.

A verdadeira responsabilidade sobre o atentado tornou-se fruto de grande controvérsia, porque o ataque levou à deflagração da Primeira Guerra Mundial, um mês depois.

Ler mais ...


 ver · editar Biografias selecionadas

Sigismund Schlomo Freud (Příbor, 6 de maio de 1856Londres, 23 de setembro de 1939), mais conhecido como Sigmund Freud, foi um médico neurologista judeu-austríaco, fundador da psicanálise. Freud nasceu em Freiburg, na época pertencente ao Império Austríaco; atualmente a localidade é denominada Příbor, na República Tcheca.

Freud iniciou seus estudos pela utilização da hipnose como método de tratamento para pacientes com histeria. Ao observar a melhoria de pacientes de Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica, não orgânica. Essa hipótese serviu de base para seus outros conceitos, como o do inconsciente. Freud também é conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesa, repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento da psicopatologia, através do diálogo entre o paciente e o psicanalista. Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana, assim como suas técnicas terapêuticas. Ele abandonou o uso de hipnose em pacientes com histeria, em favor da interpretação de sonhos e da livre associação, como fontes dos desejos do inconsciente.

Suas teorias e seu tratamento com seus pacientes foram controversos na Viena do século XIX, e continuam a ser muito debatidos hoje. Suas ideias são frequentemente discutidas e analisadas como obras de literatura e cultura geral em adição ao contínuo debate ao redor delas no uso como tratamento científico e médico.

Ler mais ...


 ver · editar Imagem selecionada
 ver · editar Sabia que?

... que uma missão de exploração austro-húngara entre 1872 e 1874 descobriu a Terra de Francisco José?

... que o lema da Áustria-Hungria até 1918 foi Indivisibiliter ac Inseparabiliter?

... que o político húngaro Miklós Horthy foi um oficial naval austro-húngaro importante durante a Primeira Guerra Mundial?

... que a Áustria-Hungria teve um pequeno território concessional em Tianjin, China? Alguns edifícios continuam ali desde esta época, e segundo os especialistas são os únicos edifícios do Império fora da Europa que ainda existem?

... que a Aliança Dual foi um acordo selado por um tratado em 1879 entre o Império Alemão e a Áustria-Hungria? O Reino da Itália aderirá à aliança em 1882, formando, assim, a Tríplice Aliança?


 ver · editar Categorias
 ver · editar Tema


História
ver    
Evolução territorial do domínio austríaco dos Habsburgos entre 1282 e 1918.

Cronologia do Império Austro-Húngaro :

Gênese (1867-1868):
Batalha de Königgrätz - Compromisso austro-húngaro de 1867 - Marinha austro-húngara
Desenvolvimento:
Evolução territorial - Liga dos Três Imperadores - Tratado de Berlim - Aliança Dual - Tríplice Aliança - Aliança das Oito Nações
Queda (1918-1920):
Primeira Guerra Mundial (Potências Centrais, Tríplice Aliança) - Campanha Sérvia - Frente Oriental - Campanha Italiana - Armistício de Villa Giusti - Tratado de Saint-Germain-en-Laye - Tratado de Trianon


Política
ver    


Artes e cultura
ver    

Artistas famosos e personalidades austro-húngaras:

Geografia
ver    

Império Austríaco (Cisleitânia): 1. Boêmia, 2. Bucovina, 3. Caríntia, 4. Carniola, 5. Dalmácia, 6. Galícia, 7. Kustenland, 8. Baixa Áustria, 9. Morávia, 10. Salzburgo, 11. Silesia, 12. Estíria, 13. Tirol, 14. Alta Áustria, 15. Vorarlberg; Reino da Hungria (Transleitânia): 16. Hungria, 17. Croácia e Eslavônia; 18. Bósnia e Herzegovina

Demografia
ver    
Demografia da Áustria-Hungria:

Alemães: 24%; Húngaros: 20% Tchecos: 13%; Polacos: 10%; Russianos: 8%; Romenos: 6%; Croatas: 5%; Eslovacos: 4%; Sérvios: 4%; Eslovenos: 3% Italianos: 3%

 ver · editar Portais relacionados


Purgar cache do servidor