Portal:Cultura da Internet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Cultura da Internet

A cultura da Internet, ou cibercultura, é uma cultura que descreve as muitas manifestações do uso da rede de computadores para comunicação, entretenimento, negócios e recreação. Alguns recursos da cultura da Internet incluem comunidades online, jogos, mídias sociais e muito mais, bem como tópicos relacionados à identidade e privacidade. Devido ao uso e adoção em grande escala da Internet, os impactos da cultura da Internet na sociedade e nas culturas não digitais foram generalizados. Além disso, devido à natureza abrangente da Internet e da cultura da Internet, diferentes facetas da cultura da Internet são frequentemente estudadas individualmente, em vez de holisticamente, como mídia social, jogos, comunidades específicas e muito mais. (leia mais...)

 ver · editar Artigos selecionados

Selfie é uma fotografia, geralmente digital, que uma pessoa tira de si mesma (autorretrato). As selfies que envolvem várias pessoas fotografadas são conhecidas como "selfies em (ou de) grupo". A palavra vem da adição ao substantivo self (em inglês "eu", "a própria pessoa") do sufixo -ie ("-inho(a)"), resultando "euzinho(a)". Foi considerada a palavra internacional do ano de 2013 pelo Oxford English Dictionary.

O inventor do autorretrato acredita-se ter sido o alemão Robert Cornelius, em 1839. No entanto, a palavra selfie só passou a ser utilizada com esse sentido no ano de 2002, num fórum on-line australiano. As redes sociais ajudaram posteriormente a popularizar o termo, com a etiqueta selfie aparecendo de forma recorrente em partilha de fotografias através do Flickr a partir de 2004. O seu uso, no entanto só tomou verdadeira expressão a partir de 2012, quando a palavra se tornou comum nas plataformas principais da mídia. De acordo com um estudo realizado pela empresa de tecnologias espanhola Energy Sistem, as mulheres tiram, em média, 12 selfies a mais por dia do que os homens. (leia mais...)

 ver · editar Memes selecionados

O ovo do Instagram é uma foto de um ovo postada na plataforma de mídia social Instagram, notável por se tornar um fenômeno global e um meme da internet em poucos dias após sua criação. Tem 54,6 milhões de curtidas, tornando-se tanto a postagem no Instagram mais curtida quanto a postagem online mais curtida em qualquer site da história. O proprietário da conta foi revelado ser Chris Godfrey, um criativo de publicidade, que mais tarde trabalhou com seus dois amigos Alissa Khan-Whelan e CJ Brown em um comercial do Hulu apresentando o ovo, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a saúde mental.

A foto foi originalmente tirada por Serghei Platonov, que a postou no Shutterstock em 23 de junho de 2015 com o título "ovos isolados no fundo branco". (leia mais...)

 ver · editar Sabia que...
 ver · editar Celebridades selecionadas

Felipe Neto Rodrigues Vieira (Rio de Janeiro, 21 de janeiro de 1988) mais conhecido por Felipe Neto, é um youtuber, empresário, ator, comediante, escritor e filantropo luso-brasileiro. É conhecido por ter um dos maiores canais brasileiros do YouTube, com 41 milhões de inscritos e mais de doze bilhões de visualizações acumuladas. Seu sucesso inicial se deu mostrando, nos seus vídeos, sua opinião sobre celebridades, atividades do cotidiano e filmes, geralmente com tom fortemente crítico e/ou cômico, sendo o primeiro a conquistar 1 milhão de inscritos no Brasil.

Em 2019, tornou-se o segundo youtuber mais assistido do mundo. Em dezembro de 2019, entrou no ranking do instituto QualiBest como um dos maiores influenciadores digitais do Brasil. Em 2020, foi incluído na tradicional lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, organizada pela revista norte-americana Time. (leia mais...)

 ver · editar Sites selecionados

4chan é um website de imageboard em inglês. Lançado em 1 de outubro de 2003, o site foi criado baseando-se em imageboards japoneses, especificamente o 2chan. Os primeiros sub-fóruns do 4chan eram originalmente usados para a postagem de imagens e discussões sobre mangás e animes. O site rapidamente se tornou popular e foi expandido, e agora possui sub-fóruns dedicados a uma grande variedade de tópicos de assuntos, desde anime e mangá até jogos eletrônicos, música, literatura, política e esportes.

O site foi vinculado a subculturas e ativismo da Internet, mais notavelmente o Anonymous, a direita alternativa e o Projeto Chanology. Os usuários do 4chan também foram responsáveis pela formação e popularização dos memes da Internet. (leia mais...)

 ver · editar Categorias
 ver · editar Portais relacionados

Purgar cache do servidor