Portal:Flora de Portugal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Portal Flora de Portugal


A Flora de Portugal, conforme a Checklist da Flora de Portugal, que tratou da inventariação da flora vascular de Portugal Continental e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, compreende 3995 taxa. Em termos de distribuição geográfica 3314 ocorrem em Portugal Continental, 1006 no Arquipélago dos Açores e 1233 no Arquipélago da Madeira. Parte dos taxa existentes são autóctones, outros são endémicos, existindo ainda taxa exóticas. Parte deles tem protecção legal que deriva da Diretiva Habitats, da Convenção sobre a Vida Selvagem e os Habitats Naturais na Europa e também de legislação portuguesa.

 ver · editar Artigo seleccionado


Reserva Florestal dos Mistérios de São João
A Reserva Florestal de Recreio do Mistério de São João é um parque florestal português que se localiza na freguesia de São João, concelho das Lajes do Pico.

Este parque florestal apresenta-se dotado por apreciáveis dimensões e com zonas arborizadas onde é possível observar várias espécies vegetais endémicas, tais como a Faia-da-Terra (Myrica faya) por entre outras introduzidas como é o caso do Pinheiro-bravo (Pinus pinaster), que aqui atingem uma altura digna de nota, ou o Incenso (Pittosporum undulatum), que na Primavera enche a atmosfera com o seu doce odor.

 ver · editar Sabia que ... ?


 ver · editar Personalidades


D. António Xavier Pereira Coutinho (Lisboa, Santo Estêvão, 11 de Junho de 1851 — Alcabideche, 27 de Março de 1939) foi um engenheiro agrónomo e professor universitário português que se destacou como botânico e fitossistemata. Formou-se como Engenheiro agrónomo pela Escola Politécnica de Lisboa. Leccionou primeiramente no Instituto Geral de Agricultura (futuro Instituto Superior de Agronomia) e depois, até à sua aposentação em 1921, na Escola Politécnica, a partir de 1911 Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. António Xavier Pereira Coutinho foi um taxonomista de renome, autor de Flora de Portugal (Plantas Vasculares): Disposta em Chaves Dicotómicas (1.ª ed. Lisboa: Aillaud, 1913; 2.ª ed. Lisboa: Bertrand, 1939) e de inúmeros outros trabalhos de Botânica e Silvicultura. Entre as suas primeiras obras publicadas, destaque-se A Silvicultura no Distrito de Bragança (Lisboa: Viúva Sousa Neves, 1882) e o Curso de Silvicultura : Esboço de uma Flora Lenhosa Portuguesa (Lisboa : Academia Real das Ciências, 1887; 2.ª ed. actualizada Lisboa: Direcção-Geral dos Serviços Florestais, 1936). Foi também um grande especialista da filoxera, tendo integrado em 1878 uma comissão de estudo daquela doença da vinha e publicado, entre outras, a obra Tratado Elementar da Cultura da Vinha : Cepas Europeias e Cepas Americanas, Grangeios, Doenças da Videira (Lisboa: Liv. José António Rodrigues, 1903).

 ver · editar Efemérides
 ver · editar Categorias


Para mostrar as categorias, clique no triângulo:

 ver · editar Imagem em destaque


Echium candicans
Massaroco (Massaroco), endémica da Ilha da Madeira.
Autor: Velela

Massaroco é o nome comum dado a duas espécies de plantas do género Echium, pertencente à família Boraginaceae, endémicas do arquipélago da Madeira: Echium candicans L.f. e Echium nervosum Dryand. Apesar da semelhança óbvia entre as duas espécies, são relativamente simples de distinguir pelo olhar mais atento, devido a uma série de características como o tamanho e cor da inflorescência e respectivas flores e, em especial, ao seu habitat.

 ver · editar Taxa
 ver · editar Tarefas que pode fazer



Tarefas a serem realizadas:
 ver · editar Projectos Wikimedia